AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
As doenças dos ossos são condições médicas que comprometem o sistema esquelético1 do corpo humano2. Essas doenças podem afetar os ossos de várias maneiras, incluindo sua estrutura, densidade, resistência e função.
[Mais...]
As mioclonias são contrações musculares raras, súbitas, localizadas e involuntárias que podem ocorrer em várias partes do corpo. Elas são devidas à contração rápida e breve de um músculo ou grupo de músculos1. Podem variar em intensidade e frequência e a causa subjacente pode determinar se elas são um sintoma2 benigno ou indicativas de um problema médico mais sério.
[Mais...]
Hipercinesias1 são movimentos anormais involuntários e excessivos, devidos a lesões2 ou disfunções que comprometem o sistema motor, especialmente os gânglios3 da base. As síndromes hipercinéticas são um grupo de distúrbios neurológicos caracterizados por tais movimentos. Esses movimentos podem ser rápidos, repetitivos e aparentemente sem propósito e não podem ser voluntariamente controlados pelos pacientes.
[Mais...]
As síndromes disabsortivas são um grupo de condições médicas em que há uma absorção inadequada de nutrientes no trato gastrointestinal. Isso significa que o sistema digestivo1 não é capaz de absorver adequadamente um ou mais nutrientes dos alimentos que uma pessoa consome. Essas síndromes podem afetar a absorção de macronutrientes2, como proteínas3, carboidratos ou gorduras, e/ou de micronutrientes4, como vitaminas ou sais minerais, provocando excreção fecal excessiva, deficiências nutricionais e sintomas5 gastrointestinais.
[Mais...]
A coreia de Sydenham1, também conhecida como coreia de São Vito ou dança de São Vito, é uma condição médica rara que afeta principalmente crianças e adolescentes, mais frequente em meninas que em meninos. Ela é considerada uma manifestação neurológica tardia da febre reumática2, que é uma complicação incomum de infecções3 por estreptococos do grupo A, como a faringite4 estreptocócica.
[Mais...]
Extravasamento de líquidos para os tecidos é a fuga de fluido a partir de um vaso sanguíneo para o espaço extravascular1 entre as células2 (interstício3). O extravasamento normal de líquidos pelos capilares4 é um processo fisiológico5 que ocorre nos tecidos do corpo humano6 e de outros organismos. Ele é uma parte importante da circulação7 sanguínea, pois permite que nutrientes, oxigênio e outras substâncias essenciais sejam fornecidas aos tecidos, enquanto produtos de resíduos e o dióxido de carbono são removidos. No entanto, pode haver situações em que isso ocorre de maneira patológica.
[Mais...]
Em medicina e psicologia, sinestesia é uma condição neurológica em que a estimulação de um sentido desencadeia uma percepção automática em outro sentido. (Não confundir com cinestesia, termo relacionado com a percepção corporal por meio da ação dos músculos1). Em outras palavras, uma pessoa com sinestesia pode experimentar uma mistura de sensações, como associar cores a letras ou números, ver sons ou sentir o gosto de palavras.
[Mais...]
O lumbago, também chamado de lombalgia1 ou dor lombar, é um termo utilizado para descrever uma dor aguda ou crônica na região lombar2, decorrente de alguma anormalidade nessa região. A região lombar2 é uma complexa estrutura constituída por cinco vértebras, entre as quais localizam-se discos de fibrocartilagem3 que impedem que elas encostem umas nas outras. Nos espaços entre as vértebras emergem as raízes nervosas4, por isso essa estrutura é muito sujeita a patologias, quase sempre dolorosas.
[Mais...]
A síndrome1 de extravasamento capilar2 sistêmico3, também chamada de doença de Clarkson, é uma condição médica extremamente rara e grave, caracterizada por episódios de extravasamento para fora dos vasos sanguíneos4 de fluidos e proteínas5, que passam a se acumular no espaço intersticial6. A síndrome1 de extravasamento capilar2 é uma doença multifacetada e potencialmente letal que tem sido cada vez mais reconhecida.
[Mais...]
A síndrome1 da ardência bucal, também conhecida como boca2 ardente ou glossodinia, é uma condição crônica caracterizada por uma sensação de queimação, dor ou formigamento na boca2, especialmente na língua3, lábios e mucosa4 bucal, sem que se possa encontrar qualquer lesão5 aparente nem definir uma causa específica, localizada ou sistêmica. Essa sensação pode persistir por semanas, meses ou até mesmo anos.
[Mais...]
A Bartonelose, por vezes chamada de doença de arranhadura de gato, é uma doença zoonótica (transmissão entre animais e seres humanos) infectocontagiosa1 que afeta cães, gatos e outros felinos sujeitos à infestação2 por pulgas, e que pode ser transmitida a humanos.
[Mais...]
A babesiose afeta principalmente animais, incluindo bovinos, ovinos, equinos, cães e outros mamíferos, mas também pode afetar seres humanos. A babesiose humana é uma doença infecciosa causada por protozoários1 intraeritrocíticos do gênero babesia. No Brasil, a doença é rara, mas atualmente vem aumentando em frequência e alcance geográfico.
[Mais...]
As pulgas são conhecidas por causar irritação e coceira na pele1 dos animais e dos humanos. As picadas de pulgas podem levar a uma reação alérgica2 em algumas pessoas, resultando em lesões3 cutâneas4 mais graves, como erupções cutâneas4 e dermatite5. Esses parasitas são altamente prolíficos e se reproduzem rapidamente.
[Mais...]
Da imunossupressão1 deve ser diferenciada a imunodepressão. Ambos são termos relacionados ao sistema imunológico2, mas se referem a fenômenos diferentes. A imunossupressão1 é a redução intencional da resposta imunológica do organismo, feita com objetivos terapêuticos. Por outro lado, a imunodepressão é a diminuição da capacidade natural do sistema imunológico2 causada por fatores como doenças, desnutrição3 ou efeito colateral4 de medicamentos.
[Mais...]
A granulomatose de Wegener, ou granulomatose com poliangeíte, é uma rara vasculite1 sistêmica necrotizante autoimune2 que causa inflamação3 e granulomas4 que danificam os vasos sanguíneos5 de pequeno e médio calibres (arterite), especialmente nos rins6, pulmões7 e nas vias respiratórias superiores.
[Mais...]
A colite1 fulminante é a forma mais grave de colite1. É uma condição inflamatória que atinge a mucosa2 de todo o intestino grosso3, levando a sintomas4 graves com risco de vida. A colite1 se desenvolve a partir de qualquer tipo de condição inflamatória intestinal, aguda ou crônica, embora seja mais comumente uma evolução grave da colite1 ulcerativa.
[Mais...]
Nódulos mamários são pequenos caroços ou protuberâncias que se desenvolvem no tecido1 mamário, de textura muito diferente de todo o tecido1 ao redor, podendo ter conteúdo líquido (cístico) ou sólido. Eles podem ser benignos (na maioria dos casos) ou malignos, e geralmente são descobertos durante o autoexame das mamas2 ou em uma mamografia3.
[Mais...]
A síndrome paraneoplásica1 é uma doença rara, constituída por um conjunto de sinais2 e sintomas3 que precedem ou que ocorrem simultaneamente com a presença de uma neoplasia4 no organismo. Esses sintomas3 não estão relacionados diretamente com a invasão, obstrução ou efeitos metastáticos do tumor5. Ou seja, as células6 malignas não causam diretamente sintomas3 relacionados ao tumor5 original ou à metástase7, mas eles são devidos a substâncias produzidas pelo próprio tumor5 ou pelo sistema imunológico8 em resposta ao tumor5.
[Mais...]
A gliose, por vezes chamada também de microangiopatia cerebral, é uma doença vascular1 causada por obstruções nos pequenos vasos sanguíneos2 cerebrais. Embora frequentemente os dois termos sejam usados de maneira intercambiável, cada um deles se refere a uma situação diferente.
[Mais...]
A taquicardia1 sinusal inapropriada (TSI) é um tipo de arritmia2 cardíaca incluída dentro da categoria de taquicardias supraventriculares, condições em que o coração3 bate mais rápido do que o normal em repouso, sem uma causa aparente ou mediante estímulos mínimos. Essa taquicardia1 é chamada de "inapropriada" porque a frequência cardíaca não guarda relação ou proporção com nenhum estímulo físico ou emocional específico.
[Mais...]
O ritmo cardíaco normal é comandado pelo nódulo1 (ou nó) sinoatrial, uma pequena estrutura localizada na parte superior do átrio direito2. A taquicardia3 sinusal é um ritmo cardíaco irregular que parte do nó sinoatrial4, fazendo o coração5 bater mais rápido que o normal, e que resulta em aumento do débito cardíaco6. É considerada um tipo de arritmia7 cardíaca benigna e é geralmente associada a condições fisiológicas8, quando são feitas ao coração5 exigências maiores que as normais.
[Mais...]
A febre1 hemorrágica2 brasileira (FHB) é uma doença viral grave, muito rara, que causa febre1 alta, hemorragias3 intensas, insuficiência renal4, choque5 e morte. O vírus6 da FHB afeta roedores silvestres, principalmente em áreas tropicais e subtropicais do Brasil e, excepcionalmente, seres humanos. Apenas 5 casos de febre1 hemorrágica2 brasileira constam na literatura desde a década de 1990 (primeiro caso) até 2020.
[Mais...]
O glioma é um tipo de tumor1 cerebral que surge das células gliais2, que são células3 dos tecidos que sustentam e nutrem os neurônios4 do cérebro5. Os gliomas podem ocorrer em qualquer parte do cérebro5 e inclusive junto à medula espinhal6 e aos nervos periféricos. Eles respondem por cerca de 30% de todos os tumores do sistema nervoso central7 e por 80% dos tumores malignos iniciados no cérebro5.
[Mais...]
A esferocitose hereditária é uma condição genética rara, caracterizada por alterações na membrana das hemácias1, fazendo com que essas células2 adquiram uma forma esférica, em vez de manterem sua forma discoide normal. Com isso, elas ficam também mais vulneráveis à destruição pelo baço3 e por isso a esferocitose hereditária é considerada uma anemia hemolítica4.
[Mais...]
As cardiomiopatias são doenças primárias do músculo cardíaco1 (miocárdio2), isto é, não decorrentes de nenhuma outra alteração cardíaca. Elas são condições em que o coração3 não consegue bombear eficientemente o sangue4. As cardiomiopatias dividem-se em 3 tipos principais de acordo com as características fisiopatológicas, havendo outras de menor importância: (1) cardiomiopatias dilatadas, (2) cardiomiopatias hipertróficas e (3) cardiomiopatias restritivas.
[Mais...]
|