Principais doenças dos idosos
O que são pessoas idosas?
As pessoas idosas são aquelas que atingiram a idade avançada ou maturidade, geralmente considerada a partir dos 60 anos de idade. Na maioria das sociedades, essa fase é marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais, bem como recebe algumas regras especiais.
As doenças das pessoas idosas podem variar amplamente e muitas vezes exigirão atenção médica especializada. A fisiologia1 e o adoecer das pessoas idosas, tal como das crianças, difere bastante do que se observa no adulto médio e por isso os idosos carecem de atenção especial e especializada.
Algumas das principais mudanças fisiológicas2 que ocorrem nos idosos incluem:
- Declínio da função imune, o que pode levar a um aumento do risco de doenças infecciosas.
- Declínio da função renal3 e maior probabilidade de insuficiência renal4.
- Alterações no sistema nervoso5, com diminuição da capacidade de reação e da habilidade de processar informações rapidamente, além de afetação da memória e do humor.
- Alterações na estrutura óssea, com perda de massa óssea e aumento do risco de fraturas.
- Alteração cardiovascular, com diminuição da capacidade do coração6 para bombear sangue7 e uma diminuição na elasticidade8 das artérias9, o que pode levar a problemas como hipertensão arterial10 e doença arterial coronariana.
Além dessas, há também diminuição da massa muscular e alterações da pele11 e da visão12.
Todas essas alterações fisiológicas2 são influenciadas por fatores genéticos, pelo estilo de vida e pelo ambiente das pessoas. Cada pessoa envelhece de maneira única: algumas pessoas podem envelhecer mais rapidamente, enquanto outras podem manter-se vigorosas e hígidas por muitos anos.
Saiba mais sobre "O processo de envelhecimento", "O que é Gerontologia13 e Geriatria" e "Principais síndromes geriátricas".
Quais são as principais doenças dos idosos?
Praticamente todas as doenças podem afetar as pessoas em qualquer idade, mas algumas doenças são marcadamente predominantes nos idosos e só ocorrem mais raramente em pessoas de menor idade. Assim, pode-se dizer que certas doenças são “típicas” dos idosos. São elas:
Doenças cardiovasculares14
As doenças cardiovasculares14 mais comuns nos idosos são:
- A arteriosclerose15, uma forma de endurecimento e estreitamento das artérias9.
- A angina16 do peito17, caracterizada por uma forte dor no peito17 sempre que se exige mais do coração6 em esforços físicos, emoções fortes ou baixas temperaturas.
- Infarto do miocárdio18, no qual o fluxo de sangue7 no músculo cardíaco19 é interrompido por um período prolongado, danificando-o ou causando a morte do tecido20.
- Insuficiência cardíaca21, em que o coração6 não consegue bombear o sangue7 de maneira suficiente para o organismo.
- Arritmias22, em que o coração6 sai de seu ritmo normal de batimentos e a pessoa passa a ter a sensação de batimentos cardíacos mais fortes e acelerados.
- Cardiomiopatia, uma condição em que o músculo cardíaco19 fica inchado e inflamado, tornando-se enfraquecido.
- Doença arterial periférica, uma condição em que as artérias9 que levam sangue7 para os membros inferiores ficam estreitadas e endurecidas, dificultando a chegada de sangue7 até essas regiões periféricas.
- Endocardite23, uma infecção24 por bactéria25, fungo26 ou vírus27 do músculo interno que reveste o coração6 (endocárdio28).
Diabetes29
O diabetes tipo 230 é comum em idosos e quando não controlado pode levar a complicações como cegueira, amputação31 de membros e doenças cardíacas. Ele é caracterizado pelo excesso crônico32 de açúcar33 no sangue7, devido a um fenômeno chamado resistência à insulina34, que representa uma dificuldade da glicose35 de penetrar nas células36, acumulando-se no sangue7.
Demência37
A demência37 é uma condição que incide em muitos, mas não em todos os idosos. Ela afeta várias funções cerebrais. A demência37 não é uma doença específica, mas um termo que se refere a um conjunto de doenças e sintomas38 que interferem negativamente no raciocínio, na linguagem e na memória, tornando-os deficitários. Ela implica na perda ou redução progressiva das capacidades cognitivas de forma parcial ou completa, a ponto de provocar uma perda de autonomia do indivíduo.
As demências mais típicas e importantes são as degenerativas39, próprias de pessoas idosas. A doença de Alzheimer40 é a forma mais comum de demência37 em idosos.
Câncer41
O câncer41 é uma das doenças que pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em idosos. Ele acontece quando as células36 de um órgão ou tecido20 começam a se dividir e multiplicar desordenadamente, formando um tumor42. Essas células36 anômalas podem se espalhar pelo organismo e se multiplicarem em outros locais que não aqueles onde originalmente começaram a aparecer. Os tipos mais comuns de câncer41 em idosos incluem o câncer41 de pulmão43, de próstata44 e de mama45.
Doenças respiratórias
As doenças respiratórias afetam primariamente os pulmões46. As principais doenças respiratórias dos idosos são:
- A asma47, uma doença inflamatória das vias respiratórias.
- A bronquite crônica, uma infecção24 ou inflamação48 dos brônquios49.
- A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), que se refere a um conjunto de doenças pulmonares obstrutivas crônicas.
- A pneumonia50, uma infecção24 dos pulmões46.
- O enfisema51 pulmonar, uma doença crônica que se caracteriza por uma destruição dos alvéolos52 e diminuição da capacidade de troca de gases, causando falta de ar e fadiga53. Muito comum em fumantes.
Doenças osteoarticulares
As doenças osteoarticulares, como a artrite54 e a osteoporose55, são comuns em idosos e podem levar à dor, perda de mobilidade e a uma maior susceptibilidades às fraturas.
Doenças do trato urinário56
As infecções57 do trato urinário56 são bastante comuns em idosos, principalmente em mulheres, e podem levar à incontinência urinária58 e a complicações graves, se não forem tratadas adequadamente.
Doenças oculares
As doenças oculares como a miopia59, a catarata60 e a degeneração61 da retina62 são comuns em idosos, fazendo com que tenham que usar óculos, passar por cirurgias ou se submeterem a tratamentos endo-oculares.
Doenças da pele11
As doenças da pele11, como o eczema63 e o herpes-zóster, são comuns em idosos. A pele11 do idoso se torna muito fina, em razão da perda de tecido subcutâneo64, podendo “rasgar” com facilidade.
Doença de Parkinson65
A doença de Parkinson65 é uma condição degenerativa66 neurológica que afeta a movimentação e pode levar a tremores, rigidez muscular, dificuldade em andar e resultar em um quadro demencial.
Insuficiência renal4
A insuficiência renal4 é uma condição em que os rins67 não conseguem filtrar adequadamente os resíduos do sangue7. Isso pode levar a complicações graves como o aumento da pressão arterial68 e a anemia69.
Outras doenças que podem afetar os idosos incluem:
- Doenças da tireoide70
- Doenças hepáticas71
- Doenças inflamatórias intestinais
- Doenças do sono
É importante que os idosos tenham acesso a cuidados de saúde72 de qualidade e tratamento adequado para gerenciar suas doenças e condições de saúde72.
Leia sobre "Envelhecimento cerebral normal ou patológico", "Geriatria - De quem ela cuida" e "Envelhecimento saudável".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente do site do Ministério da Saúde.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.