Atalho: 5TFN12A
Gostou do artigo? Compartilhe!

Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é dermatite1 atópica (DA)?

Também conhecida como eczema2 atópico, é uma doença da pele3 que atinge principalmente crianças e tende a piorar nos meses do inverno. Pode ocorrer em qualquer idade, mas surge com mais freqüência na infância, atingindo 5 a 10% das crianças.

É uma inflamação4 da pele3 de origem hereditária, cuja causa exata é desconhecida. Não é uma doença contagiosa5.

 

O que sente uma criança com dermatite1 atópica?

  • Coceira
  • Irritação
  • Lesões6 de pele3

A coceira e a irritação deixam as crianças mais sensíveis e vulneráveis a adquirir outros tipos de infecção7 através da pele3, prejudicando o seu desenvolvimento físico e psicológico. Além de poder atrapalhar o sono e o rendimento escolar.

A coceira pode começar antes mesmo das lesões6 cutâneas8 se manifestarem. O ato de coçar as lesões6 precisa ser abandonado, já que quanto mais o paciente se coça, mais mediadores inflamatórios são liberados e, com isso, mais prurido9, formando um ciclo vicioso. Além de escoriar a pele3, predispondo a infecções10 secundárias.

 

Quais os fatores desencadeantes?

Pode ser desencadeada por:

  • Banhos quentes longos
  • Clima seco que acentua o ressecamento da pele3, tornando-a mais vulnerável ao aparecimento das lesões6 - com isso, substâncias irritantes do meio ambiente, como poeira, produtos de limpeza, fungos e bactérias penetram mais facilmente, causando vermelhidão e coceira intensas
  • Estresse – que pode desencadear períodos de piora e não deve ser menosprezado
  • Maior permanência em ambientes fechados
  • Certos tipos de alimentos. Se você acha que algum alimento em particular agrava as lesões6 na pele3, retire-o da dieta por algumas semanas. Se a lesão11 melhorar com a retirada e voltar quando você reintroduzir o alimento, considere a possibilidade da retirada permanente deste alimento das suas refeições. Mas não elimine um grupo alimentar inteiro sem consultar antes o seu médico.

 

Em que local as lesões6 são mais comuns?

Em crianças, as lesões6 são mais comuns nas bochechas, nos braços e nas pernas.

Nos adultos, ocorrem em regiões de dobras - atrás dos joelhos e cotovelos, nas mãos12 e nos pés (entre os dedos) e no pescoço13.

A pele3 destes locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.

 

Ela pode estar associada a outras doenças?

A DA pode estar associada a doenças respiratórias, como a rinite14 e a asma15, que também tendem a piorar no inverno.

 

Como é o tratamento?

Como toda alergia16, a DA não tem cura, mas o controle dos fatores desencadeantes e o tratamento adequado com corticóides tópicos, cremes hidratantes, sabonetes especiais e antialérgicos podem controlar o prurido9, combater o ressecamento, reduzir a inflamação4 e até inibir o reaparecimento dos sintomas17.

Em caso de infecção7 secundária, devem ser usados antibióticos.

As medicações antialérgicas ajudam a reduzir e controlar a coceira. Os casos mais graves podem necessitar de medicações mais potentes, por via oral, para o seu controle. O tratamento da dermatite1 atópica deve sempre ser conduzido por um médico dermatologista, pediatra ou clínico geral.

 

Quais os cuidados que devo ter para evitar a dermatite1 atópica?

Medidas gerais de cuidado com a pele3 que podem reduzir o aparecimento dos sintomas17 da doença:

  • A água do banho deve ser morna, com temperatura mais para fria. E o tempo de permanência na água não deve ser longo
  • Logo após o banho, com a pele3 ainda úmida, deve-se usar um creme hidratante em todo o corpo para evitar o ressecamento da pele3
  • Dê preferência para o uso de sabonetes e hidratantes neutros
  • Não use buchas, nem esfoliantes para a pele3
  • Evite roupas de tecido18 sintético
  • Mantenha a casa arejada e livre da poeira
  • Caso tome mais de um banho por dia, o sabonete deve ser usado apenas em um deles
ABCMED, 2009. Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/pele-saudavel/39063/dermatite-atopica-ou-eczema-atopico-o-que-e.htm>. Acesso em: 20 out. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
2 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
5 Contagiosa: 1. Que é transmitida por contato ou contágio. 2. Que constitui veículo para o contágio. 3. Que se transmite pela intensidade, pela influência, etc.; contagiante.
6 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
7 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
9 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
10 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
11 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
12 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
13 Pescoço:
14 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
15 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
16 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
17 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
18 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Alergia e Imunologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

26/05/2014 - Comentário feito por vanessa
Eu tive uma reação alérgic...
Eu tive uma reação alérgica nos lábios e nas mãos tomei antiálergicos,depois que passou o efeito do medicamento voltou novamente e agora vem no corpo todo coceira e puridos fortes e depois fica super dolorido o local da coceira

13/05/2014 - Comentário feito por Carlos
Eu tneho eczema ja há 4 anos e ha 1 anos...
Eu tneho eczema ja há 4 anos e ha 1 anos que deixei de beber leite. Sim leite : ) nao vou estar aqui a explicar porque demorava imenso tempo. É melhor pesquisar voce. Fiquei aliviadissimo do eczema, aconselho a nao beber leite, e fazer teste de alergias. Bjs.

26/01/2014 - Comentário feito por Fabiana
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Minha filha tem 2 anos e meio, e desde os 06 tem DA em agosto de 2013 começou o seguinte tratamento, faz uso do PROBIATOP - Laboratório Novartis uma vez ao dia, banho morno mais pra frio, com a pele ainda úmida o uso do hidratante Fisiogel, o sabonete usado no banho Cetrilan e em caso de assadura também o uso da pomada Cetrilan, não toma suco de uva não come chocolate e nem salsicha , a limpeza da casa é diária devido a poeira, e quando exposta ao sol fazer uso de protetor solar eu passo nela o Natura Baby, usar roupas de algodão e evitar sempre que possível alimentos industrializados . O resultado tem sido muito positivo não teve mais crises , acontece as vezes da pele ficar um pouco irritada, mas passa logo sem necessidade de usar medicamento. Estou muito feliz, pois agora sem crises ela já ganhou peso está frequentado a escola e tendo uma vida com mais qualidade.

02/10/2013 - Comentário feito por ELISARB
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Olá sou uma mãe desesperada pois não sei mais o que fazer. tenho uma filha hoje com 15 anos e desde os 3 anos venho lutando para que ela melhore dessa dermatite mas sem sucesso algum. nela é muito agressiva e já tomou parte do corpo dela principalmente nas pernas, braços e seios. já fui em vários médicos particulares e públicos e nada do que ela toma ou usa surti efeito, me ajudem por favor. moro no sul da bahia mas, descobrir um hospital de Especialidades Pediátricas em Brasília-DF será que devo leva-la lá?

26/08/2013 - Comentário feito por Fabiana
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
Minha filha foi diagnostica como uma cça atopica a primeira crise foi aos 6 meses de vida, hoje com 2 anoos começou o tratamento com o uso de um medicamento chamado PROBIATOP - Laboratorio INVICTUS . O resultado tem sido positivo, ela saiu da crise que ja durava 6 meses, melhorou a alimentaçao, os probremas respiratorios, e teve um ganho de peso rasoalvel, pois em funçao das crises constantes ficou 1 ano pesando entre 9 a 10 kl. O medicamento atua no funcionamento do intestino. Segundo estudos recentes uma criança atopica tem um fucioinamento diferente do estomogo e intestino. Nao é um tratamento definitivo, pois dermatite atopica ainda nao tem cura, mais com a medicaçao e os cuidados que o problema requer como, hidratar a pele sempre apos o banho, nao usar agua quente para o banho, hidratante e sabonete adquado, o menor tempo possivel no banho e etc... Ameniza bastante a incidescia de crises;
O ideal e estar entrando em contato com o medico para informaçoes mais precisas.

21/08/2013 - Comentário feito por julia
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
olá...desde que me conheço tenho dermatite atópica e desidrose...faz 1 ano que estou em crise e não melhoro...já tomei corticóides, pomadas, antihistaminicos e toda precaução...não consigo descobrir a causa...eu morava no Brasil onde o clima da região era quente e seco...agora moro em Portugal onde o clima é quente e úmido no verão e frio e úmido no inverno...O clima pode estar causando a minha dermatite e desidrose?....agradeço desde já a atenção?

19/08/2013 - Comentário feito por Elci
manchas vermelhas
boa noite.. tenho 58 anos, de trez anos para cá, apareceu umas manchas vermelhas atras dos joelhos .
não coçam e não descamam, mas tem dias que doi e apele fica bem sensível ao toque.
tem dias que esta bem vermelha e outros ela fica rosada com umas bolinhas mais escuras e sensíveis..
o prq ocorre isso..
aguardarei sua resposta..
Obrigado..

02/08/2013 - Comentário feito por Maria
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
tenho 41 anos e sempre tive eczema que sempre foi controlado mas a 2anos para cá ando desesperada passei um inverno horrível agora veio o verão continuo estou farta de gastar dinheiro na farmácia e na dermatologista e nada estou a tomar o atarax e cremes e pumada e ja não sei mais oque fazer.

01/08/2013 - Comentário feito por marta
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
tenho uma filha de 11 anos, desde 2 anos de idade faço tratamento mas não vejo resultado, ela sofre muito com coçeiras , pele sempre manchada e ferida ela mal consegue respirar e tomando o medicamento de sempre , forrei o colchão com napa, capa de travesseiro especial, mas mesmo assim o sofrimento dela é grande e a gente sofre junto. mas vejo que não é só a minha filha infelizmente tem muiiiiiiiiiiiiita criança. mas essa materia até da mais força para gente não desanimar.

17/07/2013 - Comentário feito por lauriete
Re: Dermatite atópica ou Eczema atópico. O que é?
olha achei a matéria interesantissima e me ajudou bastante. eu tou a usar na minha filha clicerina ajudou bastante quase nao tem ficado com a pele irrintada

  • Entrar
  • Assinar