AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
O linfoma1 de Burkitt é um câncer2 de células3 B do sistema linfático4. É um subtipo de linfoma1 não-Hodgkin que pode aparecer em pessoas de qualquer idade, porém com maior predominância na faixa etária de 0 a 19 anos.
[Mais...]
O vírus1 Epstein-Barr é um membro da família do vírus1 do herpes. É um dos vírus1 mais comuns nos seres humanos, encontrado em todas as partes do mundo, e a maioria das pessoas é infectada por ele em algum momento de suas vidas. As pessoas infectadas com o vírus1 Epstein-Barr geralmente ganham imunidade2 adquirida, mas o vírus1 permanece latente no organismo e pode ser reativado em certas condições.
[Mais...]
As estereotipias são gestos e/ou rituais repetitivos que podem ser linguísticos, motores e posturais. Geralmente são comportamentos sem explicações racionais e sem motivos aparentes que destoam do modo de ser da maioria das pessoas tidas como normais ao redor. Eles também não têm nenhuma finalidade definida e não visam, nem realizam, nenhum objetivo prático.
[Mais...]
Kwashiorkor1 é o termo médico utilizado para designar um estado de desnutrição2 grave, causado primariamente pela deficiência de proteínas3. A desnutrição2 proteica é encontrada principalmente em pessoas que vivem em áreas geográficas com recursos alimentares limitados. Costuma ser observada em crianças com dietas pobres em proteínas3 e calorias4.
[Mais...]
A urticária1 crônica é a ocorrência diária ou episódica de pápulas2 avermelhadas e edema3, que duram mais de seis semanas, podendo perdurar por meses ou até anos, para os quais não há causa evidente. A urticária1 crônica espontânea, anteriormente referida como urticária1 crônica idiopática4, refere-se à urticária1 crônica que não tem uma causa ou gatilho específicos. Vergões estão presentes espontaneamente na maioria dos dias da semana e por mais de 6 semanas.
[Mais...]
O meningismo é um conjunto de sintomas1 semelhantes aos da meningite2, mas não causados por meningite2. Enquanto a meningite2 é a inflamação3 das meninges4 (três delicadas membranas que cobrem o sistema nervoso central5 e que contêm o líquido cefalorraquiano6), o meningismo é causado por irritação não infecciosa das meninges4.
[Mais...]
A síndrome1 neuroléptica maligna (SNM) é uma reação rara e grave, com risco de vida, que pode ocorrer a medicamentos neurolépticos2 ou antipsicóticos que tratam a esquizofrenia3, o transtorno bipolar e outras condições de saúde4 mental. Afeta o sistema nervoso5 e causa sintomas6 potencialmente graves.
[Mais...]
A síndrome1 de Wolf-Hirschhorn é um transtorno do desenvolvimento que se expressa por anomalias craniofaciais típicas, deficiência de crescimento pré e pós-natal, atraso mental, atraso grave do desenvolvimento psicomotor2, convulsões e hipotonia3 muscular. Estima-se que esta condição afete entre 1/20.000 e 1/50.000 nascidos vivos.
[Mais...]
A pneumonite1 de hipersensibilidade, também chamada de alveolite alérgica extrínseca, engloba um grupo de doenças pulmonares em que os pulmões2 ficam inflamados como uma reação à inalação de certas substâncias. Como nem todas as pessoas que inalam essas substâncias desenvolvem pneumonite1, havendo necessidade de uma predisposição, a condição recebeu o nome de pneumonia3 de hipersensibilidade.
[Mais...]
Embora a região da pelve1 consista de uma cavidade na parte inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ilíacos), pelo sacro2 e pelo cóccix3, quando se fala em dor pélvica4 a referência é a qualquer incômodo localizado na parte inferior do abdome5, abaixo do umbigo6, geralmente envolvendo também o assoalho perineal. Ela é um problema muito mais comum nas mulheres que nos homens, devido à presença nelas do aparelho reprodutor feminino7.
[Mais...]
A campanha Fevereiro Roxo e Laranja é voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças. A cor roxa conscientiza sobre Lúpus1, Alzheimer2 e Fibromialgia3. Já a cor laranja alerta sobre a Leucemia4. Apesar das quatro doenças serem distintas, elas apresentam em comum o fato de não possuírem cura e não serem transmissíveis. Entretanto, há tratamento qualificado e prolongado para cada uma delas, sendo importante que após o diagnóstico5, o tratamento seja seguido de imediato, visto que as doenças podem ser controladas e, assim, proporcionar maior conforto e bem-estar possível aos portadores.
[Mais...]
A síndrome1 de Bechterew, mais conhecida como espondilite anquilosante (do grego: spondylo = vértebra + ankylos = torto + -itis = inflamação2) é um tipo de artrite3 na qual há uma inflamação2 crônica das articulações4 da coluna e das articulações4 entre a coluna e a pelve5.
[Mais...]
Um príon é um agente infeccioso composto por proteínas1 com formas aberrantes. Tais agentes não possuem um código genético (ácidos nucleicos e ribonucleicos), ao contrário dos demais agentes infecciosos conhecidos, e não desenvolvem uma reação protetora do sistema imunológico2.
[Mais...]
A síndrome1 Perisylviana é uma doença neurológica muito rara caracterizada por danos na fissura2 sylviana, ou fissura2 de Sylvius, daí o seu nome. A fissura2 de Sylvius está presente em todas as pessoas e é uma área do cérebro3 envolvida na linguagem e na fala, sendo responsável tanto pela codificação articulatória como pela programação motora da linguagem falada.
[Mais...]
Complicações pós-operatórias são sinais1 ou sintomas2 inesperados que surgem após uma cirurgia e em decorrência dela. Algumas vezes, esses acontecimentos são dependentes do tipo de cirurgia, mas o que aqui estamos chamando de complicações pós-operatórias comuns são somente aqueles acontecimentos que podem ocorrer a qualquer pessoa, em qualquer cirurgia.
[Mais...]
A insuficiência1 venosa crônica é uma anormalidade caracterizada por um mal funcionamento do sistema venoso2, causada por problemas nas paredes das veias3 e/ou uma incompetência valvular, associada ou não à obstrução do fluxo sanguíneo venoso, dificultando o retorno do sangue4 ao coração5.
[Mais...]
O piebaldismo, também chamado de albinismo parcial ou albinoidismo, é uma dermatose1 rara, autossômica2 dominante, sem preferência por cor ou raça, que produz áreas de despigmentação devido à ausência de células3 carregadas de melanina4 (melanócitos5). A condição é caraterizada por mecha de cabelo6 branco e múltiplas manchas esbranquiçadas na pele7.
[Mais...]
Poliose, às vezes chamada também de poliose circunscrita, é uma condição rara e incomum caracterizada pela presença de áreas descoloridas circunscritas dos pelos no couro cabeludo, sobrancelhas1, cílios2 ou outras regiões pilosas do corpo, devido à pequena presença ou ausência total de melanina3 nessas áreas.
[Mais...]
O soluço geralmente é benigno e cede em pouco tempo, mas pode ser sintoma1 de alguma doença e durar horas ou mesmo dias. Quando ele é assim, reiterativo por horas ou dias ou se torna constante, fala-se em crise de soluço.
[Mais...]
O pigarro pode ser definido como uma irritação na garganta1 que provoca uma espécie de excesso de muco ou secreção na região. O ato de pigarrear é uma defesa natural do organismo para proteger o corpo e auxiliar o sistema imunológico2 em sua tentativa de combater infecções3 virais e bacterianas. Ele visa remover o muco preso à garganta1.
[Mais...]
Doenças sazonais são aquelas doenças que são mais frequentes ou sofrem agravamento em certas épocas do ano, dependentes das variações ambientais chamadas de estações climáticas do ano. O ângulo de inclinação da Terra e o movimento de translação dela em torno do sol determinam essas estações, classificadas como verão, outono, inverno e primavera. As várias etapas desses ciclos causam grandes mudanças na natureza e também na vida e saúde1 humanas.
[Mais...]
Normalmente, a musculatura de cada uma das câmaras cardíacas se contrai e se dilata em uma sequência regular e rítmica, bombeando sangue1 para o organismo, constituindo aquilo que se costuma chamar de batidas do coração. A arritmia2 é uma alteração no ritmo dos batimentos cardíacos.
[Mais...]
A encefalopatia1 espongiforme bovina, também chamada de doença da vaca louca, é uma doença fatal que destrói lentamente o cérebro2 e a medula espinhal3 do gado. É uma doença mortal, que não tem cura e que provoca grandes prejuízos aos produtores. Já os humanos não se contaminam a partir dos animais doentes, mas em casos raros podem contrair uma forma humana da doença da vaca louca, chamada variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (uma forma grave de demência4), que é fatal. Isso pode acontecer se a pessoa comer tecido nervoso5 de bovinos infectados com a doença da vaca louca.
[Mais...]
Coccidinia é o termo científico que descreve a inflamação1 da região do cóccix2. O quadro está associado à dor e à sensibilidade na ponta do cóccix2 entre as nádegas3. A dor no cóccix2 não é muito comum e normalmente não é sinal4 de nenhum problema grave. Estima-se que cerca de 1 a 2% da população mundial tenha sofrido desse problema em algum momento de suas vidas.
[Mais...]
A doença de Dowling-Degos é uma dermatose1 hereditária rara que consiste numa desordem pigmentar reticulada da pele2. Caracteriza-se pela presença de manchas hiperpigmentadas nas regiões de flexão, com distribuição em rede; lesões3 tipo comedão (cravos) no dorso4 e na região cervical; e cicatrizes5 cribriformes na face6, particularmente periorais.
[Mais...]
|