O que é Kwashiorkor?
O que é Kwashiorkor1?
Kwashiorkor1 é o termo médico utilizado para designar um estado de desnutrição2 grave, causado primariamente pela deficiência de proteínas3. A desnutrição2 proteica é encontrada principalmente em pessoas que vivem em áreas geográficas com recursos alimentares limitados. Costuma ser observada em crianças com dietas pobres em proteínas3 e calorias4.
A palavra se originou de um dos idiomas de Gana, país da África, e significa algo como "mal do filho mais velho", pois costuma ocorrer quando a criança é desmamada e passa a ser alimentada com muito carboidrato5 e pouca proteína.
Uma outra forma severa de má nutrição6 é o Marasmo7. O Marasmo7 é uma condição causada principalmente por uma deficiência geral de calorias4 e energia, enquanto o Kwashiorkor1 indica uma deficiência de proteína associada, resultando em uma aparência edematosa, ausente no Marasmo7. As duas formas de desnutrição2 podem se sobrepor, às vezes se tornando difícil distinguir uma de outra.
Quais são as causas do Kwashiorkor1?
A principal causa do Kwashiorkor1 é não comer proteína e/ou outras vitaminas e minerais essenciais em doses suficientes. A condição é mais comum em países em desenvolvimento com suprimento limitado de alimentos, falta de higiene e falta de educação sobre a importância de dar às crianças uma dieta adequada.
Ela é rara em países desenvolvidos, mas ocasionalmente pode acontecer como resultado de grave negligência8 alimentar, doença de longo prazo, falta de conhecimento sobre boa nutrição9 ou dieta muito restrita. Embora o Kwashiorkor1 possa afetar pessoas de todas as idades, é mais comum em crianças do que em adultos.
Leia sobre "Micronutrientes10", "Macronutrientes11" e "Dieta hiperproteica".
Qual é o substrato fisiopatológico do Kwashiorkor1?
Toda célula12 do corpo contém e necessita de proteínas3. A pessoa precisa ingerir proteínas3 em sua dieta para que seu corpo repare as células13 danificadas e faça novas células13. É por esse meio que o corpo humano14 saudável regenera constantemente as suas células13.
A proteína também é especialmente importante para o crescimento durante a gestação e a infância. Se o corpo não dispuser de proteína em quantidade suficiente, o crescimento e as funções normais do corpo começarão a sofrer e o Kwashiorkor1 pode se desenvolver.
Quais são as características clínicas do Kwashiorkor1?
O principal sinal15 do Kwashiorkor1 é o excesso de líquido nos tecidos do corpo, o que causa inchaço16 sob a pele17 (edema18), que geralmente começa nas pernas, mas pode envolver todo o corpo, inclusive o rosto. Outros sintomas19, além do edema18, podem incluir:
- atraso de crescimento em crianças;
- barriga inchada ("barriga de pote");
- infecções20 frequentes, mais graves ou duradouras que geralmente se observa;
- perda de massa muscular;
- manchas vermelhas e inflamadas da pele17 que escurecem e descascam ou se abrem em feridas;
- cabelo21 seco e quebradiço que cai facilmente e pode perder a cor;
- unhas22 enrugadas ou rachadas;
- incapacidade de crescer em altura;
- cansaço ou irritabilidade.
Como o médico diagnostica o Kwashiorkor1?
Muitas vezes o Kwashiorkor1 pode ser diagnosticado apenas com base na aparência física da criança e em perguntas sobre sua dieta e cuidados. No entanto, um exame de sangue23 e um exame de urina24 podem ser feitos para descartar outras condições e verificar as repercussões daquela condição. Isso pode incluir testes para medir os níveis de açúcar25 e proteínas3 no sangue23, verificar como o fígado26 e os rins27 estão funcionando, testar o sangue23 para anemia28 e medir os níveis de vitaminas e minerais no corpo.
Outros testes podem avaliar o crescimento, calcular o índice de massa corporal29, medir o teor de água corporal, fazer coleta de uma amostra de pele17 para biópsia30 ou do cabelo21 para teste.
Como o médico trata o Kwashiorkor1?
Se o Kwashiorkor1 for detectado precocemente, ele pode ser tratado com alimentos à base de leite especialmente formulados ou alimentos terapêuticos prontos para uso, constante de manteiga de amendoim, leite em pó, açúcar25 e óleo vegetal, adicionados de vitaminas e sais minerais.
Se o caso for grave e já existirem complicações, como infecções20, por exemplo, o tratamento deve ser feito num hospital. O tratamento hospitalar envolve:
- tratar ou prevenir a baixa de glicose31 no sangue23;
- manter a pessoa aquecida;
- tratar a desidratação32;
- tratar as infecções20, se houver;
- tratar as deficiências de vitaminas e sais minerais;
- introduzir lentamente pequenas quantidades de alimentos e, em seguida, aumentar gradualmente a quantidade de alimentos.
Esse tratamento leva de 2 a 6 semanas.
Como evolui o Kwashiorkor1?
O Kwashiorkor1 de longa duração, não tratado, pode ser fatal porque as crianças se tornam muito vulneráveis às infecções20 e têm poucas defesas contra elas.
O quão bem uma pessoa se recupera do Kwashiorkor1 depende da gravidade dos sintomas19 quando o tratamento é iniciado. Se iniciado precocemente, a pessoa geralmente se recupera bem, embora as crianças possam nunca atingir todo o seu potencial de crescimento e ser mais baixas do que seus pares. Se o tratamento foi iniciado nos estágios posteriores da desnutrição2, a pessoa pode ficar com deficiências físicas e intelectuais definitivas.
Quais são as complicações possíveis com o Kwashiorkor1?
Uma das complicações comuns do Kwashiorkor1 são as infecções20 frequentes e a baixa atividade defensiva do sistema imunológico33.
Veja também sobre "Como ganhar massa muscular", "Atrofia34 muscular", "Sarcopenia" e "Caquexia35".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites do NHS – National Health Service e da Mayo Clinic.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.