Gostou do artigo? Compartilhe!

Poliose

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é poliose?

Poliose, às vezes chamada também de poliose circunscrita, é uma condição rara e incomum caracterizada pela presença de áreas descoloridas circunscritas dos pelos no couro cabeludo, sobrancelhas1, cílios2 ou outras regiões pilosas do corpo, devido à pequena presença ou ausência total de melanina3 nessas áreas.

Embora a incidência4 não seja clara, acredita-se que esteja entre 1:40.000 e 1:100.000 entre os caucasianos. A poliose em si não é uma condição prejudicial, mas ela pode estar relacionada a outros problemas clínicos prejudiciais ou não.

Quais são as causas da poliose?

Embora as causas da poliose ainda não sejam completamente compreendidas, os pesquisadores pensam que as razões para ela existir podem incluir condições genéticas, autoimunes5, danos aos folículos capilares6 ou serem devidas a certos medicamentos, como o antibiótico cloranfenicol e o medicamento anticâncer cetuximabe.

Saiba mais sobre "Doenças autoimunes5", "Melanoma7" e "Tipos de manchas na pele8".

Qual é o substrato fisiopatológico da poliose?

Como dito anteriormente, a poliose circunscrita se expressa clinicamente por uma mecha de cabelo9 branco localizada em um grupo de folículos capilares6 que pode envolver qualquer área pilosa do corpo, incluindo couro cabeludo, sobrancelhas1 e cílios2. Microscopicamente, ela demonstra uma ausência ou diminuição de melanócitos10 nos bulbos capilares6 dos folículos afetados.

Ela pode ocorrer sozinha ou no contexto de várias síndromes genéticas como piebaldismo, síndrome11 de Waardenburg e esclerose12 tuberosa. Além disso, a poliose foi descrita em associação com várias condições adquiridas, incluindo condições inflamatórias, entidades neoplásicas13 benignas e malignas, medicamentos e outros fatores mais.

Quais são as características clínicas da poliose?

A poliose pode afetar crianças e adultos e não há diferença na incidência4 entre homens e mulheres ou entre grupos étnicos, mas a condição é mais visível e perceptível em pessoas com pele8 mais escura. A poliose aparece como manchas brancas ou acinzentadas bem delimitadas em qualquer área do corpo que contenha pelos. É mais facilmente identificada quando afeta a cabeça14. Muitas pessoas podem ter poliose desde o nascimento ou ela pode surgir inesperadamente em outras fases da vida.

Como o médico diagnostica a poliose?

A presença de manchas brancas ou acinzentadas em folículos capilares6 é suficiente para reconhecer a condição. Embora a poliose possa ocorrer em qualquer fase da vida, cabelos claros ou brancos são raros em crianças. Nesses casos, é importante consultar um médico porque pode ser um sinal15 de distúrbios da tireoide16, deficiência de vitamina17 B12 ou outras doenças graves. Um exame de sangue18 pode ajudar a verificar as condições que podem estar causando a poliose na criança.

Como o médico trata a poliose?

Não há como alterar de forma permanente a cor do cabelo9 afetado pela poliose. Se a pessoa quiser tornar sua poliose menos visível, pode tingir o cabelo9 que foi clareado pela poliose, mas terá de repetir esse ato periodicamente e terá que tingir novamente o cabelo9 quando suas raízes mais claras começarem a aparecer. Muitas pessoas também se sentem confortáveis e até consideram charmoso deixar seus cabelos soltos e aparentes, com as mechas descoloridas à mostra.

Como evolui a poliose?

A poliose raramente se espalha depois que uma pessoa a contrai. Embora seja uma condição permanente, é simples torná-la menos perceptível se a pessoa decidir fazê-lo. Se a pessoa quiser encobrir sua poliose sem usar tintura, ela pode usar chapéus, bonés, bandanas ou outros tipos de cobertura de cabelo9.

Quais são as complicações possíveis com a poliose?

Em si mesma, a poliose não é prejudicial, mas pode surgir de diferentes condições que representam um risco para a saúde19 ou a vida e ser um sintoma20 precoce de problemas médicos mais sérios. Em alguns casos específicos, a poliose pode ser a indicação primária do melanoma7. Observou-se também que a poliose é mais comum em indivíduos com uveíte21 ocular.

A poliose é conhecida por ocorrer como resultado tardio da doença inflamatória de Vogt-Koyanagi-Harada, que afeta vários sistemas em todo o corpo, desde os olhos22 e ouvidos até a pele8 e o sistema nervoso central23. Além disso, pessoas com poliose correm maior risco de contrair doenças autoimunes5 e da tireoide16.

Leia também sobre "Tireoidite de Hashimoto", "Doença de Graves", "Hipotireoidismo24" e "Hipertireoidismo25".

 

Foto: Reprodução26 / Instagram Mayah Aziz

 

Referências:

As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da Mayo Clinic e da Cleveland Clinic.

ABCMED, 2022. Poliose. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/1408360/poliose.htm>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Sobrancelhas: Linhas curvas de cabelos localizadas nas bordas superiores das cavidades orbitárias.
2 Cílios: Populações de processos móveis e delgados que são encontrados revestindo a superfície dos ciliados (CILIÓFOROS) ou a superfície livre das células e que constroem o EPITÉLIO ciliado. Cada cílio nasce de um grânulo básico na camada superficial do CITOPLASMA. O movimento dos cílios propele os ciliados através do líquido no qual vivem. O movimento dos cílios em um epitélio ciliado serve para propelir uma camada superficial de muco ou fluido.
3 Melanina: Cada uma das diversas proteínas de cor marrom ou preta, encontrada como pigmento em vegetais e animais.
4 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
5 Autoimunes: 1. Relativo à autoimunidade (estado patológico de um organismo atingido por suas próprias defesas imunitárias). 2. Produzido por autoimunidade. 3. Autoalergia.
6 Capilares: Minúsculos vasos que conectam as arteríolas e vênulas.
7 Melanoma: Neoplasia maligna que deriva dos melanócitos (as células responsáveis pela produção do principal pigmento cutâneo). Mais freqüente em pessoas de pele clara e exposta ao sol.Podem derivar de manchas prévias que mudam de cor ou sangram por traumatismos mínimos, ou instalar-se em pele previamente sã.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
10 Melanócitos: Células da pele que produzem o pigmento melanina.
11 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
12 Esclerose: 1. Em geriatria e reumatologia, é o aumento patológico de tecido conjuntivo em um órgão, que ocorre em várias estruturas como nervos, pulmões etc., devido à inflamação crônica ou por razões desconhecidas. 2. Em anatomia botânica, é o enrijecimento das paredes celulares das plantas, por espessamento e/ou pela deposição de lignina. 3. Em fitopatologia, é o endurecimento anormal de um tecido vegetal, especialemnte da polpa dos frutos.
13 Neoplásicas: Que apresentam neoplasias, ou seja, que apresentam processo patológico que resulta no desenvolvimento de neoplasma ou tumor. Um neoplasma é uma neoformação de crescimento anormal, incontrolado e progressivo de tecido, mediante proliferação celular.
14 Cabeça:
15 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
16 Tireoide: Glândula endócrina altamente vascularizada, constituída por dois lobos (um em cada lado da TRAQUÉIA) unidos por um feixe de tecido delgado. Secreta os HORMÔNIOS TIREOIDIANOS (produzidos pelas células foliculares) e CALCITONINA (produzida pelas células para-foliculares), que regulam o metabolismo e o nível de CÁLCIO no sangue, respectivamente.
17 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
18 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
19 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
20 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
21 Uveíte: Uveíte é uma inflamação intraocular que compromete total ou parcialmente a íris, o corpo ciliar e a coroide (o conjunto dos três forma a úvea), com envolvimento frequente do vítreo, retina e vasos sanguíneos.
22 Olhos:
23 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
24 Hipotireoidismo: Distúrbio caracterizado por uma diminuição da atividade ou concentração dos hormônios tireoidianos. Manifesta-se por engrossamento da voz, aumento de peso, diminuição da atividade, depressão.
25 Hipertireoidismo: Doença caracterizada por um aumento anormal da atividade dos hormônios tireoidianos. Pode ser produzido pela administração externa de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo iatrogênico) ou pelo aumento de uma produção destes nas glândulas tireóideas. Seus sintomas, entre outros, são taquicardia, tremores finos, perda de peso, hiperatividade, exoftalmia.
26 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.

Veja também

Gostou do artigo? Compartilhe!

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.