Isotretinoína: prós e contras
O problema da acne1
A acne1 é um sério problema estético para muitas pessoas, especialmente para as mulheres adolescentes. Sua ocorrência principal é na face2, conferindo um aspecto inestético3 e inevitavelmente visível pelas demais pessoas. Se apenas uma lesão4 é bastante para tirar o sossego da pessoa, imagine os casos em que a face2 é abundantemente pontilhada pelas lesões5... A isotretinoína é uma substância muito eficaz para tratar a acne1, embora imponha restrições e tenha efeitos colaterais6 desagradáveis, exigindo, por isso, um acompanhamento médico mais estrito.
O que é a isotretinoína?
A isotretinoína (Roacutan) é um fármaco7 utilizado pela medicina no tratamento da acne1 severa, rosácea e acne1 resistente. É utilizado também como medicamento na quimioterapia8 de certos tipos de cânceres, como o Neuroblastoma, por exemplo. Trata-se de um isômero sintético da tretinoína, uma substância teratogênica9, cujo uso na gravidez10 é expressamente proibido. No Brasil, a isotretinoína é comercializada com o nome Roacutan e também é vendida como droga genérica.
Saiba mais sobre "Acne1", "Acne1 nos adolescentes", "Acne1 na mulher adulta", "Rosácea" e "Neuroblastoma".
Qual é o mecanismo de ação da isotretinoína?
Ainda não se conhece o exato mecanismo de atuação da isotretinoína, mas os pesquisadores sugerem que o fármaco7 regula fatores que desencadeiam uma série de mecanismos que resultam em apoptose11 (morte celular programada) de várias células12 do organismo. Esta hipótese explicaria todos os efeitos colaterais6 causados pela droga.
No que se refere ao tratamento da acne1, seu efeito consiste na redução do tamanho da glândula13 sebácea e redução da secreção oleosa. A isotretinoína consegue também eliminar as condições que propiciam o desenvolvimento de bactérias, agindo ainda para evitar a obstrução da abertura dos folículos pilosos (poros), reduzindo a inflamação14.
Como usar a isotretinoína?
A isotretinoína pode ser usada por via oral (cápsulas) ou tópica (creme). As cápsulas não devem ser abertas, cortadas ou mastigadas e devem ser administradas durante as refeições, juntamente com algum alimento rico em gordura15 para melhorar a absorção. A isotretinoína somente deve ser prescrita por médicos que entendam do risco de teratogenicidade (malformação16 fetal) associada ao tratamento.
A duração do tratamento é de aproximadamente 6 a 8 meses, a critério médico. As doses usuais são de 0,5 a 1 mg por quilograma de peso. Geralmente, há uma melhora da acne1 desde o início do tratamento, mas é possível ocorrer uma piora temporária, antes da involução gradativa e desaparecimento das lesões5.
Quais são os efeitos secundários e cuidados ao tomar isotretinoína?
Estudos recentes sugerem que a isotretinoína pode estar associada a um aumento de casos de depressão e de disfunção erétil. Outros possíveis efeitos colaterais6, reversíveis na maioria dos casos, são: ressecamento labial e das mucosas17 bucal, nasal, genital e ocular; queda e ressecamento dos cabelos; sangramento nasal; ressecamento intenso da pele18; dores musculares e nas articulações19; diminuição da imunorresistência; asma20 ou bronquite; dor de cabeça21; aumento do colesterol22 LDL23 (mau colesterol22) e triglicerídeos; redução do colesterol22 HDL24 (bom colesterol22); urticária25; alterações das enzimas hepáticas26; hipotireoidismo27; pancreatite28 (inflamação14 do pâncreas29) e hepatite30 (inflamação14 do fígado31); além de redução dos níveis de testosterona e lesões5 graves aos testículos32, nos homens. Esses possíveis efeitos são individuais e dose dependentes.
A isotretinoína torna a pele18 mais sensível ao sol e a pessoa deve ser protegida com o uso de filtros solares, mesmo nas exposições pouco duradouras. O ressecamento das mucosas17 pode ser combatido com cremes umectantes nos lábios, soro33 fisiológico34 no nariz35, lubrificante ocular nos olhos36 e lubrificante próprio para mucosa37 genital feminina. Os usuários de lentes de contato podem necessitar de lubrificantes oculares com maior frequência.
Os antibióticos do tipo tetraciclina ou derivados devem ser evitados, devido à possibilidade de surgirem efeitos colaterais6 resultantes da interação entre os dois medicamentos. A isotretinoína deve ser tomada durante ou logo após as refeições para evitar efeitos irritativos sobre o estômago38.
A pessoa que esteja tomando a medicação ou que a tenha tomado há menos de um mês não deve doar sangue39 nem deve fazer exercícios físicos puxados. Deve-se evitar também a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento. A terapêutica40 concomitante com vitamina41 A deve ser evitada, pois os sintomas42 de hipervitaminose A podem ser intensificados.
Quem não deve tomar isotretinoína?
Na gravidez10 e aleitamento, a mulher tem contraindicação absoluta de tomar isotretinoína, porque ela causa graves defeitos na face2, nas orelhas43, no coração44 e no sistema nervoso45 do feto46. Nas mulheres em período fértil, é extremamente importante que não engravidem durante o tratamento, devendo aguardar até, no mínimo, um mês após o mesmo.
A isotretinoína também não deve ser tomada por pessoas com hipersensibilidade à droga ou alergia47. A isotretinoína é desaconselhada para pessoas com níveis elevados de vitamina41 A no organismo. Deve também ser evitada em caso de doença hepática48 ou insuficiência renal49 grave.
Veja também sobre "Tipos de pele18", "Biotina para cabelos e unhas50", "Unhas50 fracas" e "Manchas escuras na pele18".
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.