Acne: como melhorar o aspecto da sua pele?
O que é acne1?
A acne1 é uma doença inflamatória de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença de hormônios sexuais, por isso ela é mais freqüente na adolescência em ambos os sexos. Ela pode surgir na idade adulta, principalmente em mulheres, ou persistir até esta fase.
Por que a acne1 ocorre?
As manifestações clínicas (cravos e espinhas) aparecem devido a um aumento da secreção sebácea associada a uma obstrução da abertura do folículo2 pilosebáceo, dando origem a lesões3 abertas (comedões abertos ou cravos pretos) ou a lesões3 fechadas (comedões fechados ou cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam inflamação4 e infecção5 no local, sendo a bactéria6 Propionibacterium acnes o agente mais envolvido no seu desenvolvimento.
Onde as lesões3 aparecem?
Os locais mais comuns são a face7 e o tronco, principalmente no dorso8 (nas costas9), locais ricos em glândulas sebáceas10.
O que fazer para amenizar o problema?
- Procure um dermatologista. Este especialista é o médico mais indicado para orientá-lo sobre o que fazer.
- Não esprema, pressione ou manipule as lesões3, pois isso espalha bactérias e aumenta a chance de aparecerem cicatrizes11 da acne1.
- Um produto a base de peróxido de benzoíla usado uma ou duas vezes ao dia ajuda a remover as células12 mortas da pele13, as bactérias e a secreção sebácea que obstruem os poros. O dermatologista vai prescrever inicialmente uma concentração mais baixa e ir aumentando gradativamente de acordo com a sua necessidade. Ele também pode optar por outros medicamentos para o seu tipo de pele13.
- Limpeza em excesso pode secar ou irritar a pele13 sensível do seu rosto. Lave o seu rosto delicadamente, uma ou duas vezes ao dia, com um sabonete suave adequado para o seu tipo de pele13, esfregando levemente com a ponta dos dedos. Não use esponjas ásperas, escovas ou grânulos de limpeza.
- Evite produtos oleosos como cremes ou hidratantes faciais a base de óleo.
- Use maquiagem não comedogênica, quando for necessário, mas procure manter o rosto livre de produtos químicos.
- Procure não tocar constantemente o seu rosto.
- Escolha um protetor solar livre de óleo e use-o diariamente pela manhã, renovando a aplicação na metade do dia. Isso protege a pele13 contra os efeitos nocivos dos raios solares. O filtro deve ter fator de proteção solar igual ou acima de 15.
- Ainda não existe comprovação científica de que determinados alimentos causam acne1. A menos que você note uma correlação entre um alimento em particular e as erupções da sua pele13, não restrinja a sua alimentação. Mas sempre é bom escolher alimentos como frutas, verduras e legumes devido aos demais benefícios que trazem à saúde14.
Existem tipos mais graves de acne1 que precisam de um acompanhamento a longo prazo com um médico dermatologista, como por exemplo a acne1 rosácea. Peça a orientação de um profissional da saúde14 para cuidar bem da sua pele13.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.