AbcMed  -  Pele saudável
Pele saudável - 22/10/19
Manchas na pele1 são alterações localizadas na coloração da pele1. Algumas são congênitas2 ou hereditárias; outras adquiridas ao longo da vida. Umas devem-se a fatores internos do próprio organismo como, por exemplo, o vitiligo3; outras a fatores externos, como a exposição ao sol.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Congênitas: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
3 Vitiligo: Doença benigna da pele, caracterizada pela ausência de pigmentação normal nas regiões afetadas, frequentemente face e mãos. Hoje já há tratamento, porém este é demorado e com resultados variáveis de pessoa para pessoa. CÓDIGO INTERNACIONAL DE DOENÇAS (CID): L80- VITILIGO.
   [Mais...]

Pele saudável - 01/08/19
A ictiose é um grupo relativamente incomum de desordens da pele1 caracterizado pela presença de quantidades excessivas de escamas de superfície seca de pele1. As dermatoses ictiosiformes podem ser classificadas de acordo com manifestações clínicas, apresentação genética e achados histológicos2.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Histológicos: Relativo à histologia, ou seja, relativo à disciplina biomédica que estuda a estrutura microscópica, composição e função dos tecidos vivos.
   [Mais...]

Pele saudável - 30/04/19
Milium ou milia (plural de Milium) são incontáveis pequeninas protuberâncias (cistos) encontrados sob a pele1, geralmente de 1 a 2 milímetros de tamanho, emprestando à pele1 uma aparência rugosa. O Milium aparece com mais frequência no rosto, ao redor das pálpebras2 e bochechas, embora possa ocorrer em qualquer lugar.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Pálpebras:
   [Mais...]

Pele saudável - 24/04/19
A ceratodermia palmoplantar corresponde a um grupo de condições da pele1 caracterizado pelo espessamento das palmas das mãos2 e sola dos pés. Ela também pode ser uma característica de várias síndromes subjacentes.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
   [Mais...]

Pele saudável - 09/04/19
A dermoabrasão é um procedimento cirúrgico cosmético minimamente invasivo, que possui diversos usos para o tratamento estético da pele1. São utilizadas técnicas de lixamento físico para esfoliar as camadas externas da pele1 que, em seguida, se regenera, conferindo a ela uma aparência mais suave e jovial.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

Pele saudável - 01/04/19
A palavra peeling é originada do verbo inglês “to peel”, que significa descamar. Por extensão, peeling equivale a descamação1. O objetivo desse procedimento é renovar as células2 das camadas superficiais da pele3 por meio da descamação1.
1 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

Pele saudável - 14/03/19
As manchas Vinho do Porto (nevus flammeus) são manchas vermelhas ou roxas, mais comuns no rosto, e que podem variar de alguns milímetros até centímetros de diâmetro. Essas manchas são assim nomeadas por sua coloração semelhante à cor de um vinho tinto fortificado em Portugal, principalmente na cidade do Porto.   [Mais...]
Pele saudável - 23/01/19
O termo dermografismo, ou dermatografismo (urticária1 física), significa literalmente escrever na pele2. Uma firme pressão sobre a pele2 produz uma linha vermelha inicial, seguida de um alargamento do eritema3 e formação de uma pápula4 linear. Esses eventos são chamados coletivamente de resposta tripla de Lewis.
1 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
4 Pápula: Lesão firme e elevada, com bordas nítidas e diâmetro que varia de 1 a 5 milímetros (até 1 centímetro, segundo alguns autores).
   [Mais...]

Pele saudável - 12/11/18
A acne1 é um sério problema estético para muitas pessoas, especialmente para adolescentes. A isotretinoína (Roacutan) é um fármaco2 utilizado pela medicina no tratamento da acne1 severa, rosácea e acne1 resistente. É utilizado também como medicamento na quimioterapia3 de certos tipos de cânceres, como o Neuroblastoma, por exemplo.
1 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
2 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
3 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
   [Mais...]

Pele saudável - 24/07/18
A pele1 oleosa é aquela em que o sebo produzido em excesso é exteriorizado através dos poros e espalhado sobre a superfície da pele1, dando a ela um aspecto mais brilhante que o normal.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar