O eczema1, também chamado dermatite2, é um termo que engloba um grupo de condições médicas que fazem com que a pele3 fique inflamada ou irritada. Quando se fala em eczema1, não se está referindo a uma única doença, mas sim a um conjunto de problemas de natureza inflamatória. Ele pode ser agudo4, subagudo5 ou crônico6. O tipo mais comum de eczema1 é chamado de dermatite2 atópica.
[Mais...]
A pele1 é um órgão visível e responsável em maior parte pela aparência pessoal. Por isso, é diretamente envolvida nos critérios de beleza e é alvo de atenção estética até mais do que preocupações com relação à saúde2. Muitas das alterações da pele1 que geram preocupações com a aparência têm pouca ou nenhuma relevância clínica, embora muitas doenças da pele1 também impliquem em alterações indesejáveis na aparência da pele1.
[Mais...]
O exame micológico direto é o exame que realiza a pesquisa da presença e faz a identificação de fungos por meio da análise de minúsculos fragmentos1 retirados da pele2, dos cabelos, do couro cabeludo, das unhas3 ou das secreções. Normalmente, inclui um exame microscópico4 de uma amostra em lâmina, às vezes usando coloração para auxiliar a detecção de elementos fúngicos5.
[Mais...]
As unhas1 são uma cobertura protetora das extremidades dos dedos das mãos2 e dos pés e têm uma grande importância na normalidade funcional desses membros. Elas contribuem para preensão de objetos, dão firmeza, melhor sensação tátil e ajudam a compor a estabilidade dos dedos, permitindo uma deambulação3 e uma pegada adequadas. Só mesmo ficando sem elas é que se pode perceber a falta que fazem!
[Mais...]
O termo clareamento da pele1 significa, na verdade, clareamento de manchas escuras na pele1. É um tratamento estético que faz referência a várias técnicas como, por exemplo, a aplicação de ácidos ou peelings evasivos para manchas, bem como a aplicação de cremes com posologias ácidas para diminuir as manchas, como é o caso do ácido glicólico, comumente encontrado nas farmácias. Esses métodos tentam fazer com que manchas hiperpigmentadas possam ser despigmentadas até se igualarem à pele1 circundante.
[Mais...]
O suor (do latim sudore) é a perda de líquido pela pele1, consistindo de uma solução aquosa que, além de cloreto de sódio e ureia2, contém íons3, como potássio, amônia, ácido úrico e uma pequena porção de proteínas4. Diante dessa sua composição, é possível perceber que, além de regular a temperatura do corpo, o suor é responsável por eliminar produtos tóxicos.
[Mais...]
Os cabelos não são uma mera cobertura do couro cabeludo, eles vão muito além disso. Eles têm uma poderosa significação simbólica na esfera da cultura, da mitologia e da religião. Além disso, cumprem importantes funções orgânicas e sinalizam ou sofrem as consequências de muitas doenças, físicas ou emocionais, e são valorizados como um importante componente da estética individual.
[Mais...]
Discromias são um distúrbio na uniformidade da pigmentação da pele1 que causam alterações na coloração dela e que geralmente aparecem como manchas mais escuras ou mais claras, circundadas por uma pele1 de coloração habitual, resultantes respectivamente do aumento (hipermelanose) ou da diminuição (hipomelanose) da melanina2 e da deposição de substâncias endógenas ou exógenas na derme3 (hipercromias).
[Mais...]
A cor normal da pele1 humana varia do preto mais escuro aos tons esbranquiçados mais claros, com variadas tonalidades intermediárias. As diferenças entre a cor da pele1 nas diferentes populações parecem ter evoluído por meio da seleção natural, devido às diferenças no ambiente. No entanto, a cor natural da pele1 não é totalmente uniforme em todo o corpo de um indivíduo.
[Mais...]
A pele1 é o maior órgão do corpo humano2, recobrindo toda a superfície do corpo. Ela, juntamente com seus anexos3, como cabelos, pelos, unhas4, glândulas sebáceas5 e glândulas sudoríparas6, desempenham importantíssimas funções, sem as quais a vida seria impossível.
[Mais...]
|