AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A síndrome1 de Todd, também conhecida como síndrome1 de Alice no País das Maravilhas, é uma condição transitória muito rara, na qual a percepção visual é alterada, fazendo com que os objetos pareçam menores, maiores, mais próximos ou mais distantes do que realmente estão. As horas parecem passar muito devagar ou muito depressa, assim como ocorre com experiências influenciadas pela droga LSD.
[Mais...]
A síndrome1 da hipoplasia2 do coração3 esquerdo é um defeito congênito4 em que o lado esquerdo do coração3, incluindo o ventrículo esquerdo, as válvulas cardíacas à esquerda e a aorta5, está subdesenvolvido. Os bebês6 nascidos com essa síndrome1 geralmente têm também um defeito do septo atrial e um ducto arterial patente (ducto arterial normal entre a artéria pulmonar7 e a aorta5 no feto8 não se fecha logo após o nascimento, como deveria acontecer).
[Mais...]
Hemorragia subaracnoidea1 é o extravasamento súbito de sangue2 no interior do espaço subaracnoideo. O sangue2 extravasado se mistura ao líquor3, alterando seu aspecto, de incolor, límpido e transparente (água de rocha) para xantocrômico (coloração amarronzada).
[Mais...]
A síndrome1 pós poliomielite2 é um conjunto de sinais3 e sintomas4 que ocorrem, geralmente, após 30 a 50 anos (no mínimo 15 anos) após a infecção5 aguda da poliomielite2, caracterizada principalmente por três sintomas cardinais6: nova fraqueza muscular, fadiga7 e dor. Menos comumente, a síndrome1 inclui dificuldades respiratórias e de deglutição8, atrofias9 musculares e intolerância ao frio, entre outros sintomas4.
[Mais...]
A imunização1 é um componente fundamental da atenção primária à saúde2 e um direito humano indiscutível. As vacinas também são essenciais para a prevenção e controle de surtos de doenças infecciosas e, desse modo, evitam suas complicações, às vezes graves, como é a pneumonia3 no caso da gripe4. Elas são uma ferramenta vital na batalha contra a resistência antimicrobiana. A vacinação contra a gripe4 tem muitos benefícios, incluindo a redução do risco das doenças, hospitalizações e de morte, principalmente em crianças e idosos.
[Mais...]
A atrofia1 de múltiplos sistemas, também conhecida como atrofia1 multissistêmica, é uma rara desordem neurológica degenerativa2, progressiva e fatal, caracterizada por danos graduais às células nervosas3 de vários sistemas do cérebro4. Ela ocasiona degenerações nervosas em áreas específicas do cérebro4, as quais levam a problemas no movimento, equilíbrio e em outras funções autonômicas do corpo, como respiração, digestão5, pressão arterial6, função sexual e controle da bexiga7.
[Mais...]
A hipotonia1 muscular é um estado de baixo tônus muscular e baixa resistência ao alongamento do músculo, geralmente envolvendo redução da força muscular. A hipotonia1 pode ser uma condição por si só ou pode ser devida a uma doença subjacente. Nesses casos, é uma manifestação potencial de muitas doenças e distúrbios diferentes que afetam o controle do nervo motor pelo cérebro2 ou a força muscular.
[Mais...]
As doenças neuromusculares incluem um grupo de enfermidades degenerativas1 de etiologia2 hereditária ou adquirida, muitas vezes com um caráter progressivo, que podem afetar os componentes do sistema nervoso periférico3, responsável por conduzir as informações de movimento e sensibilidade através da medula espinhal4, dos nervos e dos músculos5.
[Mais...]
O distúrbio comportamental do sono REM é uma manifestação na qual o indivíduo atua fisicamente em sonhos vívidos, muitas vezes desagradáveis, com sons vocais e movimentos repentinos e frequentemente violentos de braços e pernas. Em razão disso, o distúrbio comportamental do sono REM é chamado também de encenação de sonhos.
[Mais...]
A gastroparesia1 é uma condição que afeta o movimento normal dos músculos2 do estômago3, ou seja, a motilidade gástrica fica diminuída ou ausente, o que faz com que o tempo de esvaziamento gástrico fique lentificado.
[Mais...]
As facomatoses, também chamadas de síndromes neuro-óculo-cutâneas1, são um conjunto de doenças multissistêmicas congênitas2 raras que afetam o sistema nervoso central3 e ocular, acompanhadas de lesões4 cutâneas1 de gravidade variável. Assim, o termo é usado para descrever a associação de um nevo5 vascular6 com um nevo5 pigmentar extenso. Ele tem origem no grego e foi introduzido no vocabulário médico pelo holandês Jan van der Hoeve em 1920, antes que a base hereditária e a individualidade de cada uma das facomatoses tivesse sido elucidada.
[Mais...]
Tumores palpebrais são crescimentos primariamente circunscritos à região das pálpebras1 que variam de lesões2 benignas e inocentes até lesões2 malignas com risco de metástases3 e altamente perigosas, tanto localmente como pela produção de metástases3 à distância. Os tumores palpebrais benignos afetam mais os pacientes jovens e as pálpebras1 superiores, enquanto os tumores malignos incidem mais nas pessoas acima de 40 anos de idade e nas pálpebras1 inferiores.
[Mais...]
Os distúrbios respiratórios do sono são um conjunto de condições que provocam alterações na respiração durante o sono, impedindo a pessoa de dormir adequadamente ou fazendo com que ela acorde diversas vezes durante a noite. Esses distúrbios podem ser agrupados em apneia1 do sono, hipoventilação relacionada ao sono e distúrbios de hipoxemia2 relacionados ao sono.
[Mais...]
O sangue1 de uma pessoa normalmente fica contido dentro do sistema vascular2. Quando um vaso se rompe, o sangue1 extravasa para fora desse continente e ocorre uma hemorragia3. As características clínicas e as repercussões dessa hemorragia3 dependem de vários fatores: se o vaso danificado foi uma artéria4 ou uma veia; do local em que ocorre; se foi um vaso de grande, médio ou pequeno calibre ou um capilar5; se o sangue1 flui para o exterior do corpo ou para órgãos ou cavidades no interior do corpo.
[Mais...]
A síndrome1 da costela cervical é o conjunto de sinais2 e sintomas3 que podem surgir devido à presença completa ou incompleta de uma costela cervical. Na maioria das vezes, a costela cervical tem uma existência silenciosa e não gera sintomas3, mas em outros casos pode causar distúrbios neurológicos e/ou vasculares4 nos membros superiores devido à compressão exercida sobre a artéria5 subclávia e o tronco nervoso que transita pelo desfiladeiro torácico.
[Mais...]
FOMO é a sigla da expressão em inglês "fear of missing out", que em português significa algo como medo de ficar de fora. Um dos seus principais sintomas1 é estar viciado em seguir as redes sociais pelo medo de que outras pessoas tenham boas experiências que a pessoa afetada não tenha. Isso leva as pessoas a estarem conectadas o tempo todo. O medo de ficar de fora refere-se ao sentimento de que outras pessoas estão se divertindo mais, vivendo uma vida melhor ou experimentando coisas melhores.
[Mais...]
O choque1 cardiogênico é uma condição rara, mas potencialmente mortal, em que o coração2 perde a capacidade de bombeamento de sangue3 oxigenado para o corpo, ou a diminui muito, levando a uma hipoperfusão tecidual, falência de múltiplos órgãos e consequente morte.
[Mais...]
O aneurisma1 da artéria2 coronária é uma condição incomum, definida como uma dilatação em segmento de artéria2 coronária, maior do que 1,5 vezes o diâmetro de referência do vaso em causa. Essa dilatação é um achado que raramente ocorre nos pacientes submetidos à angiografia3 coronária (0,3% a 4,9% dos casos, em diferentes estatísticas).
[Mais...]
A Síndrome1 de Morris, ou síndrome1 de insensibilidade aos andrógenos2, é uma condição intersexo que afeta o desenvolvimento sexual antes do nascimento e durante a puberdade, caracterizada pela incapacidade parcial ou total das células3 para responder aos andrógenos2, como a testosterona, por exemplo.
[Mais...]
A aracnoidite é uma condição extremamente grave que se verifica quando ocorre a inflamação1 da aracnoide2. A aracnoidite de forma adesiva é uma doença inflamatória que ocorre sobretudo nas regiões lombar e sacral do canal espinhal. Essa forma da doença produz aderências que grudam entre si as estruturas aí existentes, formando uma massa dentro do canal espinhal, bloqueando o fluxo normal do fluido espinhal. Outra forma da condição é a aracnoidite ossificante, na qual se formam ossificações na aracnoide2.
[Mais...]
O hermafroditismo1, também conhecido como intersexualidade, é uma condição muito rara em que a pessoa possui ao mesmo tempo dois órgãos genitais, um masculino e outro feminino, ou uma combinação deles, cuja identificação é possível logo ao nascer. Uma outra forma de hermafroditismo1 é aquela em que a criança nasce com a região genital externa bem definida, mas possui outras alterações gonadais importantes.
[Mais...]
A síndrome1 do X frágil, também denominada síndrome1 de Martin-Bell, é uma doença genética hereditária rara associada a déficit cognitivo2, que pode variar de ligeiro a grave, e que pode estar associada também a distúrbios comportamentais e características físicas típicas. A síndrome1 é caracterizada por deficiência intelectual moderada em homens e deficiência intelectual leve em mulheres.
[Mais...]
A progeria, também conhecida como síndrome1 de Hutchinson-Gilford, é uma doença genética progressiva e fatal, extremamente rara (cento e poucos casos em todo o mundo), que faz com que as crianças envelheçam rapidamente, começando nos dois primeiros anos de vida.
[Mais...]
A estenose1 da traqueia2 corresponde a um estreitamento anormal de um ou mais anéis da traqueia2. Quando obstruída por quaisquer motivos, inclusive estenose1, a traqueia2 dificulta ou impede que o ar entre nos pulmões3 e, portanto, alguma providência médica se faz necessária.
[Mais...]
A diástase do reto1 do abdome2 é definida pelo afastamento de 2,7 cm ou mais entre os lados direito e esquerdo do músculo reto1 do abdome2, deixando a parede abdominal3 aberta. A distância entre os dois músculos4 é criada pelo alargamento da faixa de colágeno5 entre eles. Essa condição não representa uma morbidade6 e não tem uma mortalidade7 associada a ela.
[Mais...]
|