Nefropatia por IgA (Imunoglobulina A)
O que é IgA?
A imunoglobulina1 A, conhecida abreviadamente como IgA, é uma proteína encontrada em grandes quantidades nas mucosas2. Ela é o principal anticorpo3 a fornecer proteção contra infecções4 nas áreas mucosas2, impedido os microrganismos de aderirem a elas e se multiplicarem. Representa 15-20% das imunoglobulinas5 do soro6 humano e está presente no sangue7 do indivíduo e em líquidos orgânicos como saliva, lágrimas, colostro8 e leite materno, entre outros. Ou seja, a IgA é encontrada nas secreções respiratórias, intestinais, genitais e urinárias, podendo ser passada para o bebê durante a amamentação9 e assim ajudar no desenvolvimento do sistema imunológico10.
Os valores de referência da IgA são:
- 10 a 12 anos: 50 a 265 mg/dL11
- 13 a 16 anos: de 70 a 230 mg/dL11
- Homens adultos: de 83 a 406 mg/dL11
- Mulheres adultas: de 70 a 374 mg/dL11.
Uma taxa aumentada de IgA sugere alterações nas mucosas2. Uma IgA alta ocorre em casos de infecções4 respiratórias ou intestinais e na cirrose12 hepática13, por exemplo, e pode haver também alteração nos casos de infecções4 na pele14 ou nos rins15.
A diminuição da IgA normalmente é genética e assintomática. No entanto, a baixa dela pode favorecer o aparecimento de doenças, já que as mucosas2 ficam menos protegidas.
Leia sobre "Hipertensão Arterial16", "É possível viver sem alguns órgãos?" e "Glomerulonefrites".
O que é a nefropatia17 por IgA (Imunoglobulina1 A)?
A nefropatia17 por imunoglobulina1 A (IgA), também denominada glomerulonefrite18 sinfaríngica ou doença de Berger, é a deposição de um anticorpo3 chamado imunoglobulina1 A nos glomérulos renais19, causando inflamação20 e lesão21 progressiva, a qual pode, com o tempo, prejudicar a capacidade dos rins15 de filtrar os resíduos do sangue7.
A nefropatia17 por IgA é a mais frequente forma de glomerulonefrite18 idiopática22 no mundo, principalmente nos países desenvolvidos. Ela foi descrita histologicamente pela primeira vez em 1968 por Berger e Hinglais.
Quais são as causas da nefropatia17 por IgA (Imunoglobulina1 A)?
A nefropatia17 por IgA afeta cerca de duas vezes mais homens do que mulheres e é mais comum em brancos e asiáticos do que em negros. Geralmente se desenvolve entre o final da adolescência e o final dos 30 anos. Ela é causada pela deposição de IgA nos glomérulos renais19.
Não se sabe exatamente o que causa os depósitos de IgA nos rins15, mas as seguintes condições podem estar associadas a eles:
- Genes: a nefropatia17 por IgA é mais comum em algumas famílias e em certos grupos étnicos.
- Doenças do fígado23: especialmente cirrose12 e infecções4 crônicas por hepatite24 B e C.
- Doença celíaca.
- A nefropatia17 por IgA também pode estar relacionada a infecções4 respiratórias ou intestinais e à resposta do sistema imunológico10 a elas.
Quais são as características clínicas da nefropatia17 por IgA (Imunoglobulina1 A)?
A nefropatia17 por IgA pode ser primária ou desenvolver-se secundariamente a cirrose12 hepática13, dermatite25 herpetiforme, psoríase26, espondilite anquilosante, doença celíaca, doença inflamatória intestinal e outras formas de enterite, síndrome27 de Reiter, carcinoma28 e micose29 fungoide. Existem casos de depósitos de IgA em pacientes com outras formas de glomerulopatia; assim, a nefropatia17 por IgA parece também ocorrer associada a outras formas de glomerulopatias.
Ela se manifesta com hematúria30, proteinúria31 e, em geral, insuficiência renal32 lentamente progressiva, podendo variar de casos leves a formas graves com evolução para insuficiência renal32 crônica. É responsável por cerca de 10% dos pacientes que evoluem para diálise33 no mundo. Depósitos de IgA são encontrados em biópsias34 renais de pacientes sem evidências clínicas de nefropatia17, mostrando que podem existir casos assintomáticos.
A nefropatia17 por IgA progride lentamente ao longo dos anos, mas o curso da doença varia de pessoa para pessoa. Na maioria dos casos, não causa sintomas35 nos estágios iniciais e pode passar despercebida por anos ou décadas. Quando aparecem sinais36 e sintomas35 detectáveis, eles incluem urina37 cor de Coca-Cola, às vezes com sangue7 visível na urina37; urina37 espumosa; dor em um ou ambos os lados das costas38, abaixo das costelas39; inchaço40 nas mãos41 e pés; e pressão alta (hipertensão arterial16).
Saiba mais sobre "As cores da urina37 e suas relações com doenças e medicamentos" e "Transplante renal42".
Como o médico diagnostica a nefropatia17 por IgA (Imunoglobulina1 A)?
A nefropatia17 por IgA é detectada quando se percebe que a pessoa tem sangue7 na urina37 ou quando um exame de rotina mostra que ela tem proteína ou sangue7 na urina37 que ainda não haviam sido percebidos. Exames de sangue7 podem mostrar ainda níveis sanguíneos aumentados do produto residual creatinina43, se a pessoa tiver alguma doença renal42, mas a biópsia44 renal42 é a única maneira do médico confirmar um diagnóstico45 de nefropatia17 por IgA. O médico também pode recomendar um exame de depuração, que usará um agente de contraste especial para rastrear quão bem os rins15 estão filtrando os resíduos.
Como o médico trata a nefropatia17 por IgA (Imunoglobulina1 A)?
Não há cura para a nefropatia17 por IgA. Algumas pessoas precisam apenas de monitoramento para determinar se a doença está piorando. Para outros, vários medicamentos podem retardar o progresso da doença e ajudar a controlar os sintomas35. Medicamentos para tratar a nefropatia17 por IgA incluem medicamentos para pressão alta, ácidos gordurosos de ômega-3, imunossupressores como corticoides, terapia com estatinas, diuréticos46, etc.
O objetivo final é evitar a necessidade de diálise33 renal42 ou transplante renal42, embora, em alguns casos, essas providências venham a ser necessárias.
Como evolui a nefropatia17 por IgA (Imunoglobulina1 A)?
O curso da nefropatia17 por IgA varia de pessoa para pessoa e não há nenhuma maneira segura de saber qual curso que a doença tomará em determinada pessoa. Alguns têm a doença por anos com poucos ou nenhum problema e muitos casos nem chegam a ser diagnosticados. Em geral, o prognóstico47 é bom. Alguns eventualmente atingem a remissão completa, embora outros desenvolvam insuficiência renal32 em estágio final.
Quais são as complicações possíveis com a nefropatia17 por IgA (Imunoglobulina1 A)?
Algumas pessoas desenvolvem uma ou mais das seguintes complicações: pressão alta, devido a danos aos rins15; colesterol48 alto; insuficiência renal32 aguda; doença renal42 crônica; e síndrome nefrótica49.
Veja também sobre "Principais transtornos do volume e da frequência da micção50" e "Obstrução das vias urinárias".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente do site da Mayo Clinic.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.