AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A síndrome1 de Prader-Willi é de origem genética, não herdada, devido a distúrbios localizados no cromossomo2 15 e se inicia, pois, desde o momento da concepção3.
[Mais...]
O infarto1 mesentérico2 é a obstrução causada por um trombo3 ou um êmbolo4 arterial que bloqueiam a circulação5, levando a uma isquemia6 mesentérica7.
[Mais...]
Chama-se displasia broncopulmonar1 ao surgimento de anomalias nos brônquios2, bronquíolos3 e alvéolos pulmonares4. Ela deve ser considerada em qualquer neonato5 que permanece dependente de oxigênio em concentrações acima de 21% por um período maior ou igual a 28 dias e quando houver necessidade de suplementação6 de oxigênio em prematuros que não apresentem outras condições que necessitem da administração de O2.
[Mais...]
A microcitose é uma diminuição do tamanho dos eritrócitos1 (hemácias2 ou glóbulos vermelhos do sangue3), quase sempre acompanhada por uma redução da hemoglobina4 que cada hemácia carrega. Essa redução pode ser indicada no hemograma através do chamado volume corpuscular médio - VCM.
[Mais...]
As perdas brandas de massa óssea são chamadas osteopenia e as perdas maiores são chamadas osteoporose1. Essa última condição pode, inclusive, resultar em fraturas espontâneas. Nesse aspecto quantitativo consiste a diferença básica entre ambas. Se não for tratada de forma adequada, a osteopenia pode virar osteoporose1.
[Mais...]
A taquipneia1 ou respiração acelerada é caracterizada por uma frequência respiratória superior ao normal, que está entre 12 e 20 incursões por minuto em um adulto. Já a bradipneia é uma respiração anormalmente lenta. A frequência respiratória em que se pode falar de bradipneia depende da idade do paciente.
[Mais...]
A taquicardia1 é um tipo de distúrbio do ritmo cardíaco em que o coração2 bate mais rápido que o normal, quando em repouso. Como uma resposta fisiológica3 normal, a frequência cardíaca se eleva durante o exercício, elevação da temperatura corporal, estresse, trauma ou doença. Mas, na taquicardia1, o coração2 bate mais rápido do que o normal enquanto a pessoa está em repouso.
[Mais...]
Enoftalmia é a retração anormal do olho1 em relação à órbita, ela pode ser congênita2 ou adquirida. Já a exoftalmia, também chamada de exoftalmo, proptose ou exorbitismo é uma condição em que o paciente apresenta uma protrusão de um ou dos dois olhos3 para fora da órbita.
[Mais...]
No intestino humano convivem em equilíbrio microrganismos bons, necessários a um desempenho correto das suas funções, e microrganismos ruins, capazes de perturbá-las. A disbiose1 é definida como sendo um desequilíbrio entre os microrganismos benéficos e os outros, patogênicos e prejudiciais à saúde2.
[Mais...]
Fala-se em bradicardia1 quando a frequência cardíaca torna-se mais lenta que o normal. O coração2 das pessoas adultas em repouso costuma bater entre 60 a 100 vezes por minuto. Na bradicardia1, o coração2 bate a menos de 60 vezes por minuto.
[Mais...]
A varíola, hoje erradicada, é causada por infecção1 pelo vírus2 Orthopoxvírus variolae, que pode ser transmitido direta ou indiretamente de pessoa para pessoa ou por via de itens contaminados (roupas, cobertas, utensílios, objetos, etc.), embora o risco de infecção1 a partir destas fontes seja menos comum.
[Mais...]
A amiotrofia1 espinhal ou atrofia2 muscular espinhal é uma rara doença neuromuscular caracterizada pela perda de neurônios3 motores do corno anterior da medula espinhal4 e enfraquecimento progressivo dos músculos5, conduzindo frequentemente à morte precoce.
[Mais...]
Traqueomalácia é uma anormalidade estrutural da cartilagem1 traqueal caracterizada por flacidez dessa cartilagem1 da traqueia2, o que pode levar a um colapso3 do órgão, especialmente quando é necessário um aumento do volume respiratório, como na tosse, choro ou alimentação.
[Mais...]
A síndrome de Stevens-Johnson1 é uma reação alérgica2 grave, rara e imprevisível, que causa lesões3 na pele4 e mucosas5 e que pode afetar olhos6, nariz7, uretra8, vagina9, tratos gastrointestinal e respiratório, inclusive ocasionando processos de necrose10.
[Mais...]
O citomegalovírus1 (CMV) é um vírus2 comum que pode infectar qualquer pessoa e que permanece latente no corpo por toda a vida, só causando sintomas3 em situações em que o sistema imunológico4 encontra-se debilitado. Nesse sentido, comporta-se como o vírus2 da herpes.
[Mais...]
A dispneia1, popularmente chamada de falta de ar, é um sintoma2 no qual a pessoa tem dificuldade de respirar, normalmente com a sensação de respiração curta ou incompleta. A dispneia1 em si mesma não é uma doença, mas sim um sintoma2 que pode ocorrer numa série variada de condições ou doenças orgânicas.
[Mais...]
Epidermólise bolhosa é um grupo de condições genéticas raras (20/1.000.000) do tecido conjuntivo1 em que a pele2 e as mucosas3 são muito frágeis e a perda de pele2 (erosões) e bolhas aparecem facilmente em resposta a traumas menores, como nos atos de friccionar, esfregar ou coçar.
[Mais...]
O engasgo é o fenômeno que ocorre durante a deglutição1 ou a regurgitação2, quando a traqueia3 é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto, dificultando ou impedindo a respiração.
[Mais...]
Ínguas são aumentos de um ou mais gânglios linfáticos1 ou linfonodos2, também chamadas de adenopatias3. Elas se manifestam através de um ou mais carocinhos móveis sob a pele4 e que podem ou não ser dolorosas. Na maioria das vezes, as ínguas são consequência de uma inflamação5 leve e passageira, mas também podem ser causadas por fatores como o câncer6 ou doenças autoimunes7.
[Mais...]
A oncocercose, também chamada cegueira dos rios, é uma doença parasitária que pode levar à cegueira e que acomete exclusivamente seres humanos. Atualmente, 99% dos casos registrados no mundo ocorrem na África. A mosca transmissora vive perto dos rios, donde o nome da doença.
[Mais...]
Linfadenopatias são quaisquer condições patológicas que afetam os gânglios linfáticos1, modificando o seu tamanho e/ou a sua consistência, bem como a sua sensibilidade à dor.
[Mais...]
A febre1 de Pontiac é uma forma leve de legionelose, manifestando-se com sintomas2 de gripe3 (febre1, calafrios4, mal-estar, etc). Já a Doença dos Legionários é a forma grave desta inflamação5 pulmonar, geralmente causada por uma infecção6 pela bactéria7 Legionella pneumophila, originando uma pneumonia8 atípica.
[Mais...]
A poliangeíte microscópica é uma doença rara, resultante da inflamação1 dos vasos sanguíneos2 (vasculite3), que pode danificar os sistemas circulatórios de alguns órgãos mais comumente afetados (rins4, pulmões5, nervos, pele6 e articulações7).
[Mais...]
Chama-se artrite1 à inflamação2 em uma ou mais articulações3. Existem muitos tipos diferentes de artrites, cada uma com sua causa específica. A Artrite1 Idiopática4 Juvenil é uma doença inflamatória crônica de causa ainda desconhecida, que atinge uma ou várias articulações3 e que incide em jovens, da infância aos 16-17 anos.
[Mais...]
A cistite1 intersticial2, também conhecida como síndrome3 da bexiga4 dolorosa, é uma complexa condição crônica caracterizada pela irritação ou inflamação5 da parede da bexiga4, que causa pressão e dor na bexiga4 ou na região pélvica6 variando de leve a grave.
[Mais...]
|