AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Arterite é a inflamação1 das paredes das artérias2, geralmente como resultado de uma infecção3 ou resposta autoimune4, embora possa haver a contribuição de outras causas.
[Mais...]
As alergias às proteínas1 do leite de vaca ou APLV são as alergias alimentares infantis mais comuns e afetam de 1,9% a 4,9% dos bebês2. Elas são uma resposta do sistema imunológico3 a uma ou ambas as proteínas1 do leite. As alergias às proteínas1 do leite de vaca não devem ser confundidas com intolerância à lactose4, que é a incapacidade de digerir o açúcar5 do leite.
[Mais...]
A doença de Canavan ou síndrome1 de Kanavan é uma doença neurológica degenerativa2 progressiva e fatal que começa na infância, caracterizada pela não transmissão adequada dos impulsos nervosos.
[Mais...]
Doença de Kussmaul-Maier, poliarterite nodosa, panarterite nodosa ou periarterite nodosa é uma vasculite1 de artérias2 de médio e pequeno calibres que se tornam inchadas e danificadas devido a um ataque de células3 autoimunes4, levando à formação de pequenos nódulos (aneurismas) nestes vasos.
[Mais...]
A arterite de Takayasu, também conhecida como aortite1 de Takayasu, doença sem pulso ou síndrome2 do arco aórtico3, é uma doença inflamatória crônica rara (2-3/1.000.000) que afeta a aorta4 e seus ramos.
[Mais...]
O tórax1 instável, também chamado tórax1 flácido, é resultante de fraturas costais, levando à interrupção das conexões ósseas da região afetada com o restante da caixa torácica, e prejudicando a movimentação da parede torácica2 e a ventilação3.
[Mais...]
A arterite temporal (por vezes chamada de arterite de células gigantes1 ou vasculite2 necrotizante) é uma vasculite2 que afeta principalmente o revestimento interno das artérias3 do sistema carotídeo, as quais se dirigem à cabeça4, especialmente às têmporas. O nome vem do vaso frequentemente mais envolvido, a artéria5 temporal que, no entanto, não é o único.
[Mais...]
A síndrome1 de Stokes-Adams é uma patologia2 marcada por episódios de síncopes3 (desmaios) súbitas periódicas, que podem vir ou não acompanhadas de convulsões, resultantes de arritmias4 cardíacas (geralmente com bradicardia5).
[Mais...]
Bloqueio de ramo, ou bloqueio cardíaco1, é uma anomalia do sistema de condução elétrica cardíaca que impede parcial ou totalmente a condução de estímulos nervosos no coração2 e pode afetar separadamente o ramo direito ou esquerdo desse sistema, assim como suas respectivas fibras.
[Mais...]
A gastrite1 enantematosa, assim com a gastrite1 comum, é uma inflamação2 na parede do estômago3 que provoca uma série de incômodos estomacais nos indivíduos acometidos. A diferença dela para a gastrite1 comum é que ela afeta, além da mucosa4, o epitélio5 estomacal, gerando um ferimento na parede do estômago3.
[Mais...]
A discite é uma inflamação1 dos discos intervertebrais. É bem mais comum em crianças, mas também pode afetar indivíduos adultos.
[Mais...]
A Doença dos Legionários é uma forma grave de inflamação1 pulmonar geralmente causada por infecção2, originando uma pneumonia3 atípica. Quando não tratada de forma eficaz, ela pode ser fatal, especialmente se o sistema imunológico4 do paciente estiver debilitado por doenças ou pelo uso de medicamentos.
[Mais...]
As dores na coluna, também chamadas raquialgias, podem ser resultantes de coisas simples como distúrbios posturais ou de coisas muito graves como metástases1 cancerosas localizadas nos corpos vertebrais. A localização e as características clínicas da dor oferecem algumas ideias sobre suas possíveis causas.
[Mais...]
A dor fascial ou Síndrome1 Dolorosa Miofascial é uma síndrome1 caracterizada por dor muscular crônica desencadeada quando um ponto específico do corpo, chamado ponto gatilho, é pressionado. Essa é uma das causas mais comuns de dor musculoesquelética.
[Mais...]
Osteogênese imperfeita, doença de Lobstein ou doença de Ekman-Lobstein é uma doença rara dos ossos (1:25.000), de origem genética e hereditária, em que os ossos ficam extremamente frágeis, sendo que muitas crianças já nascem mortas ou com fraturas devido às contrações uterinas e não sobrevivem por muito tempo.
[Mais...]
A ptose1 renal2, também conhecida como nefroptose ou rim3 flutuante, é uma condição adquirida em que um ou ambos os rins4 se deslocam caudalmente pelo menos dois corpos vertebrais (ou mais de 5 centímetros) durante a mudança de posição, de deitado para ereto5.
[Mais...]
A hérnia de disco1 extrusa é uma das consequências da ausência de tratamento adequado da hérnia de disco1 simples, em que o ligamento longitudinal posterior2 se rompe, ocorrendo a migração de parte do núcleo pulposo para o interior do canal vertebral3, fazendo com que ele fique em contato direto com a medula4.
[Mais...]
O torcicolo1 congênito2 é a contratura ou encurtamento unilateral do músculo esternocleidomastoideo3 que se manifesta no período neonatal ou em lactentes4, em que a cabeça5 fica inclinada para o lado do músculo afetado e girada para o lado oposto.
[Mais...]
A hiperacusia é uma condição caracterizada por uma maior sensibilidade a certas frequências e volumes de som. É, pois, um aumento da acuidade auditiva.
[Mais...]
A misofonia, Síndrome1 de Sensibilidade Seletiva a Sons, Síndrome1 dos 4Ss ou simplesmente SSSS é uma reação forte a determinados sons específicos e insuportáveis, comparável ao que as pessoas sentem ante à microfonia.
[Mais...]
A mioglobina é uma proteína presente em abundância nos músculos1 e serve para armazenar oxigênio. A hemoglobina2, uma proteína irmã, serve para transportar oxigênio no sangue3, junto às hemácias4. Mioglobinúria é a eliminação de mioglobina pela urina5 depois dela ter sido liberada dos músculos1 e caído na corrente sanguínea.
[Mais...]
Os distúrbios do equilíbrio são transtornos na manutenção do equilíbrio normal que resultam de doenças que afetam as vias vestibulares1 centrais ou periféricas, o cerebelo2 ou as vias sensoriais envolvidas na propriocepção3. Esses distúrbios costumam apresentar-se como vertigem4 ou ataxia5.
[Mais...]
A trombofilia1 é um grupo de condições em que o sangue2 coagula mais facilmente do que o normal. Isso pode levar à formação de coágulos dentro das veias3 ou artérias4, os quais podem se deslocar e se transformar em trombos5 que podem obstruir esses vasos sanguíneos6, causando problemas circulatórios.
[Mais...]
A hipertermia maligna é uma síndrome1 clínica de hipermetabolismo, potencialmente grave, que envolve o músculo esquelético2 e que ocorre nos indivíduos susceptíveis, quando expostos especialmente a determinados anestésicos inalatórios.
[Mais...]
Frequentemente os médicos se deparam com a questão de precisarem fazer distinção se uma determinada queixa do paciente é de etiologia1 predominantemente orgânica ou psicológica. Às vezes, uma tal diferenciação assume grande importância clínica.
[Mais...]
|