AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A Telangiectasia1 Hemorrágica2 Hereditária, também chamada Síndrome3 de Rendu-Osler-Weber, é uma doença caracterizada por uma deficiência estrutural da parede dos vasos sanguíneos4, tornando-os mais vulneráveis a traumatismos e rupturas espontâneas e causando hemorragias5.
[Mais...]
A epífora é um sinal1 clínico ou condição dada pelo excesso de produção de lágrimas ou uma drenagem2 insuficiente delas, o que faz com que elas escorram por um ou ambos os lados do rosto, ao invés de pelo sistema nasolacrimal, como normalmente acontece.
[Mais...]
Os seres humanos apresentam normalmente 22 pares de cromossomos1 autossômicos e um par de cromossomos1 sexuais, totalizando 23 pares ou 46 cromossomos1 no total (23 vindos do pai e 23 vindos da mãe). Erros durante a divisão e multiplicação celulares nos óvulos ou nos espermatozoides2 ou falhas no mecanismo da concepção3 podem levar a alterações numéricas dos cromossomos1. A triploidia é uma rara anormalidade em que os fetos nascem com um conjunto extra de cromossomos1 em suas células4.
[Mais...]
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), antigamente mais conhecidas como doenças venéreas, são doenças infecciosas passadas de uma pessoa infectada para outras principalmente por meio de contatos sexuais (vaginal, oral ou anal).
[Mais...]
A vacina1 contra a febre amarela2 é feita com o vírus3 vivo atenuado e aplicada por injeção subcutânea4 ou intramuscular na região deltoidea (braço). Ela vem sendo usada desde a década de 1930 e tem se mostrado bastante segura, mas algumas pessoas não devem tomá-la.
[Mais...]
A vacina1 contra a febre amarela2 é feita com o vírus3 vivo atenuado e aplicada por injeção subcutânea4 ou intramuscular na região deltoidea (braço). Em 95% dos casos, uma única dose confere imunidade5 por toda a vida, a partir de 7 a 10 dias após a aplicação (99% após um mês).
[Mais...]
A dor no ombro pode ser causada por alterações em qualquer uma de suas estruturas, devido a lesões1, traumatismos, deslocamentos, inflamações2, tendinites, etc. Ela geralmente piora com a atividade ou durante os movimentos do braço. A bursite3, uma inflamação4 provocada na bursa por algum problema mecânico, é uma das causas mais frequentes e típicas de dor no ombro.
[Mais...]
A dor aguda localizada no pescoço1 é uma condição médica comum. Duas entre três pessoas irão apresentar sintomas2 de dores cervicais em algum momento da vida. Na maioria dos casos, a dor não é devida a uma doença ou lesão3 séria de pescoço1 e muitas vezes a causa exata para a dor permanece não esclarecida.
[Mais...]
A síndrome1 do miado do gato, também conhecida como síndrome1 do Cri Du Chat, consiste em múltiplas anomalias congênitas2 e um choro cujo som imita um miado de gato. Afeta um em cada 15.000 a 50.000 nascimentos, sendo ligeiramente mais comum nas meninas que nos meninos, numa proporção de 4 para 3.
[Mais...]
O mal de altitude é uma condição patológica relacionada com os efeitos de altitudes acima dos 2400 metros nas pessoas humanas que moram ao nível do mar ou em altitudes menores, sobretudo se elas ascendem a essas alturas muito rapidamente.
[Mais...]
A doença de Plummer, ou bócio1 nodular tóxico, é uma forma de hipertireodismo que leva à produção excessiva de hormônios tireoidianos, causada pela presença de um adenoma2 tóxico. Trata-se da segunda forma mais comum de hipertireoidismo3 nos países desenvolvidos, perdendo somente para a doença de Graves (bócio1 difuso tóxico).
[Mais...]
A estenose1 de JUP é o estreitamento que ocorre na junção entre a pelve renal2 e os ureteres3 (Junção UreteroPélvica), o que impede o fluxo normal da urina4, acumulando urina4 diretamente na pelve renal2 e podendo levar à hidronefrose5.
[Mais...]
Síndromes mielodisplásicas referem-se a um grupo heterogêneo de neoplasias1 das células2 precursoras das células sanguíneas3, caracterizadas por um aumento na quantidade das células2 imaturas. Elas têm um risco de 20 a 30% de se transformarem em uma enfermidade maligna, a leucemia4 mieloide aguda.
[Mais...]
Hantavírus é um grupo de vírus1 pertencentes à família Bunyaviridae, que são vírus1 esféricos, envelopados e medem cerca de 80 a 120 nm (nanômetros ou milimicrons). Algumas cepas2 de hantavírus causam doenças (hantaviroses), potencialmente fatais em seres humanos.
[Mais...]
A encefalopatia1 urêmica é uma encefalopatia1 tóxico-metabólica aguda que abrange o estado confusional agudo2 e o delirium3. É uma condição aguda de disfunção cerebral global, na ausência de doença cerebral estrutural primária.
[Mais...]
O intestino é permeável a certas moléculas que provêm da alimentação e barra outras; esta é a chamada absorção intestinal normal. As moléculas absorvidas pelo intestino, depois de passarem por outros processos orgânicos, caem na corrente sanguínea para realizar suas funções específicas. Quando essa permeabilidade1 se altera, temos a síndrome2 de permeabilidade1 intestinal, chamada também de intestino gotejante (leak gut syndrome, em inglês).
[Mais...]
A febre1 por mordida de rato é uma doença humana rara, aguda e febril, causada por bactérias transmitidas por esses roedores. A doença tomou esse nome porque frequentemente ela é transmitida pelo fato dos ratos morderem a pele2 humana, criando uma porta de entrada para as bactérias.
[Mais...]
O tamponamento cardíaco é uma emergência1 médica na qual há um acúmulo de sangue2 ou outro líquido no espaço entre as duas camadas do pericárdio3, o saco no qual o coração4 está envolvido.
[Mais...]
A síndrome1 de Churg-Strauss ou angeíte granulomatosa alérgica é uma doença sistêmica rara que consiste em uma vasculite2 generalizada autoimune3. Foi descrita por Churg e Strauss, em 1951.
[Mais...]
A bexiga1 hiperativa é caracterizada por um conjunto de sintomas2 urinários que denotam um funcionamento irregular do músculo detrusor3 da bexiga1, levando-a à hiperatividade. A estimativa é de que esse mal afete cerca de 15 a 20% da população.
[Mais...]
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINES) são substâncias não corticosteroides com ação anti-inflamatória. Os corticosteroides foram as primeiras substâncias que se reconheceu como tendo potente ação anti-inflamatória. No entanto, eles têm importantes e graves efeitos colaterais1.
[Mais...]
Deficiência auditiva é a perda parcial ou total da audição e faz com que a pessoa tenha dificuldade de ouvir diálogos e outros sons. Quanto à intensidade, ela pode ser moderada, severa ou profunda e quanto à sua natureza pode ser sensorioneural, condutiva e mista. A perda auditiva parcial ou total (surdez) pode ser também unilateral ou bilateral, súbita ou progressiva.
[Mais...]
Deficiência física ou deficiência motora é uma limitação do funcionamento físico-motor do ser humano. Na deficiência física sempre há um comprometimento do sistema ósteo-articular, muscular e neurológico. As doenças ou lesões1 que afetam um ou vários desses sistemas podem produzir limitações físicas de graus variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão2 ocorrida.
[Mais...]
A deficiência intelectual (ou cognitiva1) é uma situação geralmente congênita2 ou precocemente adquirida na infância (no máximo, o início deve ocorrer antes dos 18 anos de idade) em que a pessoa tem dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras e realizar atividades cotidianas.
[Mais...]
A síndrome1 de Shy-Drager, também conhecida como hipotensão2 ortostática neurológica, é uma doença rara, caracterizada por uma atrofia3 progressiva de múltiplos sistemas orgânicos e por danos crescentes ao sistema nervoso autônomo4, que controla as funções involuntárias, inclusive a pressão arterial5.
[Mais...]
|