Febre de Pontiac - parece com gripe, mas não é!
O que é febre1 de Pontiac?
A febre1 de Pontiac é uma forma leve de legionelose, manifestando-se com sintomas2 de gripe3 (febre1, calafrios4, mal-estar, etc). Já a Doença dos Legionários é a forma grave desta inflamação5 pulmonar, geralmente causada por uma infecção6 pela bactéria7 Legionella pneumophila, originando uma pneumonia8 atípica.
Saiba mais sobre "Gripe3", "Febre1", "Resfriado comum" e "Doença dos Legionários".
Quais são as causas da febre1 de Pontiac?
A febre1 de Pontiac é causada por uma infeção pela bactéria7 Legionella pneumophila, contraída pela inalação de aerossóis de água contaminada, mais frequentemente a partir de chuveiros, banheiras de hidromassagem, spas e saunas. As bactérias são normalmente encontradas no solo molhado e na água.
Desconhece-se porque a infecção6 pela Legionella evolui, em cada caso particular, para Febre1 de Pontiac ou para Doença dos Legionários. Contudo, como a febre1 de Pontiac é normalmente observada em indivíduos imunocompetentes, o estado do sistema imunitário9 talvez desempenhe um papel importante.
Quais são as principais características clínicas da febre1 de Pontiac?
A doença de Pontiac apresenta sintomas2 de gripe3, como náuseas10, mialgia11, febre1, tosse e dor de cabeça12, mas sem pneumonia8. Em alguns casos, pode haver dor torácica, dispneia13, diarreia14, vômitos15, eritema16 ocular com fotofobia17 e artralgia18.
Estes sintomas2 duram 2 a 7 dias e os doentes se recuperam sem tratamento. A Febre1 de Pontiac tem curto período de incubação19 que varia de 30 a 90 horas após a infeção e afeta principalmente adultos, mas também crianças.
Leia sobre "Náuseas10 e vômitos15", "Tosse", "Dor de cabeça12", "Diarreia14" e "Artralgia18".
Como o médico diagnostica a febre1 de Pontiac?
Devido à ligeireza e pouca especificidade dos sintomas2, o diagnóstico20 raramente é feito e quase sempre só é realizado retrospectivamente, através da detecção de altos títulos de anticorpos21 para Legionella em amostras de soro22. O diagnóstico20 também pode ser feito através da detecção do antígeno23 de Legionella pneumophila em amostras de urina24.
A gripe3 assemelha-se à febre1 de Pontiac e, portanto, deve ser excluída. Clinicamente a gripe3 se diferencia da Doença dos Legionários pois não apresenta o quadro de pneumonia8 próprio desta, tem período de incubação19 significativamente menor (24 a 72 horas versus 2 a 14 dias), isolamento impossível da bactéria7 e quase nenhuma letalidade (contra 5 a 30% na Doença dos Legionários).
Como o médico trata a febre1 de Pontiac?
Nenhum tratamento específico é necessário para a febre1 de Pontiac. Ela desaparece por si mesma.
Como evolui a febre1 de Pontiac?
Na maioria dos casos a Febre1 de Pontiac conduz à recuperação total do paciente dentro de 2 a 7 dias, semelhante à gripe3.
Veja também sobre "Pneumonia8 na infância", "Pneumonia8 em adultos" e "Gripe3 H1N1".
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.