AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A doença de Cushing é diferente da síndrome de Cushing1, não tanto quanto aos sintomas2, mas quanto à causa e, consequentemente, ao tratamento. A doença de Cushing é a estimulação excessiva das glândulas3 suprarrenais, que passam a produzir cortisol e corticosteroides em mais altas doses que o normal. A síndrome de Cushing1 é um conjunto de sinais4 e sintomas2 semelhante aos da doença de Cushing, mas causada por algum outro motivo, dentre vários possíveis, que não um tumor5 da hipófise6.
[Mais...]
A dor é uma experiência sensorial e/ou emocional desagradável, geralmente angustiante, que ocorre em diferentes graus de intensidade, do desconforto leve à agonia intensa. É difícil conceituá-la mais especificamente, embora todo mundo saiba o que seja, por experiência própria.
[Mais...]
Derrame1 pericárdico (ou derrame1 cardíaco) é o acúmulo anormal de fluido entre as membranas que envolvem o coração2. Devido ao pouco espaço existente entre elas, o acúmulo excessivo de fluido comprime o coração2 e causa aumento da pressão sobre o coração2, podendo afetar negativamente suas funções.
[Mais...]
O micetoma é uma infecção1 granulomatosa progressiva crônica da pele2 e do tecido subcutâneo3, lentamente destrutiva, ocorrendo quase sempre nas extremidades inferiores, em geral envolvendo unilateralmente um dos pés.
[Mais...]
As paratireoides são quatro pequenas glândulas endócrinas1, que medem cerca de 3 x 6 milímetros, com peso total de, aproximadamente, 0,4 gramas, localizadas atrás da tireoide2, bem juntas a ela. Elas fabricam e liberam o paratormônio (PTH), que é o principal responsável pelos níveis de cálcio e fósforo no sangue3, entre outras funções.
[Mais...]
Espasmos1 musculares são contrações involuntárias súbitas e muitas vezes dolorosas das fibras musculares2, acompanhadas de enrijecimento prolongado do músculo (espasmo3 tônico) ou de uma série de contrações alternando com relaxamento (espasmo3 clônico).
[Mais...]
Uma cólica é uma dor que ocorre em órgãos ocos, especialmente estômago1, intestino e útero2 (vísceras). Caracteriza-se por ciclos de dor intensa, com aumento gradual da intensidade até um pico, depois do qual ocorre lentamente uma melhora acentuada.
[Mais...]
Uma contratura muscular é uma rigidez ou constrição1 dos tecidos conjuntivos do corpo. Isso pode ocorrer nos músculos2, tendões3, ligamentos4 e/ou pele5. Eventualmente, pode ocorrer também nas cápsulas articulares6.
[Mais...]
A veia porta1 hepática2 (às vezes chamada simplesmente de veia porta1) é a maior veia do corpo humano3, com diâmetro médio de 10,2 mm. É formada pela união das veias4 mesentérica5 superior e mesentérica5 inferior.
[Mais...]
O hiperaldosteronismo é a produção excessiva de aldosterona pelas glândulas1 suprarrenais, duas glândulas1 triangulares localizadas acima dos polos superiores dos rins2. A aldosterona tem como principal função a regulação do balanço eletrolítico, ou seja, o controle de fluidos e minerais no organismo.
[Mais...]
O craniofaringioma é um tipo raro de tumor1 cerebral benigno, derivado do tecido2 embrionário da glândula3 pituitária. Ele começa próximo a essa glândula3 e, como cresce progressivamente, pode afetar a função dela e de outras estruturas próximas no cérebro4.
[Mais...]
A síndrome1 de Peutz-Jeghers é caracterizada pelo desenvolvimento no trato gastrointestinal (particularmente estômago2 e intestinos3) de crescimentos não cancerosos chamados pólipos4 hamartomatosos e por manchas escuras nos lábios e na mucosa5 da boca6, além de um risco muito maior de desenvolver certos tipos de câncer7.
[Mais...]
A síndrome1 de DiGeorge, mais precisamente conhecida por um termo mais específico - síndrome1 da deleção 22q11.2 - é um distúrbio genético devido a um defeito no cromossoma 22, que causa diversos problemas no feto2 e no desenvolvimento de vários sistemas do corpo. Embora a síndrome1 de DiGeorge seja rara, é um dos transtornos genéticos mais comuns.
[Mais...]
A síndrome1 de Nelson, também chamada de Adenoma2 hipofisário secretor de ACTH, ou Tumor3 hipofisário após adrenalectomia4, é um distúrbio raro, caracterizado por secreção hormonal anormal, aumento da glândula5 pituitária (hipófise6) e desenvolvimento de grandes e invasivos adenomas suprarrenais. A hipófise6 fica anormalmente grande na síndrome1 de Nelson, causando dores de cabeça7 e sintomas8 viscerais.
[Mais...]
A Síndrome1 de Conn, também chamada hiperaldosteronismo primário ou simplesmente aldosteronismo primário, corresponde a um grupo raro de desordens caracterizadas pelo excesso de produção do hormônio2 aldosterona pelas glândulas3 adrenais. A aldosterona é um hormônio2 que controla os níveis de sal e potássio no sangue4, de modo que em níveis elevados leva à hipertensão5.
[Mais...]
A doença de Parkinson1 (DP) pode mostrar sinais2 que ajudam no seu reconhecimento. Por isso, separamos 10 sinais2 que podem indicar um diagnóstico3 precoce da doença. Nenhum desses sinais2 isolados significa que você precisa se preocupar, mas se você apresentar mais do que um deles, deve considerar a possibilidade de marcar uma consulta com seu neurologista4.
[Mais...]
A confusão mental não é uma doença em si, mas uma síndrome1 que pode estar presente em várias doenças que faz com que a pessoa sinta que não pode pensar com clareza. É um estado de perturbação que pode tanto estar associado ao rebaixamento do nível de consciência quanto a alterações importantes no fluxo do pensamento e no desempenho de funções cognitivas como atenção, concentração, memória e funções executivas.
[Mais...]
A hepatite1 alcoólica é a inflamação2 do fígado3 causada pelo consumo de álcool e é mais provável de ocorrer em pessoas que bebem muito por muitos anos seguidos. Mas, nem todos os bebedores pesados desenvolvem hepatite1 alcoólica e a doença pode ocorrer em pessoas que bebem apenas moderadamente.
[Mais...]
Corpos estranhos são quaisquer objetos, substâncias ou insetos que tenham sido introduzidos ou se introduzam no canal auditivo externo, intencionalmente ou acidentalmente, e que podem causar lesões1 no ouvido. Alguns corpos estranhos comuns de serem encontrados nos ouvidos são grãos de pipoca, feijões, pedras, partes de brinquedos, papel, algodão e miçangas.
[Mais...]
As verrugas genitais, medicamente conhecidas como condilomas1 acuminados, são um dos tipos mais comuns de infecções2 sexualmente transmissíveis. São causadas pelo papilomavírus humano (HPV), que infecta pele3 e mucosas4 dos seres humanos e pode provocar o aparecimento de verrugas nos órgãos genitais, ânus5 e região oral.
[Mais...]
Parasitoses são doenças causadas por parasitas. Um parasita1 é um organismo que vive em associação com um hospedeiro, do qual retira os meios para a sua sobrevivência2, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro. As parasitoses são a doença mais comum do mundo.
[Mais...]
A síndrome1 de hiperviscosidade é uma condição na qual o sangue2 se torna espessado e não é capaz de fluir livremente através dos vasos sanguíneos3. Nesta síndrome1, os bloqueios arteriais podem ocorrer devido a muitos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos ou proteínas4 na corrente sanguínea. Também pode ocorrer com qualquer glóbulo vermelho de formato anormal.
[Mais...]
A síndrome1 de POEMS, ou mieloma2 osteoesclerótico, é uma rara síndrome paraneoplásica3 marcada pela presença concomitante de polineuropatia, organomegalia, endocrinopatia4, distúrbio monoclonal de plasmócitos e alterações de pele5 (skin), donde a sua denominação pelo acrônimo POEMS. Ele refere-se a várias (mas não todas) características da síndrome1.
[Mais...]
A hipocalemia1 é um baixo nível de potássio no soro2 sanguíneo, é um dos desequilíbrios eletrolíticos mais comuns. Afeta cerca de 20% das pessoas internadas no hospital. Já a hipercalemia3 é um alta concentração de potássio no soro2 sanguíneo, com níveis acima de 5,5 mEq/l.
[Mais...]
A cistinose é uma doença genética rara que se caracteriza pelo acúmulo no organismo de um aminoácido chamado cistina. Como a cistina não se dissolve com a água, ela forma cristais que se depositam em diversos órgãos, em especial nos rins1, olhos2, músculos3, fígado4, pâncreas5 e cérebro6, comprometendo o funcionamento deles.
[Mais...]
|