AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A pancreatite1 crônica é uma doença inflamatória do pâncreas2, progressiva a longo prazo, que leva à degradação permanente da estrutura e função deste órgão. A pancreatite1 crônica se diferencia da pancreatite1 aguda porque, nesta última, o pâncreas2 fica inflamado (inchado) apenas por alguns dias ou semanas. Essa diferença motiva consequências clínicas e terapêuticas diversas.
[Mais...]
A pancreatite1 aguda é uma inflamação2 que se desenvolve repentinamente no pâncreas3 e que normalmente desaparece em alguns dias, embora possa durar algumas semanas. A pancreatite1 aguda se diferencia da pancreatite1 crônica porque, nesta última, o pâncreas3 fica alterado por muitos anos ou por toda a vida.
[Mais...]
A papeira ou caxumba1 é uma infecção2 viral aguda e contagiosa3 que pode acometer qualquer tecido4 glandular ou nervoso do organismo, mas que mais comumente afeta as glândulas parótidas5, submandibulares e sublinguais, produtoras de saliva. É uma doença de distribuição universal, de baixa letalidade, aparecendo sob a forma endêmica ou de surtos. No Brasil, atualmente, é muito rara, devido às campanhas intensivas de vacinação.
[Mais...]
O termo hemoglobinopatia1 refere-se a um conjunto disperso de doenças genéticas ocasionadas por defeitos na proteína denominada hemoglobina2, presente nas hemácias3. As hemoglobinopatias4 são doenças em que mutações genéticas levam a alterações na produção da hemoglobina2, podendo ser alterações estruturais ou de produção.
[Mais...]
A doença de Vaquez, ou policitemia1 primária, é caracterizada por um excesso de glóbulos vermelhos no sangue2, causada pela superprodução pela medula óssea3. A doença pertence a um grupo denominado síndromes mieloproliferativas e foi primeiramente descrita pelo médico francês Louis Henri Vaquez, em 1892.
[Mais...]
O xeroderma pigmentoso, comumente conhecido como XP, é uma doença genética muito rara (1/1.000.000), não contagiosa1, que afeta igualmente ambos os sexos e é caracterizada por uma extrema sensibilidade à radiação ultravioleta (presente nos raios solares). A exposição à luz solar faz a pele2 ficar seca (xeroderma) e causa alterações na sua coloração (pigmentação), o que compõe o nome de xeroderma pigmentoso.
[Mais...]
As espondiloartrites englobam um grupo de doenças inflamatórias distintas da coluna vertebral1 que afetam as ênteses (ligamentos2 e tendões3 entre o osso e a cartilagem articular4), levando a entesites (inflamações5 das ênteses). As espondiloartrites podem afetar também as articulações6 sacroilíacas e apresentar manifestações extra-articulares.
[Mais...]
O livedo reticular1 é um achado dermatológico extremamente comum constituído por uma aparência malhada e rendilhada da pele2. É denominado livedo reticular1 quando a trama reticulada ocorre de forma completa, que se delimita internamente com áreas de aspecto normal.
[Mais...]
A metemoglobinemia é um distúrbio sanguíneo caracterizado pela presença circulante da metemoglobina e no qual menos oxigênio do que de costume é fornecido às células1 do corpo. Normalmente, o oxigênio é transportado pela corrente sanguínea apegado à hemoglobina2 e é liberado para as células1 do corpo. No entanto, a metemoglobina é um tipo específico de hemoglobina2 que também transporta oxigênio pelo sangue3, mas não o libera para as células1.
[Mais...]
A esofagite de refluxo1 é uma lesão2 da mucosa3 esofágica que ocorre secundária ao fluxo retrógrado do conteúdo gástrico4 para o esôfago5. Normalmente, a doença do refluxo envolve a junção gastroesofágica6 e os 8 a 10 centímetros distais7 do esôfago5.
[Mais...]
A doença de Refsum, também chamada neuropatia1 hipertrófica de Refsum ou doença de armazenamento de ácido fitânico, é uma condição neurológica herdada que resulta no acúmulo de ácido fitânico nas células2 e tecidos. Seu nome foi dado em homenagem ao neurologista3 norueguês Sigvald Bernhard Refsum (19071991).
[Mais...]
A cor normal da urina1 é o resultado de um pigmento chamado urocromo e varia de amarelo pálido a âmbar profundo, conforme a maior ou menor diluição da urina1. Se a urina1 estiver mais clara pode ser que a pessoa tenha bebido muita água ou tomado diuréticos2. Ao contrário, uma urina1 mais amarelo-escura pode ser sinal3 de desidratação4.
[Mais...]
A síndrome1 carcinoide ocorre nos estágios avançados de um tumor2 carcinoide e é representada por um grupo de sinais3 e sintomas4, com manifestações físicas e achados laboratoriais anormais. Em geral, ela ocorre quando o câncer5 original já se espalhou para outras áreas, principalmente para o fígado6. Apenas cerca de 10% das pessoas com um tumor2 carcinoide desenvolverão síndrome1 carcinoide.
[Mais...]
A siderose é caracterizada pelo depósito de poeira de ferro nos tecidos humanos. O termo também costuma ser usado para a doença pulmonar causada pela inalação de óxido de ferro em trabalhadores de siderúrgicas, por isso tem o apelido popular de pulmão de soldador. A siderose foi descrita primeiramente em 1936 por Doig e McLaughlin.
[Mais...]
Os tumores carcinoides são tumores cancerígenos neuroendócrinos raros, de crescimento lento, que podem surgir em vários locais do corpo, mas que predominam no trato digestivo (estômago1, apêndice2, intestino delgado3, cólon4, reto5) ou nos pulmões6.
[Mais...]
A osteocondrose1 é um grupo de distúrbios que afetam o crescimento ósseo em crianças e adolescentes. Ela deve, mais apropriadamente, ser considerada uma síndrome2, e não uma doença. A osteocondrose1 é uma perturbação autolimitada do crescimento ósseo normal, envolvendo principalmente os centros de ossificação na epífise óssea.
[Mais...]
A síndrome1 da fralda azul, também conhecida como síndrome1 de Drummond ou hipercalcemia familiar, é um distúrbio metabólico raro, caracterizado por manchas de urina2 azul nas fraldas. É uma síndrome1 descrita faz pouco tempo, detalhada a partir de 1964.
[Mais...]
A amnésia1 é a falta de capacidade total ou parcial de lembrar-se de experiências. A amnésia1 dissociativa é provocada por um trauma psicológico de grande intensidade. Ela é mais frequente em mulheres que em homens, normalmente por terem passado ou testemunhado eventos muito traumáticos, como abusos, estupro, guerras, genocídio, acidentes, desastres naturais ou morte de um ente querido.
[Mais...]
A pelagra é uma doença sistêmica que resulta de grave deficiência de vitamina1 B3, também chamada niacina ou ácido nicotínico. Embora seja muito menos comum do que costumava ser, graças aos avanços na produção e na tecnologia de alimentos, ainda é um problema em muitos países em desenvolvimento.
[Mais...]
A doença de Scheuermann, também conhecida como cifose de Scheuermann, cifose juvenil ou doença discogênica juvenil, é uma condição caracterizada por uma hipercifose que envolve a coluna torácica e/ou toracolombar. A coluna torácica é mais comumente envolvida, embora o envolvimento também possa incluir a região toracolombar.
[Mais...]
A síndrome1 de Angelman é um distúrbio genético complexo, raro, que afeta principalmente o sistema nervoso2, causa deficiências de desenvolvimento e, às vezes, convulsões.
[Mais...]
O delirium1 é um distúrbio mental de causa orgânica, marcado por desorientação e confusão mental, no qual o paciente apreende incorretamente o ambiente à sua volta. A pessoa com delirium1 está sonolenta, inquieta e com medo de ocorrências imaginárias. O delirium tremens2 é uma forma grave de delirium1, na qual todo o corpo treme e que, além dos sintomas3 gerais, causa problemas súbitos e graves no cérebro4 e no sistema nervoso5.
[Mais...]
Aerofagia é o termo médico para a deglutição1 excessiva e repetitiva de ar. Todas as pessoas ingerem uma certa quantidade de ar ao longo do dia. Mas aquelas com aerofagia engolem tanto ar que têm o seu abdômen distendido, o que as leva a arrotar com frequência ou perturba seu estômago2, produzindo outros sintomas3 gastrointestinais desconfortáveis.
[Mais...]
O popular nariz entupido, cujo nome técnico é congestão nasal, é um sintoma1 muito comum de diversas afecções2 do sistema respiratório3 superior, embora existam também outras causas. Ele consiste em que a passagem normal de ar inspirado ou expirado fique total ou parcialmente obstruída, de forma temporária, e a pessoa tenha que respirar pela boca4.
[Mais...]
A doença de Hartnup é uma condição genética rara que envolve um erro inato do metabolismo1 de aminoácidos. Como esses aminoácidos aumentados podem ser detectados na urina2, a condição é também referida como aminoacidúria.
[Mais...]
|