AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A leucoplasia1 é a condição em que se formam espessamentos e manchas brancas na gengiva, no interior das bochechas, no fundo da boca2 e, às vezes, na língua3. Mais raramente, lesões4 semelhantes ocorrem também na mucosa5 genital.
[Mais...]
O envenenamento pelo CO ocorre tipicamente pela inalação do gás em níveis excessivos. Os efeitos tóxicos do CO são conhecidos desde a história antiga, mas a percepção de que a hemoglobina1 seja afetada pelo CO foi determinada em 1857.
[Mais...]
A mastocitose sistêmica é uma neoplasia1 mieloproliferativa (proliferação de células da medula óssea2), distúrbio que resulta em um número excessivo de mastócitos3 no corpo, incluindo a medula óssea4, pele5, trato gastrointestinal, fígado6 e baço7.
[Mais...]
O pseudotumor cerebral, também conhecido como hipertensão1 intracraniana idiopática2, é um distúrbio da pressão elevada do fluido espinhal no cérebro3. É importante reconhecer rapidamente essa condição porque ela pode levar à perda progressiva e permanente da visão4 ao longo de algum tempo. Apesar de ser dita benigna, deve-se distingui-la da hipertensão1 intracraniana maligna, causada por tumores cerebrais.
[Mais...]
A eritrocitose nem sempre é uma doença em si mesma, mas a manifestação de doenças subjacentes. Em alguns casos é uma resposta fisiológica1 do organismo à privação de oxigênio. É uma condição na qual o corpo produz eritrócitos2 (glóbulos vermelhos) em excesso. Ter muitas dessas células3 pode tornar o sangue4 mais espesso do que o normal e levar a coágulos sanguíneos e outras complicações.
[Mais...]
A maioria das dores de cabeça1 não é resultado de uma doença grave, mas algumas poucas podem apresentar uma condição com risco de vida que exige cuidados de emergência2. Por isso, toda dor de cabeça1 deve ser deve ser avaliada por um médico experiente.
[Mais...]
A caquexia1 é uma condição médica que causa extrema perda de peso e de massa muscular. Ela não é uma doença em si, mas um sintoma2 de muitas condições médicas crônicas, como câncer3, insuficiência renal4 crônica, HIV5 e esclerose múltipla6, entre outras.
[Mais...]
A doença de Whipple é uma rara infecção1 bacteriana sistêmica, causada pela bactéria2 Tropheryma whipplei, que afeta sobretudo o sistema digestivo3 e as articulações4.
[Mais...]
As arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, os quais incluem o vírus1 da dengue2, Zika vírus1, vírus1 da febre3 chikungunya, da febre3 Mayaro e da febre amarela4. Elas apresentam sintomas5 muito semelhantes e devem ser diferenciadas.
[Mais...]
A febre1 Mayaro, também chamada poliartrite epidêmica, é uma doença viral aguda, endêmica na América Central e do Sul, inclusive no Brasil (principalmente na região amazônica), que compartilha algumas semelhanças clínicas com a dengue2 e a chikungunya.
[Mais...]
A síndrome1 do desfiladeiro torácico é um quadro clínico que engloba diversas doenças. Devido à complexidade anatômica da região e à profusão das estruturas que transitam por ela, há a possibilidade de que ocorra um aumento da pressão sobre algumas dessas estruturas, devido à compressão de nervos, artérias2 ou veias3 na passagem delas do tórax4 para a axila.
[Mais...]
Os acidentes vasculares1 cerebrais habitualmente são eventos que ocorrem em pessoas adultas a partir da 5ª década da vida. Os jovens representam 10% a 14% dos pacientes. Embora mais comum em adultos, o AVC também ocorre mesmo em recém-nascidos, lactentes2 e crianças, resultando em morbidade3 e mortalidade4 significativas. O AVC em jovens vem aumentando no Brasil.
[Mais...]
Um câncer1 de mama2 triplo negativo significa que os três tipos mais comuns de receptores celulares conhecidos por estimular o crescimento do tumor3 mamário, o estrogênio, a progesterona e HER-2 ("Human epidermal growth factor receptor-type 2", ou seja, Receptor tipo 2 do fator de crescimento epidérmico humano) não estão presentes.
[Mais...]
A artrite1 enteropática é um tipo de artrite1 que pode se desenvolver em pessoas com doença inflamatória intestinal, como colite2 ulcerativa ou doença de Crohn3, por exemplo. Ela pertence a uma família de doenças chamadas espondiloartropatias soronegativas, que incluem espondilite anquilosante, artrite1 psoriásica e artrite1 reativa.
[Mais...]
A Síndrome1 de Horner, ou Síndrome1 de Horner-Bernard ou, ainda, paralisia2 óculo-simpática, é uma rara combinação de sinais3 e sintomas4 causada quando um grupo de nervos, conhecido como tronco simpático5, é danificado, geralmente causando interrupção de uma via nervosa do cérebro6 até a face7 e os olhos8 de um lado do corpo.
[Mais...]
Linfadenite1 é a inflamação2 ou aumento de volume de um ou mais linfonodos3. A linfadenite1 pode afetar um único nódulo4 (linfadenopatia localizada), um grupo de nódulos (linfadenopatia regional) ou pode ser generalizada. O início e o curso da linfadenite1 podem ser agudos, subagudos ou crônicos, conforme sua causa.
[Mais...]
As anormalidades do andar são padrões anormais e incontroláveis de marcha, de causas genéticas e/ou outras adquiridas, como, por exemplo, doenças ou lesões1. Elas podem se dever a músculos2, ossos ou nervos das pernas anormalmente afetados.
[Mais...]
A esferocitose nem sempre é uma doença em si mesma, mas a manifestação de doenças subjacentes. É uma condição herdada ou adquirida que causa uma anormalidade na membrana das hemácias1, transformando-as em esferócitos2, ou seja, glóbulos vermelhos em forma de esfera, em vez de sua forma normal, de disco.
[Mais...]
A anemia hemolítica1 é uma condição em que a hemólise2 acontece com muita rapidez ou com muita frequência. Ela ocorre quando se tem um baixo número de glóbulos vermelhos devido a muita hemólise2 no corpo, que então não consegue repor esses glóbulos na velocidade necessária. Existem muitos tipos de anemia hemolítica1 diagnosticadas com base na sua causa subjacente.
[Mais...]
A ancilostomose ou ancilostomíase, em homens (existe também em animais), é uma parasitose intestinal muito comum, causada por nematoides. É mais comum em regiões ou países com baixas condições sanitárias, sendo responsável por mais de 740 mil pessoas infectadas em todo o mundo.
[Mais...]
Macrocitose é o aumento de volume dos glóbulos vermelhos, que ficam maiores que o normal. Ela não é uma doença específica, mas pode indicar um problema subjacente que requer avaliação e cuidados médicos. Na macrocitose, a quantidade de hemoglobina1 no sangue2 aumenta em proporção com o aumento do tamanho das células3 vermelhas.
[Mais...]
Reticulocitose é uma condição anômala do tecido1 sanguíneo, caracterizada pelo aumento na contagem dos reticulócitos circulantes, condição essa reputada entre os mais simples e os mais confiáveis sinais2 hematológicos da produção acelerada de eritrócitos3. Se uma pessoa tiver anemia4, a percentagem de reticulócitos será aumentada se a medula óssea5 tiver capacidade de produzir novas células sanguíneas6.
[Mais...]
A potomania1 é um problema psicológico caracterizado pela necessidade permanente e incontrolável (obsessiva) de beber água. As pessoas afetadas por esse distúrbio podem beber até 10 litros de água por dia, enquanto a média é de 1,5 litros.
[Mais...]
A trombose1 hemorroidária é um evento que ocorre predominantemente nas hemorroidas2 externas, caracterizada pela formação aguda de trombos3 nos vasos hemorroidários e desenvolvimento de nódulos de coloração arroxeada na margem anal, com edema4 associado. As hemorroidas2 trombosadas não são consideradas perigosas, mas podem ser bastante dolorosas.
[Mais...]
As doenças das artérias1, ou doenças arteriais, são doenças vasculares2 que afetam as artérias1 do corpo, que são os vasos que transportam sangue3 rico em oxigênio do coração4 para os tecidos do organismo. As artérias1 são vasos vitais para a circulação5 do sangue3, daí a importância que assumem as doenças arteriais, que geralmente bloqueiam a condução do sangue3 do coração4 para o resto do corpo.
[Mais...]
|