AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A síndrome1 de Fanconi é uma síndrome1 rara, caracterizada por ser uma tubulopatia renal2 proximal3 na qual há um distúrbio na reabsorção de glicose4, aminoácidos, fosfato, bicarbonato e potássio, além de observar-se proteinúria5 tubular, concentração urinária deficiente e distúrbios no processo de acidificação da urina6.
[Mais...]
Adenomas são tumores benignos do tecido1 glandular, como a mucosa2 do estômago3, intestino delgado4 e cólon5, por exemplo, no qual as células6 tumorais formam estruturas semelhantes a glândulas7. Esses tumores podem ter origem em diferentes locais do corpo, incluindo as glândulas7 do cólon5, seios8, pulmões9, garganta10 e hipófise11.
[Mais...]
Tremores são movimentos musculares involuntários, rítmicos e persistentes, que envolvem abalos oscilatórios de uma ou mais partes do corpo. É o mais comum de todos os movimentos involuntários e pode afetar as mãos1, braços, cabeça2, face3, cordas vocais4, tronco e pernas, mas a maioria dos tremores ocorre nas mãos1.
[Mais...]
Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência mole, mas capazes de manter sua forma de tubo ligeiramente alongado, semelhante a uma salsicha, por exemplo, que não causem dor ou dificuldade ao evacuar. Além disso, devem ser de cor marrom e pastosa, com odores peculiares, variáveis para cada pessoa.
[Mais...]
A testosterona é um dos hormônios mais conhecidos do corpo humano1, fundamental tanto para os homens quanto para as mulheres, embora mais importante para os primeiros. É o principal hormônio2 masculino. Nas mulheres, a testosterona existe em menor quantidade que nos homens. O nível ideal de testosterona circulando na corrente sanguínea varia muito de pessoa para pessoa e depende de diversos fatores, como a idade, por exemplo, e pode sofrer alterações durante um mesmo dia.
[Mais...]
A Síndrome1 de Pallister-Hall é uma doença genética extremamente rara, que acarreta muitas alterações no desenvolvimento neuropsicomotor já aparentes no momento do nascimento. Ela é caracterizada pela presença de hamartomas2 hipotalâmicos que podem ser vistos como uma massa no assoalho do terceiro ventrículo.
[Mais...]
Prisão de ventre ou constipação1 intestinal é um distúrbio caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar. Ela acontece quando os movimentos do intestino se tornam difíceis ou menos frequentes e a pessoa tem fezes muito ressecadas, que exigem um esforço muito grande na hora de evacuar, associado a uma sensação de desconforto.
[Mais...]
A água representa 60% do peso corporal. A constância desse percentual depende dos mecanismos de ingesta e eliminação da água. Quando o corpo não elimina a água de forma normal e ela fica acumulada, dá-se um transtorno denominado de retenção de líquidos.
[Mais...]
A Doença de Kawasaki, também chamada de Síndrome1 de Kawasaki ou síndrome1 dos linfonodos2 mucocutâneos, é uma doença rara, caracterizada pela inflamação3 dos vasos sanguíneos4 ('vasculite5 generalizada') e que, em particular, danifica as artérias coronárias6 que fornecem sangue7 ao coração8.
[Mais...]
A distrofia1 simpático2 reflexa (RSD, sigla em inglês) também é conhecida por síndrome3 dolorosa complexa regional. Trata-se de um distúrbio que causa dor repentina intensa e inchaço4, geralmente em um braço ou perna, às vezes sem causa aparente, e que dura meses ou tempo maior.
[Mais...]
A glândula1 hipófise2 ou pituitária é considerada a principal glândula1 endócrina do corpo humano3 porque, como uma regente, ela controla a funcionamento de todas as outras. Os motivos que levam ao crescimento irregular da glândula1 (tumor4) ainda não são conhecidos.
[Mais...]
As drogas ototóxicas são aquelas capazes de lesar estruturas da orelha interna1, impactando negativamente suas funções auditiva e do equilíbrio. Remédios antibióticos, para o câncer2, para hipertensão arterial3, para doenças neurológicas e mesmo alguns considerados mais inofensivos, como o AAS (Aspirina), podem causar zumbido e perda auditiva.
[Mais...]
Atopia é a tendência pessoal ou familiar para a produção de anticorpos1 em resposta a doses baixas de alergenos2, normalmente proteínas3, que em consequência conduzem ao desenvolvimento de sintomas4 como a asma5, rinite6 e/ou eczema7 / dermatite8 alérgica.
[Mais...]
Um oncocitoma é um tumor1 constituído por oncócitos, células2 epiteliais caracterizadas por uma grande quantidade de mitocôndrias3, resultando em um citoplasma4 granular acidofílico abundante. As células2 e o tumor1 que elas compõem são geralmente benignos, mas às vezes podem ser pré-malignos ou malignos.
[Mais...]
A eritromelalgia é uma condição médica rara, aguda ou crônica, que afeta principalmente os pés e, menos comumente, as mãos1, caracterizada por calor, vermelhidão e dor intermitente2 nas extremidades. Embora geralmente afete os dois lados do corpo, às vezes pode ocorrer em apenas um deles.
[Mais...]
A cefaleia1 orgástica, ou cefaleia1 copulogênica, é um tipo raro de dor de cabeça2 que ocorre apenas durante a atividade sexual, de modo especial durante ou imediatamente antes ou após o orgasmo. Essa dor de cabeça2 é dita primária quando não é causada por nenhuma outra condição ou distúrbio. Às vezes, as dores de cabeça2 durante o sexo podem resultar de alguma condição patológica e, nesse caso, são dores de cabeça2 ditas secundárias.
[Mais...]
A pericondrite é uma infecção1 que acomete o tecido conjuntivo2 que envolve a cartilagem3 do pavilhão auricular e/ou o canal auditivo. Normalmente, ela atinge toda a orelha4, com exclusão do lóbulo, que não possui cartilagem3.
[Mais...]
Na proptose ocular, os olhos1 parecem saltar para fora da órbita, devido a um aumento no volume do tecido2 atrás deles. O termo proptose descreve a protusão para diante de qualquer órgão que é deslocado para a frente, enquanto a exoftalmia se refere apenas aos olhos1.
[Mais...]
O termo consciência é usado em diversos sentidos, por vários autores, em diversos contextos. Há, na verdade, um uso médico, um uso filosófico, um uso religioso e um uso ético. A questão é tão importante que a língua1 inglesa tem dois termos para diferenciar dois tipos de consciência: conscience que é a consciência em seu sentido moral e consciounessess para se referir ao seu sentido psiconeural. Em português, apenas se dispõe de um mesmo termo para atender a esses dois significados, o que gera uma certa confusão.
[Mais...]
Um hamartoma1 é um tumor2 não-canceroso (benigno) constituído pela mistura anormal de tecidos e células3 normais da área em que cresce. Os hamartomas4 podem crescer em qualquer parte do corpo, incluindo pescoço5, rosto e cabeça6. Em alguns casos, eles crescem internamente em locais como coração7, cérebro8 e pulmões9 e são, por isso, de mais difícil detecção.
[Mais...]
O pseudocisto pancreático é o desenvolvimento no pâncreas1 de um saco cheio de enzimas pancreáticas, sangue2 e tecido3 necrótico, envolvido por uma cápsula fibrosa e tecido de granulação4 que aparece secundariamente a uma infecção5. Os pseudocistos podem ser únicos ou múltiplos, de tamanhos variados e podem se formar dentro e fora do pâncreas1, e é tecnicamente diferente de um cisto verdadeiro.
[Mais...]
A síndrome1 respiratória aguda grave (SARS) é uma forma grave de pneumonia2 que causa desconforto respiratório agudo3 (dificuldade respiratória grave) e, às vezes, morte.
[Mais...]
A alergia1 ao amendoim é um tipo de alergia1 alimentar. Nos Estados Unidos, onde o amendoim é um alimento bastante usado, esta alergia1 é uma das causas mais comuns de ataques alérgicos graves que podem mesmo ser fatais (anafilaxia2). Mesmo pequenas quantidades de amendoim podem causar uma reação séria em pessoas predispostas.
[Mais...]
A tuberculose1 é uma doença infecciosa causada pela bactéria2 Mycobacterium tuberculosis, que se propaga pelo ar e pode atingir qualquer órgão ou tecido3 do organismo, mas, mais frequentemente, atinge os pulmões4 (84% dos casos). A tuberculose1 miliar é um tipo de tuberculose1 que acontece quando grande número de bactérias se desloca pela corrente linfática ou sanguínea e se dissemina pelo corpo, atingindo vários órgãos.
[Mais...]
A osteopetrose (literalmente "osso de pedra"), também conhecida como doença dos ossos de mármore ou doença de Albert Schönberg, é uma desordem hereditária extremamente rara (1/20.000 bebês1 e 1/200.000 adultos) na qual ocorre um endurecimento anormal dos ossos e um crescimento deles de maneira deformada.
[Mais...]
|