AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
A arterite de células gigantes1 (por vezes chamada de arterite temporal) é uma vasculite2 (inflamação3 dos vasos) que afeta pricipalmente o revestimento interno das artérias4. Na maioria dos casos são as artérias4 da cabeça5, especialmente das têmporas, que são afetadas.
[Mais...]
A obstrução da carótida, também chamada doença oclusiva da carótida ou estenose1 carotídea, ocorre quando uma ou ambas as artérias2 carótidas3 são estreitadas ou bloqueadas. Essas artérias2 são as principais responsáveis pelo fluxo de sangue4 para o cérebro5.
[Mais...]
A polipose adenomatosa familiar é um distúrbio em que há a formação de um grande número de pólipos1 (centenas a milhares) no intestino grosso2 (cólon3 e reto4). Os pólipos1 de intestino do tipo adenomatoso devem ser vistos como lesões5 pré-cancerosas, daí a importância de seu diagnóstico6 e tratamento precoces, antes de se malignizarem.
[Mais...]
A síndrome serotoninérgica1 (ou síndrome da serotonina2) é uma reação grave, potencialmente fatal, ao uso de medicamentos serotoninérgicos. Os casos mais severos são causados pela combinação de dois ou mais desses fármacos.
[Mais...]
As fezes podem conter sangue1 misturado a elas, detectado de três formas diferentes: (1) sangue1 vivo, (2) sangue1 digerido e misturado às fezes (borra de café) e (3) sangue1 inaparente, só detectável em laboratório.
[Mais...]
Miopatia1 é a designação genérica de várias afecções2 e doenças musculares. São enfermidades musculares alheias a qualquer distúrbio da inervação ou da junção neuromuscular3. Nelas, as fibras musculares4 não funcionam normalmente, o que resulta em sintomas5 de diversas naturezas.
[Mais...]
A rabdomiólise1 é a morte (lise2) das fibras musculares3 devido a uma lesão4 muscular direta ou indireta, com liberação do conteúdo das fibras para a corrente sanguínea. Essas lesões5 se devem a fatores físicos, químicos ou biológicos. Trata-se de uma síndrome6 grave, que pode conduzir a diversas complicações.
[Mais...]
O sangue1 pode aparecer na urina2 originalmente misturado a ela ainda no aparelho urinário3 ou como uma contaminação da amostra examinada por um sangramento originado de outros órgãos. A primeira dessas situações é conhecida medicamente como hematúria4.
[Mais...]
A nasofaringite é uma doença infecciosa viral ou (raramente) bacteriana contagiosa1, do sistema respiratório2 superior. É uma das doenças infecciosas mais comuns em humanos, sobretudo em crianças, adolescentes e adultos jovens.
[Mais...]
A acidose1 láctica2 é causada pelo acúmulo de ácido lático no corpo e é uma forma distinta de acidose metabólica3. A hipóxia4 e hipoperfusão teciduais forçam as células5 a metabolizar a glicose6, anaerobicamente, e isso resulta na formação de ácido láctico.
24>
[Mais...]
Uma fístula1 é qualquer passagem em forma de tubo que comunica anormalmente dois órgãos internos ou que conduzem de um órgão interno para a superfície do corpo.
[Mais...]
A doença de Lyme é uma doença infecciosa transmitida por carrapatos. Ela recebeu esse nome por conta dos diversos casos que ocorreram em 1997, na cidade de Lyme, em Connecticut (EUA).
[Mais...]
As úlceras1 de perna são feridas das extremidades inferiores das pernas, que na maior parte dos casos se localizam no terço inferior delas, na parte interna, acima dos tornozelos.
[Mais...]
Poliarterite nodosa, panarterite nodosa, periarterite nodosa ou doença de Kussmaul-Meier é uma doença rara, uma inflamação1 das artérias2 de médio e pequeno calibres que se tornam inchadas e danificadas devido a um ataque de células3 autoimunes4, levando à formação de nódulos nestes vasos que, quando na superfície, podem ser vistos ou palpados na pele5.
[Mais...]
As diarreias consistem no aumento do número de evacuações, geralmente com fezes amolecidas ou líquidas. Os vírus1 que mais causam diarreia2 são os Rotavírus (50% dos casos) e os Adenovírus (30% dos casos).
[Mais...]
Chama-se poliartrite qualquer tipo de artrite1 que envolva cinco ou mais articulações2.
[Mais...]
A ferritina é a mais importante proteína de reserva de ferro no organismo. É responsável por armazenar o metal e liberá-lo de forma controlada no organismo, agindo assim como um regulador contra a deficiência ou a sobrecarga de ferro no organismo.
[Mais...]
A polimialgia reumática é um distúrbio inflamatório que causa dor, fraqueza e rigidez em várias partes do corpo, principalmente ombros, pescoço1, braços, coxas2, quadris e região lombar3 inferior.
[Mais...]
Edema1 é o termo médico usado para referir-se à retenção de fluidos no corpo, isto é, acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo2, tornando-os inchados.
[Mais...]
Inflamação1 (do latim: inflammatio = atear fogo) ou processo inflamatório é uma reação do organismo a uma infecção2 ou lesão3 dos tecidos e faz parte das defesas do indivíduo.
[Mais...]
Hepatomegalia1 é o aumento anormal do tamanho do fígado2. Geralmente indica a existência de uma hepatopatia (doença do fígado2) grave. No entanto, muitos indivíduos com hepatopatia podem apresentar um fígado2 de tamanho normal ou mesmo menor do que o normal.
[Mais...]
Alotriofagia, também chamada de pica ou picanismo, é uma condição rara, caracterizada pela compulsão a comer substâncias que apesar de não terem nenhum valor nutritivo continuam a ser ingeridas pelo portador desta condição. A denominação pica vem do latim e significa pega, um pássaro do hemisfério norte conhecido por comer quase tudo o que encontra pela frente.
[Mais...]
O neuroma1 acústico (ou neurinoma acústico ou schwannoma vestibular2) é um tumor3 benigno incomum, geralmente de crescimento lento, que afeta o nervo acústico (oitavo par craniano), também denominado nervo vestibulococlear, que conduz os estímulos auditivos desde o ouvido interno4 até o cérebro5.
[Mais...]
A doença de Gaucher é uma doença em que ocorre um acúmulo de glicocerebrosídeos1 em vários órgãos do corpo, prejudicando o funcionamento deles. Ela foi descrita originalmente pelo médico francês Philippe Gaucher, em 1882.
[Mais...]
A anemia1 de Fanconi é uma forma rara de anemia1 que afeta crianças e adultos de todos os grupos étnicos e não deve ser confundida com a síndrome2 renal3, também descrita por Fanconi e que, igualmente, leva o seu nome.
[Mais...]
|