AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Acidose1 é a condição em que os fluidos corporais contêm muito ácido. A acidez do sangue2 é medida pela determinação do seu pH. O pH normal do sangue2 deve ficar em torno de 7,4.
[Mais...]
Alcalose1 é a condição causada por um excesso de substâncias básicas (alcalinas) nos fluidos corporais, motivando um pH sanguíneo elevado. O pH normal do sangue2 gira em torno de 7,45.
[Mais...]
A doença de Tay-Sachs é uma doença genética rara, autossômica1 recessiva. Na sua variante mais comum (Tay-Sachs infantil), provoca uma deterioração progressiva das células nervosas2 e de habilidades físicas e mentais, a qual começa nos primeiros meses de vida e geralmente resulta em morte em torno dos quatro anos de idade.
[Mais...]
Anquilose1 ou ancilose (do grego: ἀγκύλος = dobrado, curvado) é uma rigidez completa ou parcial de uma articulação2 devido à aderência e rigidez dos ossos dessa articulação2, o que pode ser o resultado de uma lesão3 ou doença.
[Mais...]
A toxoplasmose1 é uma doença infecciosa causada pelo protozoário2 Toxoplasma gondii, transmitida por animais como suínos, bovinos, caprinos, aves, animais silvestres, gatos e a maioria dos vertebrados terrestres homeotérmicos3. Quando acomete mulheres grávidas, a toxoplasmose1 pode acarretar abortos e nascimento de fetos malformados.
[Mais...]
A dengue1 é uma enfermidade causada por um vírus2 que pode hospedar-se no homem, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o qual tem quatro tipos imunológicos, DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, que podem produzir viremias (derramamentos de vírus2 no sangue3), provocando a doença que tem cerca de sete dias de duração. Sobretudo nos meses de verão, a dengue1 pode assumir proporções alarmantes, constituindo verdadeiras epidemias.
[Mais...]
A hipotensão1 ortostática, também chamada hipotensão1 postural, é uma forma de pressão arterial2 baixa que acontece quando a pessoa se põe de pé a partir da posição sentada ou deitada. Em geral, a hipotensão1 ortostática dura de apenas alguns segundos a poucos minutos.
[Mais...]
A esplenomegalia1 (do grego splenikós = baço2 e megalos = grande) consiste no aumento do volume do baço2, que normalmente pesa em torno de 150 gramas e tem até 11 centímetros de comprimento em seu maior eixo. O baço2 é um órgão esponjoso, responsável pela produção, armazenamento, controle e destruição de células3 do sangue4.
[Mais...]
Glomerulonefrite1 é a inflamação2 difusa dos glomérulos renais3. As glomerulonefrites podem ser oriundas do próprio glomérulo4 (glomerulonefrites primárias) ou serem repercussões sobre eles de enfermidades sistêmicas (glomerulonefrites secundárias).
[Mais...]
A hipercalcemia é uma condição em que o nível de cálcio no sangue1 está acima do normal. Esse nível pode subir por uma ingestão excessiva, por uma maior absorção, pela liberação do cálcio de seus depósitos naturais como os ossos, por exemplo, e por distúrbios endocrinológicos.
[Mais...]
A doença de Paget é uma doença em que ocorre uma reabsorção óssea patológica, seguida por uma remodelação, localizada em um ou alguns ossos, que leva a um novo tecido ósseo1. Esta destruição e formação óssea compensatória conduz a uma nova estrutura do osso, que é mais volumosa, mais fraca, menos compacta e mais vascular2 que um osso normal.
[Mais...]
A cólera1 é uma doença infecciosa aguda que afeta o intestino dos seres humanos, cuja toxina2 potente provoca uma intensa diarreia3.
[Mais...]
Polimialgia é uma dor sentida ao mesmo tempo em vários músculos1. A polimialgia reumática é uma doença inflamatória que causa dor e rigidez muscular, especialmente nos ombros, mas também em outros músculos1.
[Mais...]
As dores nas pernas podem acontecer em qualquer faixa etária, sendo mais frequentes nos idosos. Elas podem se dever ao excesso de esforço físico, a um problema local como as provocadas por varizes1, por exemplo, ou serem reflexo de doenças sistêmicas.
[Mais...]
Dispepsia1 (do grego: dys = ruptura ou dificuldade + pepse = digestão2) é um problema digestivo comum. O termo designa a dificuldade de digestão2, popularmente conhecida como má digestão ou "indigestão".
[Mais...]
Gastrinomas são tumores que produzem quantidades excessivas do hormônio1 gastrina2, o qual estimula o estômago3 a segregar maior quantidade de ácido e enzimas, provocando úlceras4 pépticas. Eles podem ser benignos ou malignos. Geralmente esses tumores são localizados no pâncreas5, mas também podem acontecer em outras localizações.
[Mais...]
A síncope1, ou desmaio, é uma perda brusca e transitória da consciência e da força muscular, associada à incapacidade de manter-se de pé, caracterizada por um rápido início e curta duração, com recuperação espontânea.
[Mais...]
A osteíte é o termo geral usado para inflamação1 do osso, a qual quase sempre acomete também a medula óssea2 e é chamada, por isso, de osteomielite3 (do grego osteos = osso + myelós = medula4 + -ite = inflamação1).
[Mais...]
Chama-se insuficiência1 vertebrobasilar a uma rápida diminuição da irrigação sanguínea no território da artéria basilar2, por compressão da artéria vertebral3 na altura das vértebras cervicais4, entre C1 e C7, gerando sintomas5 que no seu conjunto são conhecidos por síndrome6 vertebrobasilar.
[Mais...]
Síncope1, ou desmaio, é uma perda transitória da consciência e da força muscular, associada à incapacidade de manter-se de pé, caracterizada por um início brusco e de curta duração, com recuperação espontânea. Os termos populares "desmaio" ou "desfalecimento" são sinônimos muito utilizados do termo médico síncope.
[Mais...]
Abscesso1 cerebral é uma coleção purulenta2 encapsulada que se forma no interior do parênquima3 cerebral. Ele pode ser único ou se distribuir em vários focos numa determinada região ou disseminar-se por todo o cérebro4.
[Mais...]
O mesotelioma é um tipo raro de tumor1 que ocorre nas camadas médias da pleura2, do pericárdio3, do peritônio4 e da túnica vaginal do testículo5. Esse tumor1 pode ser benigno ou maligno, mas o tipo benigno é muito raro e não parece ter a mesma origem do tumor1 maligno.
[Mais...]
Define-se como hemorragia digestiva alta1 aquela hemorragia2 que se origina das partes superiores do trato digestivo (boca3, faringe4, esôfago5, estômago6 e duodeno7). Em sua forma aguda é uma emergência8 que implica em risco potencial de vida. É cerca de quatro vezes mais comum que o sangramento do trato digestivo inferior e é uma das principais causas de morbidade9 e mortalidade10.
[Mais...]
A síndrome1 de Alport é uma doença genética caracterizada por provocar a perda progressiva da função renal2 e auditiva, que também pode afetar o sistema visual.
[Mais...]
A esporotricose é também conhecida como "doença do jardineiro de rosas", pois as rosas podem espalhar essa doença. Ela é uma doença fúngica1 que geralmente afeta a pele2, embora outras formas raras possam afetar vasos linfáticos, pulmões3, articulações4, ossos e até mesmo o cérebro5.
[Mais...]
|