Nariz entupido - o que fazer?
O que é nariz1 entupido?
O popular “nariz entupido”, cujo nome técnico é congestão nasal, é um sintoma2 muito comum de diversas afecções3 do sistema respiratório4 superior, embora existam também outras causas. Ele consiste em que a passagem normal de ar inspirado ou expirado fique total ou parcialmente obstruída, de forma temporária, e a pessoa tenha que respirar pela boca5. O nariz1 entupido não é uma doença, mas sim uma manifestação clínica de alguma doença subjacente, geralmente rinite6 e/ou sinusite7.
Quais são as causas mais comuns do entupimento do nariz1?
Quase sempre (mas não unicamente) o nariz1 entupido ocorre quando os tecidos e vasos sanguíneos8 nasais e adjacentes ficam inchados com excesso de líquido.
O nariz1 entupido pode ser causado por qualquer coisa que irrite ou inflame os tecidos nasais, como infecções9 e alergias. Entre as primeiras, são causas frequentes de congestão nasal os resfriados, gripes ou sinusites. Às vezes, o nariz1 entupido pode ser causado por uma rinite6 vasomotora devido a substâncias irritantes, como fumaça de cigarro ou de escapamentos de carros e odores muito fortes.
Mais raramente, a congestão nasal pode ser causada por desvio de septo ou por um tumor10 endonasal. Paradoxalmente, a obstrução nasal pode também ser causada pelo uso excessivo de spray nasal descongestionante, num efeito rebote. Certos tipos de alimentos apimentados ou medicamentos, como os usados para tratar a pressão alta, podem implicar em entupimento do nariz1. Outra razão que ocasionalmente pode obstruir a respiração é a presença de corpo estranho no nariz1.
Leia sobre "Resfriado", "Gripe11", "Rinite6", "Rinite6 vasomotora", "Alergia12 respiratória" e "Sinusite7".
Qual é o substrato fisiológico13 do nariz1 entupido?
Como o entupimento nasal frequentemente vem acompanhado de coriza14, muitas pessoas pensam que é o excesso de muco produzido na cavidade nasal15 que causa o entupimento do nariz1, mas isso não é verdadeiro. O muco atrapalha, tanto que quando se assoa o nariz1, há uma sensação de melhora temporária da congestão. Porém, a verdadeira causa do espaço diminuído na passagem da cavidade nasal15 é um edema16 (inchaço17) das mucosas18, causado por inflamação19 e ingurgitamento dos vasos sanguíneos8 dessa região.
O ato de respirar é, durante a maior parte do tempo, involuntário e inconsciente. Quando o nariz1 está entupido, a dificuldade de passar o ar pela cavidade nasal15 faz com que haja perda dessas duas características - involuntário e inconsciente -, o que deixa o paciente bastante incomodado.
Quais são as principais características clínicas do nariz1 entupido?
A constipação20 nasal na maioria dos casos não é um problema grave, mas costuma ser muito incômoda e pode ser grave para crianças cujo sono é perturbado pela congestão nasal ou para bebês21 que, como resultado, podem ter dificuldade em se alimentar. A coriza14 é comum, mas nem sempre está presente nos casos de congestão nasal.
Como tratar o nariz1 entupido?
Nem sempre é bastante tratar apenas os sintomas22, sendo importante reconhecer e eliminar a sua causa. Em geral é preciso também afastar o paciente de estímulos causadores (fumaça, poluição, poeira, etc.) para se conseguir desentupir o nariz1, o que, no entanto, nem sempre é possível.
Por outro lado, quando a congestão nasal está sendo provocada por uma virose respiratória, não há o que se fazer diretamente contra a infecção23.
Algumas medidas simples podem ser tomadas pelo próprio paciente:
- Usar um umidificador, que fornece uma maneira rápida e fácil de reduzir a dor sinusal e aliviar o nariz1 entupido
- Tomar um banho quente e prolongado. O vapor do banho ajuda a diluir o muco no nariz1 e reduzir a inflamação19
- Manter-se hidratado, porque os líquidos ajudam a diluir o muco nasal
- Usar um spray com solução salina (água salgada), que pode aumentar a umidade das narinas, ajudando a diluir o muco nas passagens nasais
- Drenar os seios nasais24, lavando as narinas
- Usar uma compressa quente sobre o nariz1 e a testa várias vezes por dia. O calor pode proporcionar conforto contra qualquer dor e ajudar a aliviar a inflamação19 nas narinas
- Usar um desses descongestionantes habitualmente vendidos, mas por período curto de tempo, evitando-se assim efeito rebote
- Tomar anti-histamínicos ou remédios para alergias
Como prevenir o nariz1 entupido?
A pessoa afetada deve evitar:
- Ficar em locais com aquecimento ou ar-condicionado, pois eles ressecam muito o ar e as mucosas18, causando irritação das mesmas
- Não é indicado usar Vick Vaporub ou qualquer outra solução que contenha odores fortes, eles podem ser irritantes para as vias respiratórias, principalmente de crianças pequenas
- Evitar banhos de piscina durante as crises, pois o cloro pode irritar a mucosa25 nasal e reforçar os sintomas22
- À noite, manter a cabeça26 um pouco mais alta que habitualmente, facilitando a respiração
Veja também sobre "Coriza14", "Asma27", "Alergia12 ocular", "Pólipos28 nasais" e "Diferença entre polipose nasal e pólipos28 nasais".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas dos sites da Mayo Clinic, do Johns Hopkins Medicine e da American Academy of Allergy Asthma & Immunology.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.