Infecções oportunistas
O que são infecções1 oportunistas?
Infecções1 oportunistas são infecções1 causadas por microrganismos que comumente estão presentes no corpo sem causar problemas, mas que se aproveitam da debilidade ocasional das defesas do organismo para causar dano.
Quais são as causas das infecções1 oportunistas?
As infecções1 oportunistas ocorrem principalmente em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, permitindo que microrganismos que vivem normalmente no corpo sem causar doenças causem uma infecção2 generalizada.
O sistema imunológico3 de uma pessoa pode estar debilitado por várias razões. As duas principais e mais incisivas são a contaminação pelo HIV4 e pessoas recebendo quimioterapia5. Outras razões podem ser um estado de debilidade física, ansiedade, depressão e uso de certos medicamentos.
Veja sobre "Infecção2 pelo HIV4", "AIDS", "Quimioterapia5", "Ansiedade" e "Depressão".
Qual é o mecanismo fisiológico6 das infecções1 oportunistas?
Normalmente todas as pessoas carregam no corpo muitas bactérias, protozoários7, fungos e vírus8 patógenos, mas que não causam doenças porque esses germes são controlados pelo sistema imunológico3. No entanto, se a infecção2 for muito massiva ou o sistema imune9 estiver enfraquecido pelo HIV4 ou por outra condição qualquer, esses germes podem ficar fora de controle e causar doenças, chamadas de infecções1 oportunistas. Essas infecções1 costumam ser muito graves e de difícil tratamento, e podem mesmo ser letais.
Quais são as principais características clínicas das infecções1 oportunistas?
As principais infecções1 oportunistas são:
- Infecções1 causadas por vírus8 Herpes simplex: uma infecção2 viral que pode causar lesões10 nos lábios, boca11, face12 e órgãos genitais. Em pessoas saudáveis, essas infecções1 são bastante comuns e sem gravidade, mas se a pessoa estiver contaminada pelo HIV4, podem ser muito mais frequentes e graves.
- Infecções1 causadas por Salmonella: infecção2 bacteriana que afeta os intestinos13 e causa, entre outros sintomas14, diarreia15 grave.
- Infecções1 por Cândida albicans (candidíase16): pode atingir a boca11, a garganta17, esôfago18 e órgãos genitais.
- Infecções1 pelo Toxoplasma gondii (toxoplasmose19): infecção2 protozoária que, no paciente imunodeprimido, pode ocorrer principalmente no cérebro20 e, menos frequentemente, na retina21, miocárdio22 e pulmões23. As lesões10 podem ser fatais.
- Infecções1 pelo Citomegalovírus24 (CMV): infecção2 viral que causa doença ocular e pode levar à cegueira.
- Infecção2 pelo Plasmodium (malária): sem complicações já é uma infecção2 grave, mas torna-se muito mais comum e mais grave em pessoas com infecção2 pelo HIV4.
- Infecções1 pelo Mycobacterium avium: infecção2 bacteriana que pode causar febres recorrentes, problemas intestinais, problemas com a digestão25 e grave perda de peso.
- Infecção2 pelo Pneumocystis (pneumonia26): é uma infecção2 fúngica27 que pode causar uma pneumonia26 fatal.
- Infecção2 pelo Mycobacterium tuberculosis (tuberculose28): infecção2 bacteriana que ataca os pulmões23 e pode causar meningite29.
Leia sobre "Herpes simples", "Salmonelose", "Candidíase16", "Toxoplasmose19", "Citomegalovírus24", "Malária", "Pneumocistose" e "Tuberculose28".
O HIV4 (AIDS) e as infecções1 oportunistas
Pela sua frequência e gravidade, as infecções1 oportunistas nos portadores do HIV4 têm uma importância especial. Quando uma pessoa é infectada pelo HIV4, o vírus8 começa a se multiplicar e a danificar o sistema imunológico3. Se a pessoa portadora de HIV4 não for adequadamente tratada (medicamentos anti-HIV4), a infecção2 pode gradualmente destruir o sistema imunológico3 e avançar para a AIDS.
Antes de termos disponíveis os medicamentos para manter sob controle a infecção2 pelo HIV4, as infecções1 oportunistas eram a principal causa de morte em pessoas com HIV4. Atualmente, os medicamentos conseguem reduzir o risco de infecções1 oportunistas.
Como o médico trata as infecções1 oportunistas?
Para pessoas com HIV4, a melhor proteção contra as infecções1 oportunistas é tomar regularmente, da maneira indicada, os remédios contra a reprodução30 do HIV4. Esses medicamentos também impedem que o HIV4 danifique o sistema imunológico3. Como os medicamentos contra o HIV4 são hoje amplamente usados, menos pessoas com este vírus8 têm infecções1 oportunistas. Caso a infecção2 oportunista ocorra, o tratamento dependerá de sua natureza.
Saiba também sobre "Bactérias", "Fungos", "Vírus8" e "Toxoplasmose19 ocular".
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.