AbcMed
A microtia é uma condição congênita1 (malformação2) em que a orelha3 não se desenvolve completamente durante o primeiro trimestre da gestação, resultando em um pavilhão auricular pequeno ou inexistente. Isso resulta em uma orelha3 deformada, que pode variar em gravidade, desde uma pequena abertura até sua completa ausência. Em cerca de 90% dos casos, apenas um lado é afetado (microtia unilateral), mas, em alguns casos, a microtia pode ocorrer em ambos os lados (microtia bilateral).
1 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
2 Malformação: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
3 Orelha: Sistema auditivo e de equilíbrio do corpo. Consiste em três partes
   [Mais...]

Faloplastia é a cirurgia que tem como objetivo construir ou reconstruir o pênis1. Comumente, essa cirurgia é usada para pessoas que desejam aumentar as dimensões de seu pênis1, tanto em comprimento como em espessura, e por aquelas que desejam realizar uma mudança de sexo, do feminino para o masculino. Normalmente, o pênis1 atinge seu tamanho definitivo por volta dos 21 anos. A média de tamanho do pênis1 ereto2 tida como normal para o homem brasileiro está entre 13 e 15 centímetros.
1 Pênis: Órgão reprodutor externo masculino. É composto por uma massa de tecido erétil encerrada em três compartimentos cilíndricos fibrosos. Dois destes compartimentos, os corpos cavernosos, ficam lado a lado ao longo da parte superior do órgão. O terceiro compartimento (na parte inferior), o corpo esponjoso, abriga a uretra.
2 Ereto: 1. Que se mantém erguido, levantado; erecto. 2. Que se encontra em equilíbrio ou aprumado. 3. Que endureceu, que se tornou túrgido.
   [Mais...]

A metafísica das enfermidades é uma abordagem filosófica que busca compreender as doenças para além das causas físicas e biológicas. Isto é, para além de seus componentes somáticos e psicológicos. Pode envolver a exploração de aspectos mais amplos da existência, como o significado da doença, seu impacto na vida das pessoas, o momento em que acontece e questões existenciais relacionadas ao significado atribuído à saúde1 e ao sofrimento.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

A anemia1 infantil refere-se a uma condição em que as crianças têm níveis de hemoglobina2 ou glóbulos vermelhos no sangue3 abaixo do esperado para a idade, o que leva a uma diminuição na capacidade do sangue3 de transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Crianças de 6 meses a 5 anos são consideradas anêmicas quando a hemoglobina2 está abaixo de 11g/dL (decilitro) de sangue3.
1 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
2 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

Cicatrização é o processo de reparação de um tecido1 lesionado, criando um tecido1 novo. Este processo ocorre principalmente na pele2 e exige que o corpo ative e produza grande número de componentes moleculares, celulares e bioquímicos, que agirão para reparar os tecidos. Essa recuperação muitas vezes não se realiza de modo integral e deixa uma cicatriz3 no local reparado. Uma cicatriz3 é uma marca que é deixada na pele2 após uma ferida ou uma lesão4 ter cicatrizado.
1 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Cicatriz: Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.
4 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
   [Mais...]

A relação entre emoções e órgãos é um tema complexo que tem sido abordado de modos diferentes em várias tradições culturais e sistemas de medicina ao longo da história. Embora haja uma falta de consenso sobre essa questão, tanto no pensamento científico quanto nas concepções populares, algumas ideias a respeito persistem e são usuais. Na medicina ocidental oficial, o mais comum é considerar que as emoções atuam sobre os órgãos, compartimentando o psicológico e o físico em dois setores separados e concebendo uma relação de causa e efeito entre eles.   [Mais...]
A vida animal existe porque há oxigênio na atmosfera. A oxidação é essencial à vida, mas produz também efeitos indesejáveis ​​e, entre eles, encontramos o chamado "estresse oxidativo". É um fato inevitável que as pessoas sempre vão oxidar, processo esse que produz espécies reativas de oxigênio (comumente chamados de radicais livres). Mas normalmente o organismo possui sistemas antioxidantes que neutralizam esses radicais livres. Estresse oxidativo é um estado de desequilíbrio, que se dá quando a produção de radicais livres resultantes da oxidação é excessiva e supera a capacidade do organismo de neutralizá-los através de substâncias antioxidantes, o que pode levar a danos celulares.   [Mais...]
São mais de 13.000 os termos novos que um médico ou estudante de medicina precisa conhecer para manejar a sua ciência. Este número é maior do que o contido no léxico de muitas línguas e seria impossível memorizar tudo se não fosse pela criação de uma linguagem especial. É com o intuito de facilitar a tarefa de memorizar esses termos que foi criada uma linguagem médica específica. Ela pode parecer difícil de compreender para o leigo, mas é essencial para os que atuam nas profissões médicas e paramédicas.   [Mais...]
Segundo a International Federation of Aromatherapists, a aromaterapia, também chamada de terapia com óleos essenciais, é “uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde1 do corpo e da mente”. Ela é, pois, uma prática terapêutica2 que utiliza os aromas de óleos essenciais extraídos de plantas para promover o bem-estar físico, mental e emocional.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
   [Mais...]

Os carotenoides são pigmentos solúveis em gordura1, responsáveis pelas cores vibrantes vermelha, laranja e amarela encontradas em muitas frutas e vegetais, além de algas e bactérias fotossintéticas. Existem mais de 600 tipos diferentes de carotenoides. Alguns dos mais conhecidos incluem o α-caroteno (alfa caroteno), o β-caroteno (beta caroteno), a luteína2, a zeaxantina e o licopeno. Esses compostos não apenas contribuem para o apelo visual de vários alimentos, mas também possuem propriedades antioxidantes que podem ser benéficas para a saúde3 humana.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
2 Luteína: Mesmo que xantofila. Pigmento amarelo encontrado em grande variedade de organismos; lipocromo. Originalmente isolado da gema do ovo, ocorre em inúmeras espécies vegetais e em penas de aves.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Mostrar: 10
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - Próximos » - >>
1 a 10 (Total: 2808)
  • Entrar
  • Receber conteúdos