AbcMed
Alucinógenos são um grupo diversificado de drogas que alteram a consciência de uma pessoa sobre o ambiente ao redor, bem como seus próprios pensamentos e sentimentos. Eles podem causar alucinações1 ou sensações e imagens que parecem reais, embora não sejam.
1 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
   [Mais...]

O ácido lisérgico, LSD ou dietilamida do ácido lisérgico, é um produto de efeito alucinógeno reconhecido. Ele não é produzido por nenhuma planta e sim fabricado em laboratórios. Portanto, é uma substância sintética e não uma substância natural. Sua estrutura química básica é semelhante a dos alcaloides do Ergot e está estruturalmente relacionada a vários outros medicamentos que podem bloquear a ação da serotonina no tecido1 cerebral.
1 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
   [Mais...]

O distúrbio de despersonalização pertence ao grupo dos chamados distúrbios dissociativos. É marcado por períodos de sentimento de estar desconectado ou desapegado de seu corpo e dos seus pensamentos. Essa sensação é acompanhada da sensação de estar desconectado do ambiente, dita desrealização, pelo que se costuma referir ao transtorno como despersonalização/desrealização.   [Mais...]
A perda da visão1 é considerada súbita se ocorrer repentinamente, dentro de alguns minutos ou de até dois dias. Pode afetar um ou ambos os olhos2 e todo ou parte do campo visual3. A perda de visão1 monocular geralmente indica um problema ocular. A perda de visão1 binocular fala mais a favor de origem cerebral. A perda de apenas uma pequena parte do campo de visão1 pode ser referida como visão1 turva.
1 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
2 Olhos:
3 Campo visual: É toda a área que é visível com os olhos fixados em determinado ponto.
   [Mais...]

Carrapatos são ectoparasitas que se alimentam do sangue1 de mamíferos (cavalos, bovinos, roedores, cães, gatos e, inclusive, humanos), aves e répteis, e podem transmitir, por meio de picadas, diversos germes causadores de doenças. Conheça algumas delas.
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

Hemodinâmica1 é o capítulo da Fisiologia2 que estuda a mecânica da circulação3 do sangue4. É o equivalente da hidrodinâmica quando o líquido é sangue4 e não água. A hemodinâmica1 é estudada de maneira mais aprofundada na especialidade de cardiologia, para avaliar o estado circulatório das artérias5 coronarianas.
1 Hemodinâmica: Ramo da fisiologia que estuda as leis reguladoras da circulação do sangue nos vasos sanguíneos tais como velocidade, pressão etc.
2 Fisiologia: Estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
3 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
5 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
   [Mais...]

Vida Saudável - 06/11/19
Nem todas as bactérias são vilãs. O corpo humano1 carrega também cerca de 100 trilhões de bactérias "boas", muitas delas alojadas no intestino. Não apenas vivemos em harmonia com elas, mas sem elas não conseguiríamos viver.
1 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
   [Mais...]

Oxigenoterapia hiperbárica1 é uma modalidade terapêutica2 na qual o paciente é levado a respirar oxigênio puro (100%), no interior de uma câmara hiperbárica1, a uma pressão aumentada em relação à pressão atmosférica ambiente normal.
1 Hiperbárica: 1. Superior à pressão atmosférica. Que utiliza um ou mais gases, geralmente entre eles está o oxigênio, sob uma pressão superior à normal. 2. Em medicina, significa de peso específico maior que o do líquido cerebrospinal (diz-se de solução anestésica ou de qualquer outro produto aplicado à medula espinhal).
2 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
   [Mais...]

Saúde da Mulher - 04/11/19
A dismenorreia1 membranosa é assim denominada porque, além da dor, pode-se identificar a eliminação vaginal de material elástico ou membranoso. A dismenorreia1 membranácea tem sido pouco descrita pela comunidade científica, embora se encontre relatos clínicos desde a década de 1950.
1 Dismenorréia: Dor associada à menstruação. Em uma porcentagem importante de mulheres é um sintoma normal. Em alguns casos está associada a doenças ginecológicas (endometriose, etc.).
   [Mais...]

Vida Saudável - 01/11/19
As células-tronco1 são a matéria-prima do corpo. Elas dão origem a todas as outras células2 dos diversos órgãos, com funções especializadas. Em alguns casos, elas também têm a capacidade de regenerar e/ou reparar tecidos danificados.
1 Células-tronco: São células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Mostrar: 10
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - > - >>
1 a 10 (Total: 1988)
  • Entrar
  • Assinar