AbcMed
A Síndrome1 da Pessoa Rígida, também conhecida como Síndrome1 da Pessoa Enrijecida, é uma doença neurológica rara, caracterizada por rigidez muscular progressiva e espasmos2 musculares dolorosos, repentinos e involuntários, provocados pelo toque ou por emoções fortes.
[Mais...]
Suores noturnos, também chamados de hiperidrose1 noturna, são episódios repetidos de suor muito intenso durante o sono, suficientes para encharcar a roupa de dormir e/ou a roupa de cama, mesmo que o local onde a pessoa esteja dormindo seja fresco.
[Mais...]
A Medicina Psicossomática é uma abordagem médica que busca compreender e tratar as interações complexas entre os aspectos psicológicos, emocionais e fisiológicos da saúde1 e da doença. Considera que emoções, pensamentos, estresse e outros fatores psicossociais podem desempenhar um papel de grande importância no desenvolvimento e na manifestação das doenças. Ela não é uma especialidade médica, mas uma forma de ver a medicina em seu todo. Isso significa que condições médicas, mesmo as que possuem uma base biológica evidente, podem ser influenciadas ou agravadas por fatores psicológicos.
[Mais...]
A síndrome1 de Morquio, também conhecida como mucopolissacaridose tipo IV, é um distúrbio metabólico hereditário muito raro que pertence ao grupo de doenças conhecidas como mucopolissacaridoses. Ela afeta o desenvolvimento do esqueleto2, especialmente da coluna vertebral3, enquanto o restante do corpo pode (ou não) manter um crescimento normal. Existem dois tipos de síndrome1 de Morquio, tipo A e tipo B, dependendo da enzima4 alterada.
[Mais...]
Um relacionamento dito tóxico é aquele que prejudica mais do que beneficia uma das partes ou ambas. Os relacionamentos tóxicos são interações interpessoais caracterizadas por padrões prejudiciais, desequilibrados e negativos que podem causar sofrimentos a uma das partes ou a ambas. Eles podem ocorrer em diversos tipos de relações, como relacionamentos românticos, familiares, amizades ou até mesmo no ambiente de trabalho, podendo ser emocionalmente, psicologicamente ou até fisicamente prejudiciais.
[Mais...]
O Código de Ética Médica é um documento elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que contém um conjunto de normas e princípios que orientam o que deve ser o comportamento ético e profissional dos médicos em todo o território nacional. Ele aborda questões relevantes no exercício da profissão, como respeito à vida, sigilo profissional, relação médico-paciente, responsabilidade profissional, publicidade médica, entre outros temas.
[Mais...]
O angioedema1 crônico2 alérgico é uma condição médica caracterizada por episódios recorrentes de inchaço3 súbito e pronunciado, geralmente em áreas como rosto, lábios, língua4, garganta5, mãos6, pés ou genitais, desencadeados por uma causa alérgica específica. No entanto, o angioedema1 crônico2 nem sempre é alérgico. Às vezes, pode estar relacionado a fatores genéticos, distúrbios autoimunes7 ou, em alguns casos, pode ser idiopático8, o que significa que não há uma causa clara identificada para ele.
[Mais...]
As valvulopatias cardíacas são condições em que uma ou mais das válvulas do coração1 não funcionam corretamente. O coração1 humano possui quatro válvulas principais: mitral, aórtica, tricúspide e pulmonar. As valvulopatias podem ser congênitas2 (presentes ao nascimento) ou adquiridas devido a doenças cardíacas, infecções3, lesões4 ou outras condições médicas. Nas pessoas mais jovens as causas mais comuns são a febre reumática5, a endocardite6 e os distúrbios congênitos7. Grande parte das valvulopatias é de natureza degenerativa8 e está associada ao envelhecimento.
[Mais...]
As malformações1 dos hemisférios cerebrais são condições congênitas2 ou adquiridas devido a lesões3, infecções4 ou outros eventos em que ocorre um desenvolvimento anormal ou incompleto dos hemisférios cerebrais, que são as metades do cérebro5. Essas malformações1 podem afetar diversas áreas do cérebro5 e podem variar em gravidade e sintomas6, dependendo do tipo e da extensão da malformação7.
[Mais...]
O aparelho urinário1 é o conjunto de órgãos responsáveis pela produção e eliminação da urina2. Ele é constituído por dois rins3, dois ureteres4, uma bexiga5 e uma uretra6. Para que a urina2 seja produzida é necessário, antes de tudo, que o sangue7 chegue aos rins3 em quantidade suficiente. A formação da urina2 então ocorre nos néfrons8 (unidades renais) por meio de três processos básicos: filtração, reabsorção e secreção. Esses processos garantem a eliminação de produtos indesejáveis do metabolismo9 ou dos que estejam em excesso no organismo.
[Mais...]
Mostrar: 10 21 a 30 (Total: 2856)
|