AbcMed  -  Vida Saudável
O desempenho da memória normalmente vai decrescendo ao longo dos anos. Os testes de memória são avaliações que visam medir a capacidade de retenção e recuperação de informações por parte de um indivíduo, num determinado momento da sua existência. Existem diferentes tipos de testes de memória, cada um focalizando aspectos específicos desse processo cognitivo1.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

A palavra siesta vem do latim e significa “sexta”. Ela tem a ver com o costume dos romanos de descansar na sexta hora, a partir de uma divisão de períodos de luz diurna em 12 horas. De fato, um cochilo de 15 a 30-40 minutos após o almoço, conhecido como siesta, pode aumentar o aprendizado e a memorização, além de ajudar na recuperação física e mental do corpo.   [Mais...]
Um animal de estimação é certamente um grande amigo que nos traz momentos relaxantes e divertidos. Depois de um dia de trabalho longe de casa, donos de animais de estimação sentem o amor desses companheiros ao vê-los retornar ao lar.   [Mais...]
Os Florais de Bach pertencem ao âmbito da chamada medicina alternativa. São uma forma de terapia complementar que envolve o uso de essências florais para tratar questões emocionais, mentais e espirituais. Essa terapia foi desenvolvida pelo médico britânico Edward Bach, na década de 1920-1930.   [Mais...]
As cores são ondas eletromagnéticas que influenciam as pessoas de diversas formas. Elas podem mudar as ações, emoções, humor e energia de uma pessoa. Cores “quentes” remetem a um estado alegre e com uma energia mais positiva, enquanto as cores “frias” trazem um estado de relaxamento e calmaria. Diferentes cores estão associadas a diferentes emoções e sentimentos.   [Mais...]
Dormir mal é um problema muito comum. E dormir mal é diferente de dormir pouco. Pode significar ter um sono muito interrompido, pouco aprofundado, com muitos sonhos ou pesadelos, com incômodos ou dores, etc. Isso geralmente é devido a muitos fatores que atuam isolada ou combinadamente, como estresse, ansiedade, preocupações, doenças, maus hábitos de sono e até fatores genéticos. Dormir mal deixa a pessoa cansada, irritável e incapaz de se concentrar, além de afetar seu desempenho na escola ou no trabalho, sua saúde1 e suas relações de um modo geral.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Fitoterapia é uma prática terapêutica1 que utiliza princípios terapêuticos originários de plantas, vegetais ou seus derivados, ditos fitoterápicos, para tratar ou prevenir doenças e promover a saúde2. No sentido amplo do termo, plantas medicinais são aquelas que contêm substâncias capazes de prevenir, aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma determinada população ou comunidade.
1 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

A medicina do estilo de vida é uma especialidade médica que se concentra na prestação de cuidados centrados no paciente, que visam ajudar a modificar comportamentos para melhorar seu estilo de vida e apoiar diferentes aspectos de sua saúde1. Ela utiliza intervenções terapêuticas no estilo de vida como modalidade primária para tratar condições crônicas, incluindo, mas não se limitando a doenças cardiovasculares2, diabetes tipo 23 e obesidade4.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
3 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
4 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
   [Mais...]

Antibióticos são substâncias químicas ou compostos naturais que têm a capacidade de combater infecções1 causadas por bactérias. A humanidade passou muitos milênios sem conhecer os antibióticos, mas a descoberta deles revolucionou a história da medicina. A partir de sua descoberta, os antibióticos passaram a ser os medicamentos basilares usados no tratamento das infecções1 causadas por bactérias, capazes de eliminá-las ou impedir a sua multiplicação.
1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

A taurina é um aminoácido não essencial, isto é, produzido pelo corpo humano1 na sua fase adulta e não dependente de fontes externas. É o apelido comum do ácido 2-aminoetanossulfônico, encontrado em abundância em alimentos normalmente consumidos pelas pessoas, como peixes, frutos do mar, carne de frango, de aves, bovina e suína, beterraba, feijão, nozes, castanhas e bebidas energéticas.
1 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos