AbcMed  -  Vida Saudável
Vida Saudável - 28/09/21
Em medicina, transmissão é a passagem de um patógeno causador de uma doença infeciosa de um hospedeiro para outro indivíduo ou grupo, independentemente de o outro indivíduo ter estado ou não anteriormente infectado. Essa transmissão pode dar-se por contado direto ou indireto entre as pessoas.   [Mais...]
Vida Saudável - 14/09/21
A massoterapia, popularmente mais conhecida como massagem, pode ser uma prática recreativa ou uma terapia de aplicação de pressão e deslizamento com as mãos1 ou de vibração sobre partes do corpo constituídas por tecidos macios, como músculos2, tendões3, ligamentos4 e tecidos conectivos.
1 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
2 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
3 Tendões: Tecidos fibrosos pelos quais um músculo se prende a um osso.
4 Ligamentos: 1. Ato ou efeito de ligar(-se). Tudo o que serve para ligar ou unir. 2. Junção ou relação entre coisas ou pessoas; ligação, conexão, união, vínculo. 3. Na anatomia geral, é um feixe fibroso que liga entre si os ossos articulados ou mantém os órgãos nas respectivas posições. É uma expansão fibrosa ou aponeurótica de aparência ligamentosa. Ou também uma prega de peritônio que serve de apoio a qualquer das vísceras abdominais. 4. Vestígio de artéria fetal ou outra estrutura que perdeu sua luz original.
   [Mais...]

Vida Saudável - 30/06/21
Medicamentos e remédios são termos muito frequentemente tidos como equivalentes e usados indiscriminadamente como sinônimos. No entanto, são coisas diferentes. Medicamentos são substâncias que atendem a especificações técnicas e legais, utilizadas com a finalidade de diagnosticar, prevenir ou curar as doenças e aliviar sintomas1. Remédio é um termo mais amplo que medicamento e, na verdade, engloba esse último.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Vida Saudável - 25/05/21
Quando se fala sobre a reprodução1 humana, alguns conceitos distintos costumam confundir as pessoas. Nesse texto, confira o que são fertilidade, infertilidade2, fecundidade e esterilidade3, e entenda também as causas e tratamentos para os problemas de infertilidade2 e esterilidade3.
1 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
2 Infertilidade: Capacidade diminuída ou ausente de gerar uma prole. O termo não implica a completa inabilidade para ter filhos e não deve ser confundido com esterilidade. Os clínicos introduziram elementos físicos e temporais na definição. Infertilidade é, portanto, freqüentemente diagnosticada quando, após um ano de relações sexuais não protegidas, não ocorre a concepção.
3 Esterilidade: Incapacidade para conceber (ficar grávida) por meios naturais. Suas causas podem ser masculinas, femininas ou do casal.
   [Mais...]

Vida Saudável - 13/05/21
À medida que as pessoas passam pela meia-idade, sua proporção de gordura1 em relação ao peso corporal tende a aumentar e os quilos extras tendem a estacionar no meio do corpo. Houve momentos em que essas mudanças foram vistas como uma ocorrência normal e inevitável do envelhecimento, mas desde a década de 1980 sabe-se que, à proporção que aumenta a medida da cintura de uma pessoa, também aumentam os riscos para a sua saúde2, particularmente para as doenças cardiovasculares3.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
   [Mais...]

Vida Saudável - 12/05/21
A tendência à procriação é uma força que age com independência da vontade e mesmo, muitas vezes, contra ela. Como as manifestações dela ultrapassam o plano da biologia, a cultura se desenvolveu e as sociedades se estruturaram com o objetivo de garanti-la. A sexualidade biológica parece ser apenas um dos meios pelo qual a compulsão a procriar se instrumentaliza e tem que ser levada adiante pela cultura. A plena evolução do ser humano depende também de um útero1 social.
1 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
   [Mais...]

Vida Saudável - 05/05/21
Ao contrário do que se pensa, o intestino não é apenas um longo tubo por onde a comida passa, nutrientes são absorvidos e o que não é aproveitado vira fezes. Esta é uma visão1 antiquada. Ele é, na verdade, um órgão surpreendente. O intestino contém 500 milhões de neurônios2, que estão conectados ao cérebro3 principalmente por meio do nervo vago. Esse nervo envia sinais4 em ambas as direções, aferente e eferente, e é importante no eixo intestino-cérebro3.
1 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
2 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
4 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
   [Mais...]

Vida Saudável - 12/03/21
A composição corporal se refere a todos os órgãos e tecidos que compõem o corpo, divididos em dois compartimentos mais comumente referidos: massa gorda1 e massa magra2. O corpo ainda contém proteínas3, minerais e água intracelular e extracelular. A composição corporal é usada para descrever as porcentagens de gordura4, ossos, água e músculos5 no corpo humano6.
1 Massa gorda: É a porção de massa do organismo constituída de gordura armazenada (encontrada no tecido subcutâneo) e gordura essencial (encontrada nas vísceras, responsável pelo funcionamento fisiológico normal). A massa gorda é o resultado em quilos do percentual de gordura existente no organismo. Por exemplo, um indivíduo de 100 quilos e com percentual de gordura de 38%, pode ter o valor da massa gorda calculado em 38 quilos.
3 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
4 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
5 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
6 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
   [Mais...]

Vida Saudável - 11/03/21
A palavra mind, em inglês, significa mente, e fulness, também em inglês, denota algo como cheio, pleno. Dessa maneira, embora não se tenha um termo único em português para equivaler a mindfulness, ele pode ser compreendido como “atenção plena”. O processo que leva ao mindfulness corresponde a um conjunto de técnicas práticas de treinamento para conseguir uma melhor focalização da consciência no momento presente.   [Mais...]
Vida Saudável - 03/03/21
Substância cancerígena é toda e qualquer substância que seja capaz de promover, sozinha ou em associação com outros fatores, o surgimento do câncer1 (tumores malignos). Há substâncias que são cancerígenas não em vista da sua natureza química, mas devido à radiação que emitem.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos