AbcMed  -  Vida Saudável
Vida Saudável - 06/01/21
A Calistenia é um tipo de exercício funcional, em que o praticante usa o peso do próprio corpo como resistência para formar e desenvolver a massa muscular, sem ajuda de aparelhos de academias ou com equipamentos mínimos.   [Mais...]
Vida Saudável - 28/12/20
A alcachofra é uma planta da família das compostas, que tem como valor nutritivo a vitamina1 C e sais minerais (ácido fólico, magnésio e potássio), além de atividades antioxidantes e hipolipidêmicas (baixo nível de gorduras), hepatoprotetora (protege o fígado2), colerética (estimula o fígado2 na produção da bile3), colagoga (estimula a contração da vesícula4 e facilita a transferência de bile3 para o duodeno5) etc.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
3 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
4 Vesícula: Lesão papular preenchida com líquido claro.
5 Duodeno: Parte inicial do intestino delgado que se estende do piloro até o jejuno.
   [Mais...]

Vida Saudável - 14/12/20
A disbiose intestinal1 é consequência de uma mudança na população dos microrganismos que habitam os intestinos2, de modo que os micróbios inúteis e patogênicos superam os mais benéficos e proliferam livremente. Alguns fatores que parecem contribuir para tal alteração são o uso prolongado ou em altas doses de antibióticos, dieta alimentar não saudável, abuso de álcool, doenças ou tratamentos médicos.
1 Disbiose intestinal: Definida como o desequilíbrio da flora intestinal, entre os microrganismos benéficos e patogênicos, que resulta em uma situação desfavorável à saúde do indivíduo.
2 Intestinos: Seção do canal alimentar que vai do ESTÔMAGO até o CANAL ANAL. Inclui o INTESTINO GROSSO e o INTESTINO DELGADO.
   [Mais...]

Vida Saudável - 08/12/20
A cromoterapia é uma prática pseudocientífica, chamada holística, que muitas vezes atua ao lado da Medicina científica e que várias pessoas supõem ajudar na recuperação dos pacientes e mesmo tratar alguns males funcionais.   [Mais...]
Vida Saudável - 07/12/20
O microbioma1 intestinal humano, também conhecido como flora intestinal, consiste no complexo de espécies de microrganismos que vivem no trato digestivo de uma pessoa, que é o maior reservatório de microrganismos no corpo humano2: ele inclui de 500 a 1000 espécies de microrganismos e vários milhões de genes. Um microbioma1 intestinal "saudável" ou "bom" parece estar associado a uma grande diversidade microbiana e resiliência de populações microbianas.
1 Microbioma: Comunidade ecológica de microrganismos comensais, simbióticos e patogênicos que compartilham nosso espaço corporal. Microbioma humano é o conjunto de microrganismos que reside no corpo do Homo sapiens, mantendo uma relação simbiótica com o hospedeiro. O conceito vai além do termo microbiota, incluindo também a relação entre as células microbianas e as células e sistemas humanos, por meio de seus genomas, transcriptomas, proteomas e metabolomas.
2 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
   [Mais...]

Vida Saudável - 03/12/20
Mesmo não havendo consenso na literatura sobre a definição dessa prática, deve-se entendê-la como o uso concomitante de vários fármacos, podendo acarretar diversos problemas à vida do paciente. A Organização Mundial de Saúde1 (OMS) conceitua como polifarmácia o uso rotineiro e concomitante de quatro ou mais medicamentos (com ou sem prescrição médica) por um paciente, mas habitualmente o número de medicações tomadas por uma pessoa enferma vai muito além disso.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Vida Saudável - 18/11/20
A palavra "longevidade" às vezes é usada como sinônimo de "expectativa de vida1", embora sejam coisas diferentes. Outras vezes, o termo refere-se especialmente a membros muito idosos de uma população, isto é, que estejam vivendo há mais anos do que o comum naquele contexto populacional.
1 Expectativa de vida: A expectativa de vida ao nascer é o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida.
   [Mais...]

Vida Saudável - 08/10/20
A principal função do sistema respiratório1 é realizar a troca gasosa, mediante a qual o organismo absorve o oxigênio (O2) do ar e elimina o gás carbônico (CO2) produzido pelos tecidos. Os alvéolos2 são o local onde as trocas gasosas se processam. Basicamente, a respiração consiste em promover a entrada (inspiração3) e saída (expiração4) de ar nos pulmões5.
1 Sistema Respiratório: Órgãos e estruturas tubulares e cavernosas, por meio das quais a ventilação pulmonar e as trocas gasosas entre o ar externo e o sangue são realizadas.
2 Alvéolos: Pequenas bolsas poliédricas localizadas ao longo das paredes dos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos terminais. A troca gasosa entre o ar alveolar e o sangue capilar pulmonar ocorre através das suas paredes. DF
3 Inspiração: 1. Ato ou efeito de inspirar(-se). 2. Entrada de ar nos pulmões através das vias respiratórias. 3. Conselho, sugestão, influência. 4. No sentido figurado, significa criatividade, entusiasmo. Pessoa ou coisa que inspira, estimula a capacidade criativa. 5. Ideia súbita e espontânea, geralmente brilhante e/ou oportuna.
4 Expiração: 1. Ato ou efeito de expirar. 2. Expulsão, pelas vias respiratórias, do ar dos pulmões. 3. Fim ou termo de prazo estipulado ou convencionado.
5 Pulmões: Órgãos do sistema respiratório situados na cavidade torácica e responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.
   [Mais...]

Vida Saudável - 07/10/20
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso1 da classe das xantinas, sendo a droga psicoativa legal mais consumida no mundo. É uma substância química de característica oleosa, naturalmente presente no café e em alguns outros alimentos, como a erva-mate, o chá-verde, o guaraná e o cacau.
1 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
   [Mais...]

Vida Saudável - 06/10/20
Os macronutrientes1 são componentes presentes na alimentação diária das pessoas, de fundamental importância para o organismo, compreendendo os carboidratos, as proteínas2 e os lipídeos (ou gorduras). Embora, como regra geral, seja estabelecido um percentual diário de consumo ideal de cada macronutriente, as pessoas exercem atividades rotineiras diferentes umas das outras, podendo requerer demandas alimentares diversas e por vezes até suplementares.
1 Macronutrientes: Os macronutrientes fornecem as calorias aos alimentos. São eles: carboidratos, proteínas e lipídeos.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar