O cortisol é um hormônio1 esteroide produzido pelas glândulas2 suprarrenais, localizadas acima dos rins3. Ele exerce um papel essencial em diversos processos fisiológicos, sendo chamado de "hormônio1 do estresse" por ser liberado em maior quantidade em situações estressantes. Todas as células4 do corpo possuem receptores para o cortisol, o que demonstra sua importância no funcionamento geral do organismo.
[Mais...]
Uma noite mal dormida é quando uma pessoa não consegue dormir bem, seja em termos de quantidade ou qualidade do sono, levando a problemas temporários para a saúde1 física e mental. Dormir mal pode incluir dificuldade para adormecer, acordar várias vezes durante a noite, despertar muito cedo, ter um sono superficial e não restaurador, ou uma combinação desses fatores. Pode ainda ser um evento único ou ocorrer em várias noites consecutivas.
[Mais...]
Os biotipos corporais, também conhecidos como somatotipos, são categorias utilizadas para descrever as características físicas e morfológicas naturais predominantes em cada indivíduo (formato do corpo), que são influenciadas pela constituição óssea, metabolismo1, massa muscular e quantidade de gordura2. Todos esses elementos recebem uma contribuição da genética e, muito discretamente, de fatores ambientais.
[Mais...]
A vida animal existe porque há oxigênio na atmosfera. A oxidação é essencial à vida, mas produz também efeitos indesejáveis e, entre eles, encontramos o chamado "estresse oxidativo". É um fato inevitável que as pessoas sempre vão oxidar, processo esse que produz espécies reativas de oxigênio (comumente chamados de radicais livres). Mas normalmente o organismo possui sistemas antioxidantes que neutralizam esses radicais livres. Estresse oxidativo é um estado de desequilíbrio, que se dá quando a produção de radicais livres resultantes da oxidação é excessiva e supera a capacidade do organismo de neutralizá-los através de substâncias antioxidantes, o que pode levar a danos celulares.
[Mais...]
Segundo a International Federation of Aromatherapists, a aromaterapia, também chamada de terapia com óleos essenciais, é uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde1 do corpo e da mente. Ela é, pois, uma prática terapêutica2 que utiliza os aromas de óleos essenciais extraídos de plantas para promover o bem-estar físico, mental e emocional.
[Mais...]
Os carotenoides são pigmentos solúveis em gordura1, responsáveis pelas cores vibrantes vermelha, laranja e amarela encontradas em muitas frutas e vegetais, além de algas e bactérias fotossintéticas. Existem mais de 600 tipos diferentes de carotenoides. Alguns dos mais conhecidos incluem o α-caroteno (alfa caroteno), o β-caroteno (beta caroteno), a luteína2, a zeaxantina e o licopeno. Esses compostos não apenas contribuem para o apelo visual de vários alimentos, mas também possuem propriedades antioxidantes que podem ser benéficas para a saúde3 humana.
[Mais...]
A palavra "Cronos" refere-se ao titã da mitologia grega associado ao tempo. O termo "cronotipo" refere-se ao padrão de ritmo circadiano1 específico de cada pessoa, ou seja, o horário do dia em que ela está mais alerta e ativa, em comparação com períodos em que está mais propensa a sentir sonolência ou cansaço. Segundo o Instituto Internacional de Melatonina, ligado à Universidade de Granada, na Espanha, cronotipo é a predisposição natural que cada indivíduo tem de sentir picos de energia ou cansaço, de acordo com a hora do dia.
[Mais...]
O desempenho da memória normalmente vai decrescendo ao longo dos anos. Os testes de memória são avaliações que visam medir a capacidade de retenção e recuperação de informações por parte de um indivíduo, num determinado momento da sua existência. Existem diferentes tipos de testes de memória, cada um focalizando aspectos específicos desse processo cognitivo1.
[Mais...]
A palavra siesta vem do latim e significa sexta. Ela tem a ver com o costume dos romanos de descansar na sexta hora, a partir de uma divisão de períodos de luz diurna em 12 horas. De fato, um cochilo de 15 a 30-40 minutos após o almoço, conhecido como siesta, pode aumentar o aprendizado e a memorização, além de ajudar na recuperação física e mental do corpo.
[Mais...]
Um animal de estimação é certamente um grande amigo que nos traz momentos relaxantes e divertidos. Depois de um dia de trabalho longe de casa, donos de animais de estimação sentem o amor desses companheiros ao vê-los retornar ao lar.
[Mais...]
|