AbcMed  -  Vida Saudável
Vida Saudável - 14/03/22
O sistema imunológico1, ou sistema imune2, é uma rede de processos biológicos que defende o organismo de doenças, garantindo proteção ao corpo e evitando que substâncias estranhas e agentes patógenos afetem negativamente a saúde3 das pessoas. Ele é um sistema complexo que envolve uma série de células4 e órgãos que funcionam em conjunto, constituindo uma grande barreira de proteção.
1 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
2 Sistema imune: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Vida Saudável - 09/03/22
A rutina, também conhecida como vitamina1 P, constitui um grupo de compostos vegetais chamados flavonoides. Quando, na década de 1930, foram extraídos pela primeira vez de uma laranja, pensava-se que eram um novo tipo de vitamina1 e chamaram-no de vitamina1 P. Logo depois, percebeu-se que não preenchiam todos os requisitos para uma vitamina1 e, desde então, a denominação de vitamina1 P não é mais usada.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
   [Mais...]

Vida Saudável - 04/02/22
Há alguns anos, quando as terapêuticas eram bem menos desenvolvidas, o recurso às águas medicinais era muito maior que atualmente e fazia parte quase que regular das recomendações médicas para tratar certas doenças. Desde há alguns milênios, o valor das águas é reconhecido pelas pessoas como uma necessidade para a saúde1, desde a água comum, necessária à hidratação do corpo, até soluções aquosas contendo vários tipos de eletrólitos2, usadas para banhos, para beber e mais raramente para inalar. Nas atividades do dia a dia sabe-se como um banho, mesmo em água comum, tem efeito revigorante.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Eletrólitos: Em eletricidade, é um condutor elétrico de natureza líquida ou sólida, no qual cargas são transportadas por meio de íons. Em química, é uma substância que dissolvida em água se torna condutora de corrente elétrica.
   [Mais...]

Vida Saudável - 29/11/21
Entre 2006 e 2016, o sobrepeso1 na população brasileira subiu de 42,6% para 53,8% das pessoas. No mundo, segundo a OMS, 1,6 bilhão de pessoas acima de 15 anos foram classificadas como tendo sobrepeso1, 400 milhões estavam obesas em 2005 e as projeções para 2015 eram de aproximadamente 2,3 bilhões de pessoas acima do peso e mais de 700 milhões obesas. Das seis principais causas de morte no Brasil, quatro estão diretamente ligadas à obesidade2 e têm repercussões cardiovasculares: acidente vascular cerebral3, infarto do miocárdio4, diabetes mellitus5 e hipertensão arterial6.
1 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
3 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
4 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
5 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
6 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
   [Mais...]

Vida Saudável - 28/09/21
Em medicina, transmissão é a passagem de um patógeno causador de uma doença infeciosa de um hospedeiro para outro indivíduo ou grupo, independentemente de o outro indivíduo ter estado ou não anteriormente infectado. Essa transmissão pode dar-se por contado direto ou indireto entre as pessoas.   [Mais...]
Vida Saudável - 14/09/21
A massoterapia, popularmente mais conhecida como massagem, pode ser uma prática recreativa ou uma terapia de aplicação de pressão e deslizamento com as mãos1 ou de vibração sobre partes do corpo constituídas por tecidos macios, como músculos2, tendões3, ligamentos4 e tecidos conectivos.
1 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
2 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
3 Tendões: Tecidos fibrosos pelos quais um músculo se prende a um osso.
4 Ligamentos: 1. Ato ou efeito de ligar(-se). Tudo o que serve para ligar ou unir. 2. Junção ou relação entre coisas ou pessoas; ligação, conexão, união, vínculo. 3. Na anatomia geral, é um feixe fibroso que liga entre si os ossos articulados ou mantém os órgãos nas respectivas posições. É uma expansão fibrosa ou aponeurótica de aparência ligamentosa. Ou também uma prega de peritônio que serve de apoio a qualquer das vísceras abdominais. 4. Vestígio de artéria fetal ou outra estrutura que perdeu sua luz original.
   [Mais...]

Vida Saudável - 30/06/21
Medicamentos e remédios são termos muito frequentemente tidos como equivalentes e usados indiscriminadamente como sinônimos. No entanto, são coisas diferentes. Medicamentos são substâncias que atendem a especificações técnicas e legais, utilizadas com a finalidade de diagnosticar, prevenir ou curar as doenças e aliviar sintomas1. Remédio é um termo mais amplo que medicamento e, na verdade, engloba esse último.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Vida Saudável - 25/05/21
Quando se fala sobre a reprodução1 humana, alguns conceitos distintos costumam confundir as pessoas. Nesse texto, confira o que são fertilidade, infertilidade2, fecundidade e esterilidade3, e entenda também as causas e tratamentos para os problemas de infertilidade2 e esterilidade3.
1 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
2 Infertilidade: Capacidade diminuída ou ausente de gerar uma prole. O termo não implica a completa inabilidade para ter filhos e não deve ser confundido com esterilidade. Os clínicos introduziram elementos físicos e temporais na definição. Infertilidade é, portanto, freqüentemente diagnosticada quando, após um ano de relações sexuais não protegidas, não ocorre a concepção.
3 Esterilidade: Incapacidade para conceber (ficar grávida) por meios naturais. Suas causas podem ser masculinas, femininas ou do casal.
   [Mais...]

Vida Saudável - 13/05/21
À medida que as pessoas passam pela meia-idade, sua proporção de gordura1 em relação ao peso corporal tende a aumentar e os quilos extras tendem a estacionar no meio do corpo. Houve momentos em que essas mudanças foram vistas como uma ocorrência normal e inevitável do envelhecimento, mas desde a década de 1980 sabe-se que, à proporção que aumenta a medida da cintura de uma pessoa, também aumentam os riscos para a sua saúde2, particularmente para as doenças cardiovasculares3.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
   [Mais...]

Vida Saudável - 12/05/21
A tendência à procriação é uma força que age com independência da vontade e mesmo, muitas vezes, contra ela. Como as manifestações dela ultrapassam o plano da biologia, a cultura se desenvolveu e as sociedades se estruturaram com o objetivo de garanti-la. A sexualidade biológica parece ser apenas um dos meios pelo qual a compulsão a procriar se instrumentaliza e tem que ser levada adiante pela cultura. A plena evolução do ser humano depende também de um útero1 social.
1 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos