AbcMed  -  Vida Saudável
Vida Saudável - 16/03/20
Em todos os estados brasileiros há casos suspeitos de infecção1 pelo coronavírus. O Brasil tem 200 casos oficiais de COVID-19, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde2 em 15 de março de 2020, às 19 horas e 15 minutos.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Vida Saudável - 10/03/20
Quando transita pelos pulmões1, a hemoglobina2 contida nas hemácias3 capta moléculas de oxigênio vindas do ar inspirado e posteriormente as libera nos órgãos e tecidos periféricos. A saturação de oxigênio é a fração de hemoglobina2 saturada de oxigênio em relação à hemoglobina2 total no sangue4. Os níveis normais de saturação arterial de oxigênio no sangue4 em humanos são de 95 a 100%.
1 Pulmões: Órgãos do sistema respiratório situados na cavidade torácica e responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.
2 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
3 Hemácias: Também chamadas de glóbulos vermelhos, eritrócitos ou células vermelhas. São produzidas no interior dos ossos a partir de células da medula óssea vermelha e estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 milhões por milímetro cúbico, em condições normais.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

Vida Saudável - 21/02/20
A quantidade de água consumida por alimentos e bebidas deve ser igual à quantidade de água excretada, mantendo constante a quantidade total de água no corpo. Isso é conhecido como homeostase da água, ou seja, a habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo.   [Mais...]
Vida Saudável - 20/02/20
A osmose1 é o processo em que um fluido se move para dentro ou para fora da célula2 através da membrana celular3, seletivamente permeável. Homeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente, para o equilíbrio do corpo. A osmose1 é um dos processos mais importantes para esse equilíbrio, bem como para a nutrição4 das células5.
1 Osmose: Fluxo do solvente de uma solução pouco concentrada, em direção a outra mais concentrada, que se dá através de uma membrana semipermeável.
2 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
3 Membrana Celular: Membrana seletivamente permeável (contendo lipídeos e proteínas) que envolve o citoplasma em células procarióticas e eucarióticas.
4 Nutrição: Incorporação de vitaminas, minerais, proteínas, lipídios, carboidratos, oligoelementos, etc. indispensáveis para o desenvolvimento e manutenção de um indivíduo normal.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Vida Saudável - 13/02/20
A vergonha pode ser poderosa – para o mal – e transformadora – para o bem – na vida de uma pessoa com deficiência auditiva. O blog Crônicas da Surdez discutiu sobre essa questão e como buscar superar a vergonha.   [Mais...]
Vida Saudável - 26/12/19
A Organização Mundial da Saúde1 define a Medicina Alternativa, também chamada pseudomedicina, como “um conjunto amplo de práticas de atenção à saúde1 que fazem parte da própria tradição do país e estão integradas no sistema sanitário principal”. A Medicina Alternativa engloba várias abordagens e tratamentos não incluídos no âmbito da medicina convencional dominante.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Vida Saudável - 23/12/19
A testosterona é o principal hormônio1 sexual masculino. Ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecidos reprodutores masculinos, como os testículos2 e a próstata3, bem como na promoção de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, aumento e maturação dos ossos e o crescimento de pelos corporais. Além disso, a testosterona está envolvida na saúde4 e bem-estar das pessoas e na prevenção da osteoporose5.
1 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
2 Testículos: Os testículos são as gônadas sexuais masculinas que produzem as células de fecundação ou espermatozóides. Nos mamíferos ocorrem aos pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Têm função de glândula produzindo hormônios masculinos.
3 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Osteoporose: Doença óssea caracterizada pela diminuição da formação de matriz óssea que predispõe a pessoa a sofrer fraturas com traumatismos mínimos ou mesmo na ausência deles. É influenciada por hormônios, sendo comum nas mulheres pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal, que administra estrógenos a mulheres que não mais o produzem, tem como um dos seus objetivos minimizar esta doença.
   [Mais...]

Vida Saudável - 17/12/19
Exercícios aeróbicos são exercícios em que a respiração acelerada aumenta a quantidade de oxigênio que chega aos músculos1. Eles fornecem um maior aporte de oxigênio ao organismo, ativando a respiração, os batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo e incluem, por exemplo, entre outras, atividades como caminhada rápida, natação, corrida ou ciclismo.
1 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

Vida Saudável - 09/12/19
Tatuagem é a arte de gravar na pele1, de modo permanente, qualquer figura ou desenho escolhido pela pessoa, através de pigmentos coloridos introduzidos na hipoderme2 por agulhas. A prática é muito antiga, embora tenha sofrido uma revigoração nas últimas décadas.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Hipoderme: Tecido conectivo frouxo (localizado sob a DERME), que liga a PELE fracamente aos tecidos subjacentes. Pode conter uma camada (pad) de ADIPÓCITOS, que varia em número e tamanho, conforme a área do corpo e o estado nutricional, respectivamente.
   [Mais...]

Vida Saudável - 06/12/19
Tradicionalmente, a surdez neurossensorial não tem cura e não pode ser resolvida de forma definitiva através das ferramentas de que a medicina hoje dispõe. Para esses casos, os aparelhos e implantes auditivos são as soluções tecnológicas disponíveis. Esses dispositivos revolucionaram a realidade dos deficientes auditivos, permitindo que muitos deles passassem a levar uma vida totalmente integrada à sociedade ouvinte e ao mundo dos sons.   [Mais...]


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar