AbcMed  -  Vida Saudável
Vida Saudável - 14/09/20
O timo1 é um órgão piramidal2 formado por dois lóbulos, localizado no interior da cavidade torácica e do pescoço3. Sua cor é variável: vermelha no feto4, branco-acinzentado nos primeiros anos de vida e amarelada depois. Juntamente com as tonsilas e o baço5, o timo1 é considerado um órgão linfoide6.
1 Timo:
2 Piramidal: Osso do carpo, localizado entre o OSSO SEMILUNAR e o HAMATO.
3 Pescoço:
4 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
5 Baço:
6 Linfoide: 1. Relativo a ou que constitui o tecido característico dos nodos linfáticos. 2. Relativo ou semelhante à linfa.
   [Mais...]

Vida Saudável - 24/08/20
O ato de chorar é um efeito fisiológico1 e emocional dos seres humanos que consiste na produção de grande quantidade de lágrimas, geralmente quando em estado emocional alterado como medo, tristeza, depressão, saudade, dor, alegria exagerada, raiva2 e aflição, entre outros. Já o riso é uma expressão facial decorrente da contração dos músculos3 das extremidades da boca4. Ele expressa alegria ou boa vontade e pode ser descrito como uma resposta fisiológica5 ao humor, mas também pode ser uma expressão descontrolada de ansiedade.
1 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
2 Raiva: 1. Doença infecciosa freqüentemente mortal, transmitida ao homem através da mordida de animais domésticos e selvagens infectados e que produz uma paralisia progressiva juntamente com um aumento de sensibilidade perante estímulos visuais ou sonoros mínimos. 2. Fúria, ódio.
3 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
4 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
5 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
   [Mais...]

Vida Saudável - 19/08/20
A Yoga é uma metodologia requintada para conseguir uma interconexão da pessoa com todos os seres vivos. A meditação é a experiência real que pode levar a essa união. A Yoga é um método milenar de meditação. Ela surgiu na Índia há mais de 5.000 anos, graças à misticidade local influenciada pelo budismo e pelo hinduísmo.   [Mais...]
Vida Saudável - 12/08/20
A telemedicina abrange toda prática médica realizada à distância, independente do instrumento utilizado para essa relação, embora atualmente seja baseada no uso das modernas tecnologias de telecomunicações. Ela torna possível que os profissionais de saúde1 avaliem, diagnostiquem e tratem pacientes à distância, permitindo a interpretação remota de exames e a emissão de laudos médicos e, eventualmente, de receitas médicas.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Vida Saudável - 06/08/20
Um check-up médico corresponde à realização periódica de vários exames clínicos, laboratoriais e de imagem, com o objetivo de avaliar o estado geral de saúde1 de uma pessoa e diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha manifestado sintomas2. A frequência do check-up deve ser estabelecida pelo médico que acompanha o paciente e variará de acordo com o seu estado de saúde1, seu histórico clínico pessoal e doenças na família.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Vida Saudável - 07/07/20
A digestão1 é um processo de transformação física e química pelo qual passam os alimentos orgânicos ao transitarem ao longo do sistema digestivo2, para convertê-los em compostos menores, hidrossolúveis e absorvíveis, de modo que possam ser aproveitados pelo organismo.
1 Digestão: Dá-se este nome a todo o conjunto de processos enzimáticos, motores e de transporte através dos quais os alimentos são degradados a compostos mais simples para permitir sua melhor absorção.
2 Sistema digestivo: O sistema digestivo ou digestório realiza a digestão, processo que transforma os alimentos em substâncias passíveis de serem absorvidas pelo organismo. Os materiais não absorvidos são eliminados por este sistema. Ele é composto pelo tubo digestivo e por glândulas anexas.
   [Mais...]

Vida Saudável - 02/07/20
A mente é cheia de distrações, e focar a atenção não é apenas uma tarefa, mas um desafio. A prática de mindfulness consiste em se concentrar no momento presente, mantendo uma constante consciência do que está se passando agora. E mais do que isso, é o exercício de prestar atenção nos acontecimentos sem julgamentos de qualquer espécie.   [Mais...]
Vida Saudável - 18/06/20
A grande expectativa de todo mundo está na chegada de uma vacina1 contra o coronavírus. No momento, pelo menos 10 vacinas estão em teste clínico, utilizando técnicas e caminhos biológicos diferentes. É, pois, de se prever, que no futuro teremos mais de uma diferente vacina1 contra o coronavírus. As vacinas imunizarão as pessoas em relação ao vírus2, fazendo com que disponham de anticorpos3 que possam combatê-lo.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
   [Mais...]

Vida Saudável - 04/06/20
Metabolismo1 é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo e sustentam a vida. A expressão metabolismo1 celular é usada em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem no interior das células2.
1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Vida Saudável - 15/05/20
Como deve ser feito o isolamento domiciliar para evitar a propagação do vírus1 SARS-CoV-2, transmissor da COVID-19? Seguem no texto as orientações sobre isolamento domiciliar de casos suspeitos ou confirmados da COVID-19, tomando como base as orientações do Ministério da Saúde2 e da Secretaria de Estado da Saúde2 de São Paulo.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar