AbcMed  -  Vida Saudável
Vida Saudável - 12/03/21
A composição corporal se refere a todos os órgãos e tecidos que compõem o corpo, divididos em dois compartimentos mais comumente referidos: massa gorda1 e massa magra2. O corpo ainda contém proteínas3, minerais e água intracelular e extracelular. A composição corporal é usada para descrever as porcentagens de gordura4, ossos, água e músculos5 no corpo humano6.
1 Massa gorda: É a porção de massa do organismo constituída de gordura armazenada (encontrada no tecido subcutâneo) e gordura essencial (encontrada nas vísceras, responsável pelo funcionamento fisiológico normal). A massa gorda é o resultado em quilos do percentual de gordura existente no organismo. Por exemplo, um indivíduo de 100 quilos e com percentual de gordura de 38%, pode ter o valor da massa gorda calculado em 38 quilos.
3 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
4 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
5 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
6 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
   [Mais...]

Vida Saudável - 11/03/21
A palavra mind, em inglês, significa mente, e fulness, também em inglês, denota algo como cheio, pleno. Dessa maneira, embora não se tenha um termo único em português para equivaler a mindfulness, ele pode ser compreendido como “atenção plena”. O processo que leva ao mindfulness corresponde a um conjunto de técnicas práticas de treinamento para conseguir uma melhor focalização da consciência no momento presente.   [Mais...]
Vida Saudável - 03/03/21
Substância cancerígena é toda e qualquer substância que seja capaz de promover, sozinha ou em associação com outros fatores, o surgimento do câncer1 (tumores malignos). Há substâncias que são cancerígenas não em vista da sua natureza química, mas devido à radiação que emitem.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Vida Saudável - 16/02/21
A maca peruana, ou simplesmente Maca (Lepidium meyenii), é uma raiz comestível nativa da região dos Andes peruanos, um tubérculo1 da família do nabo, do repolho e do agrião, semelhante ao rabanete, em aparência. Ela é tida como um superalimento por ser rica em fibras e gorduras essenciais, nutrindo o corpo e contribuindo para o aumento da energia e do vigor físico.
1 Tubérculo: Lesão dermatológica de consistência sólida, circunscrita, de menor tamanho e mais superficial do que um nódulo. Não apresenta resolução espontânea.
   [Mais...]

Vida Saudável - 05/02/21
Descongestionantes nasais são medicamentos utilizados para desobstruir as vias respiratórias superiores, o popular “nariz entupido”. Os descongestionantes medicamentosos são liberados em líquidos, gotas nasais, comprimidos, cápsulas, pós (para serem dissolvidos em água quente) e sprays nasais, cada um dos quais usados segundo suas características físicas. A maioria dos descongestionantes nasais está disponível sem receita médica, o que permite às pessoas um certo uso abusivo deles.   [Mais...]
Vida Saudável - 19/01/21
Suplementos alimentares são substâncias químicas sob a forma de pílula, cápsula, comprimido, pó ou líquido, destinadas a complementar em algum aspecto a alimentação considerada deficiente ou insuficiente de uma pessoa. Os nutrientes contidos nos suplementos podem provir de fontes alimentares existentes ou serem sintéticos. Eles só devem ser utilizados sob orientação de um médico ou de um nutricionista1.
1 Nutricionista: Especialista em nutricionismo, ou seja, especialista no estudo das necessidades alimentares dos seres humanos e animais, e dos problemas relativos à nutrição.
   [Mais...]

Vida Saudável - 06/01/21
A Calistenia é um tipo de exercício funcional, em que o praticante usa o peso do próprio corpo como resistência para formar e desenvolver a massa muscular, sem ajuda de aparelhos de academias ou com equipamentos mínimos.   [Mais...]
Vida Saudável - 28/12/20
A alcachofra é uma planta da família das compostas, que tem como valor nutritivo a vitamina1 C e sais minerais (ácido fólico, magnésio e potássio), além de atividades antioxidantes e hipolipidêmicas (baixo nível de gorduras), hepatoprotetora (protege o fígado2), colerética (estimula o fígado2 na produção da bile3), colagoga (estimula a contração da vesícula4 e facilita a transferência de bile3 para o duodeno5) etc.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
3 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
4 Vesícula: Lesão papular preenchida com líquido claro.
5 Duodeno: Parte inicial do intestino delgado que se estende do piloro até o jejuno.
   [Mais...]

Vida Saudável - 14/12/20
A disbiose intestinal1 é consequência de uma mudança na população dos microrganismos que habitam os intestinos2, de modo que os micróbios inúteis e patogênicos superam os mais benéficos e proliferam livremente. Alguns fatores que parecem contribuir para tal alteração são o uso prolongado ou em altas doses de antibióticos, dieta alimentar não saudável, abuso de álcool, doenças ou tratamentos médicos.
1 Disbiose intestinal: Definida como o desequilíbrio da flora intestinal, entre os microrganismos benéficos e patogênicos, que resulta em uma situação desfavorável à saúde do indivíduo.
2 Intestinos: Seção do canal alimentar que vai do ESTÔMAGO até o CANAL ANAL. Inclui o INTESTINO GROSSO e o INTESTINO DELGADO.
   [Mais...]

Vida Saudável - 08/12/20
A cromoterapia é uma prática pseudocientífica, chamada holística, que muitas vezes atua ao lado da Medicina científica e que várias pessoas supõem ajudar na recuperação dos pacientes e mesmo tratar alguns males funcionais.   [Mais...]


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos