AbcMed  -  Vida Saudável
Vida Saudável - 13/12/18
Privação de sono é a condição em que a pessoa não dorme o necessário para que seu organismo se recupere. Ela pode ser tanto aguda como crônica e também pode ser involuntária1 ou voluntária.
1 Involuntária: 1.    Que se realiza sem intervenção da vontade ou que foge ao controle desta, automática, inconsciente, espontânea. 2.    Que se encontra em uma dada situação sem o desejar, forçada, obrigada.
   [Mais...]

Vida Saudável - 23/11/18
O sono é uma das necessidades fundamentais da vida. Todas as criaturas humanas (e não humanas) não conseguem prescindir dele para funcionar melhor. Sem ele, elas sofrerão física e mentalmente. O estilo de vida da pessoa pode desempenhar um papel importante na qualidade do sono ou na falta dele e a alimentação é um dos fatores que podem colaborar para melhorá-lo ou para prejudicá-lo.   [Mais...]
Vida Saudável - 22/11/18
Protetores auditivos ou auriculares são aparelhos projetados para serem utilizados no canal auditivo externo com o objetivo de proteger o ouvido de quem os usa da entrada de água e de impurezas, vento excessivo e, principalmente, ruídos altos.   [Mais...]
Vida Saudável - 15/10/18
A meditação é uma prática em que o indivíduo utiliza técnicas para focar a mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, com exclusão de outros, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.   [Mais...]
Vida Saudável - 05/10/18
A creatina é o ácido metil-guanidinoacético, uma substância encontrada naturalmente nas células musculares1, que ajuda os músculos2 a produzir energia durante exercícios “pesados” ou de alta intensidade. Ela é produzida pelo próprio organismo e também pode ser suplementada pela alimentação.
1 Células Musculares: Células contráteis maduras, geralmente conhecidas como miócitos, que formam um dos três tipos de músculo. Os três tipos de músculo são esquelético (FIBRAS MUSCULARES), cardíaco (MIÓCITOS CARDÍACOS) e liso (MIÓCITOS DE MÚSCULO LISO). Provêm de células musculares embrionárias (precursoras) denominadas MIOBLASTOS.
2 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

Vida Saudável - 28/09/18
Como acontece a todos os outros órgãos do corpo, o cérebro1 também sofre as alterações fisiológicas2 naturais do envelhecimento. Com o passar do tempo, ter-se-á menor massa cerebral, redução da densidade de neurônios3, deposição de proteína amiloide nas regiões corticais do cérebro1, diminuição dos neurotransmissores químicos, etc. Mas algumas atitudes podem prevenir o envelhecimento cerebral.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Fisiológicas: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
3 Neurônios: Unidades celulares básicas do tecido nervoso. Cada neurônio é formado por corpo, axônio e dendritos. Sua função é receber, conduzir e transmitir impulsos no SISTEMA NERVOSO. Sinônimos: Células Nervosas
   [Mais...]

Vida Saudável - 27/09/18
O sangue1 humano é composto de plasma2, hemácias3, leucócitos4 e plaquetas5. Cerca de 8% do peso corporal de um adulto é representado pelo sangue1. As mulheres têm cerca de 4-5 litros de sangue1, enquanto os homens têm cerca de 5-6 litros. Sua temperatura média é de 38 graus Celsius e pH de 7,35-7,45, tornando-o ligeiramente básico.
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
3 Hemácias: Também chamadas de glóbulos vermelhos, eritrócitos ou células vermelhas. São produzidas no interior dos ossos a partir de células da medula óssea vermelha e estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 milhões por milímetro cúbico, em condições normais.
4 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas
5 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
   [Mais...]

Vida Saudável - 06/09/18
Comer é um ato que por um lado atende às necessidades do corpo por energia e, por outro, está vinculado a um prazer autônomo e independente daquelas necessidades. No primeiro caso, as necessidades são expressões meramente fisiológicas1, mas no segundo expressam uma concupiscência desde há muito vista nos contextos religiosos como pecado.
1 Fisiológicas: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
   [Mais...]

Vida Saudável - 16/05/18
A insulina1 é um hormônio2 produzido pelo pâncreas3 que permite que o corpo use o açúcar4 (glicose5) de carboidratos consumidos nos alimentos ou armazene glicose5 para uso futuro.
1 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
2 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
3 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
4 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
5 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
   [Mais...]

Vida Saudável - 25/04/18
A Whey protein é um suplemento proteico derivado da proteína do soro1 do leite extraído através de um processo especial, quando esse é transformado em queijo. Este processo de extração faz com que seja possível obter-se uma alta concentração de proteínas2.
1 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar
O AbcMed® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.