AbcMed
-
Saúde da Criança
A anemia1 infantil refere-se a uma condição em que as crianças têm níveis de hemoglobina2 ou glóbulos vermelhos no sangue3 abaixo do esperado para a idade, o que leva a uma diminuição na capacidade do sangue3 de transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Crianças de 6 meses a 5 anos são consideradas anêmicas quando a hemoglobina2 está abaixo de 11g/dL (decilitro) de sangue3.
[Mais...]
A anemia1 fetal é reconhecida há muitos anos como uma complicação perigosa da gravidez2 e uma importante causa de adoecimento do feto3. Corresponde a um nível de hemácias4 na circulação5 fetal abaixo do normal esperado (hematócrito6
[Mais...]
O retardo puberal, também denominado às vezes de puberdade atrasada, puberdade tardia ou puberdade retardada, refere-se a um atraso no início da puberdade (transição entre a infância e a idade adulta) e das suas manifestações características. A idade de início da puberdade é diferente em cada pessoa, sendo mais cedo em umas e mais tarde em outras. Dessa maneira, só se deve considerar retardo puberal quando esse tempo discrepa muito do esperado, tornando-se uma situação atípica e rara, ou quando ele é acompanhado de sintomas1.
[Mais...]
O mecônio1 fica dentro do trato gastrointestinal do feto2 durante a vida intrauterina. Para que ele cause a síndrome3 de aspiração do mecônio1 (SAM), ele tem de entrar no sistema respiratório4 durante o período em que os pulmões5 cheios de líquido fazem a transição para um órgão cheio de ar capaz de troca gasosa. O mais comum é que ele seja liberado pelo bebê após o nascimento ou durante o trabalho de parto, no entanto, se o bebê estiver em sofrimento fetal durante o trabalho de parto, ele pode ser levado a liberá-lo antecipadamente no líquido amniótico6, podendo ocorrer a aspiração dele para dentro dos pulmões5 do bebê, constituindo a SAM.
[Mais...]
A colpocefalia, chamada, às vezes, de vesiculopatia, é uma desordem cefálica congênita1 rara que afeta a estrutura do sistema ventricular, caracterizada pelo alargamento desproporcional (dilatação) dos cornos occipitais dos ventrículos laterais2, através dos quais circula o líquido cefalorraquidiano3, e pela possibilidade de associação com outras malformações4 cerebrais.
[Mais...]
A atresia1 do esôfago2 é uma malformação3 congênita4 rara na qual o esôfago2 termina cegamente a uma distância aproximada de 8 a 12 centímetros da entrada da cavidade oral5. É a malformação3 mais comum no período neonatal e deve ser diagnosticada logo após o nascimento. Essa formação incompleta do esôfago2 muitas vezes é combinada com uma fístula6 que comunica esse órgão com a traqueia7.
[Mais...]
Atraso no desenvolvimento refere-se a uma criança que não adquiriu as habilidades de desenvolvimento esperadas dela, em comparação com outras da mesma idade, embora possa vir a adquiri-las mais tarde. Esses atrasos podem ocorrer em todas as áreas da personalidade ou de modo específico nas áreas da função motora, áreas da fala e linguagem e áreas cognitivas, emocionais e sociais.
[Mais...]
A enterocolite necrosante1 é uma condição médica grave em que o tecido2 intestinal do bebê sofre uma inflamação3, podendo causar uma perfuração para o interior do abdômen. Na maioria absoluta das vezes afeta bebês4 prematuros. As bactérias normalmente presentes no intestino podem vazar para o abdômen através do orifício ou atingir a corrente sanguínea. As consequências de tudo isso podem resultar em complicações graves e na morte do bebê.
[Mais...]
No primeiro ano de vida, um bebê dobra de tamanho. A partir dos dois anos, o crescimento se desacelera, até chegar na puberdade, quando uma nova explosão acontece. A isso se chama estirão de crescimento, período no qual se realiza um rápido ganho de crescimento, de cerca de 20% da estatura final, e uma maturação acentuadamente veloz da sexualidade, nos seus aspectos físicos e psicológicos.
[Mais...]
O cordão umbilical1 é uma estrutura tubular de cerca de 50 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro que conecta o bebê com o corpo da mãe, através da placenta. Ele é responsável por fazer com que o sangue2 do bebê passe pela placenta, onde é oxigenado e recebe nutrientes, retornando em seguida para o bebê. Várias situações anômalas podem ocorrer com o cordão umbilical1, antes e durante o nascimento.
[Mais...]
|