AbcMed  -  Psicologia e Psiquiatria
A maioria das pessoas acorda pela manhã no mesmo estado de humor com que foram dormir na noite anterior, mas algumas acordam num estado muito diferente daquele que têm normalmente e demoram algumas horas para voltar ao seu humor costumeiro: acordam num terrível mau humor e durante algum tempo após acordarem são intratáveis.   [Mais...]
Imagine que uma pessoa saiu à rua para comprar um objeto caseiro. Supondo não haver nenhuma limitação de qualquer ordem, como você pensa que ela fará sua escolha: o mais barato? O mais bonito? O de melhor qualidade? O que causa mais impressão? O mais prático? Diferentes pessoas tenderão a escolher com base em diferentes critérios e, salvo eventuais conjunturas de momento, revelam nisso um padrão de comportamento que se repetirá em outros momentos e atuações na vida, inclusive no adoecer e tratar-se.   [Mais...]
Os neurotransmissores são substâncias essenciais para moldar a vida e as funções cotidianas. É através deles que o cérebro1 regula muitas funções corporais, incluindo frequência cardíaca, respiração, ciclos de sono, digestão2, humor, concentração, apetite e movimento muscular, além de funções psicológicas e outras funções físicas.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Digestão: Dá-se este nome a todo o conjunto de processos enzimáticos, motores e de transporte através dos quais os alimentos são degradados a compostos mais simples para permitir sua melhor absorção.
   [Mais...]

A agitação psicomotora1 é uma alteração explosiva do comportamento caracterizada por um misto de nervosismo com excitação, levando a uma atividade excessiva, desordenada e sem propósito, tornando a pessoa inquieta e com picos de tensão e irritabilidade. Internamente é uma sensação de tensão e inquietação, que leva o paciente a uma necessidade de se movimentar, embora ele faça isso de modo caótico e sem propósito.
1 Psicomotora: Própria ou referente a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais governados pela mente.
   [Mais...]

A mente é regida por impulsos originados da parte inata da personalidade, que Freud chamou de ID, os quais podem entrar em conflito com as regras e normas aprendidas, que funcionam como a parte censora da personalidade, o SUPEREGO, dando origem a sofrimentos que são experimentados pela instância consciente, o EGO. Mecanismos de Defesa do Ego são operações mentais de que o Ego se vale para evitar a ansiedade e o desprazer que poderiam resultar desses conflitos (medo, culpa, condenação, etc.).   [Mais...]
Como o próprio nome sugere, depressão mascarada é uma condição depressiva que se manifesta por sintomas1 orgânicos e procura disfarçar o transtorno de humor subjacente. Os sintomas cardinais2 das depressões são o transtorno afetivo no sentido da tristeza vital e a lentificação psicomotora3. A depressão mascarada é uma forma de depressão atípica na qual os sintomas1 somáticos ou os distúrbios comportamentais dominam o quadro clínico e disfarçam ou substituem o transtorno afetivo subjacente.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Sintomas cardinais: Sintomas principais ou fundamentais.
3 Psicomotora: Própria ou referente a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais governados pela mente.
   [Mais...]

Tipos de depressão são as diferentes expressões clínicas que o distúrbio depressivo pode assumir, na dependência da sua etiologia1 (causa) ou de outras circunstâncias. É importante reconhecer o tipo de depressão porque cada um dos tipos tem uma tipicidade sintomática2, uma intensidade, durações diferentes e requerem tratamentos distintos.
1 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.
2 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
   [Mais...]

A formação reativa, ou formação de reação, figura entre os mecanismos de defesa do Ego descritos por Sigmund Freud e sua filha, Anna Freud, na segunda estruturação tópica da mente (Id, Ego, Superego), na qual os impulsos do Id, percebidos pelo Superego como inaceitáveis e produtores de ansiedade, são mantidos sob controle do Ego pelo exagero da tendência que lhes é diretamente oposta.   [Mais...]
A catatonia é uma síndrome1 clínica muito rara caracterizada por anormalidades impressionantes do comportamento motor, constante de movimentos e comportamentos anormais, imobilidade e retraimento2. A sua forma mais conhecida envolve a manutenção de uma posição rígida e imóvel que pode durar horas, dias ou semanas. Mas também pode se referir à agitação motora sem propósito, mesmo na ausência de estímulos ambientais.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Retraimento: 1. Ato ou efeito de retrair (-se); retração, contração, encolhimento. 2. Atitude reservada; reserva, timidez, acanhamento. 3. Estado ou condição de quem se encontra só; solidão, isolamento, retiro. 4. Lugar ermo ou solitário; retiro. 5. Retração. 6. Retirada.
   [Mais...]

A depressão sazonal, também chamada transtorno afetivo sazonal, como o próprio nome já sugere, é aquela depressão que começa e termina aproximadamente numa mesma época do ano. Mais especificamente, nas estações mais frias.   [Mais...]


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos