AbcMed  -  Psicologia e Psiquiatria
Acatisia1 é um distúrbio do movimento caracterizado por uma sensação subjetiva de inquietação interna acompanhada de sofrimento mental e incapacidade de ficar parado. É uma condição psicomotora2 em que o paciente sente uma grande dificuldade em permanecer parado, sentado ou imóvel. Os afetados podem ficar inquietos, balançar para frente e para trás ou andar de um lado para o outro, enquanto alguns podem apenas ter uma sensação desconfortável no corpo.
1 Acatisia: Síndrome caracterizada por sentimentos de inquietação interna que se manifesta por incapacidade de se manter quieta. É frequentemente causada por medicamentos neurolépticos.
2 Psicomotora: Própria ou referente a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais governados pela mente.
   [Mais...]

Autoestima é a estima que a pessoa tem por ela própria, pois o prefixo "auto" significa "por si mesmo". A autoestima é, pois, uma avaliação positiva ou negativa que uma pessoa faz de si mesma a partir de emoções, ações, crenças, comportamentos ou qualquer outro tipo de conhecimento de si próprio. Pode existir, então, uma alta ou uma baixa autoestima.   [Mais...]
A pandemia1 Covid-19 forçou as pessoas a mudarem de súbito seus estilos de vida para novas atitudes e práticas antes impensáveis. Como a capacidade de mudanças e readaptações têm limites, alguns experimentaram fortes reações, tanto físicas quanto psicológicas, nem sempre saudáveis.
1 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
   [Mais...]

Num sentido amplo, o Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora, que trabalha tanto as relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam. Pode ser usado nos campos da saúde1, da educação, das organizações e dos projetos sociais.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Parafilias são “interesses sexuais invulgares”, definidas clinicamente como “qualquer outro interesse sexual intenso e persistente que não o interesse na estimulação genital ou carícias preparatórias consentidas por parceiros humanos adultos normais”.   [Mais...]
Síndrome1 de Ganser, pseudodemência histérica ou psicose2 da prisão é uma condição rara e controversa em que há uma simulação de transtorno dissociativo com sintomas3 psiquiátricos severos, exuberantes e inusitados. Durante o exame desses pacientes é comum respostas incoerentes, movimentos de intimidação e discurso despropositado com objetivo de convencer o observador de que ele está de fato louco.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

O que se chama estado crepuscular é um estreitamento súbito e transitório do campo da consciência, com a conservação de uma atividade automática e mais ou menos bem coordenada. O contato com a realidade é menor, mas não totalmente abolido e a consciência não sofre alteração de nível ou grau, permanecendo lúcida.   [Mais...]
Na compreensão popular, o egoísmo é um exclusivismo que leva uma pessoa a se colocar em primeiro lugar com referência a tudo e a todos. Nesse sentido, é tratado como orgulho ou presunção. Num sentido técnico, egoísmo é um traço de caráter. É o hábito ou a atitude de uma pessoa que coloca seus interesses, opiniões, desejos e necessidades em primeiro lugar, geralmente (mas nem sempre) em detrimento das demais pessoas.   [Mais...]
Cleptomania é um distúrbio mental raro, mas sério, que pode causar muita dor emocional ao autor e a seus familiares. Embora a pessoa reconheça o caráter esdrúxulo e anormal desse comportamento, não consegue evitá-lo.   [Mais...]
A consciência normalmente é uma, mas pode, patologicamente, perder sua unicidade e desdobrar-se em duas ou mais manifestações. Nisso consistem os chamados transtornos dissociativos. Eles são transtornos mentais que envolvem experimentar uma desconexão e falta de continuidade entre pensamentos, memórias, ações e identidade.   [Mais...]


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar