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Compreendendo os Transtornos do Desenvolvimento

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O que são transtornos do desenvolvimento?

Os transtornos do desenvolvimento são condições que afetam o desenvolvimento humano, geralmente desde a infância, podendo impactar áreas diversas como habilidades motoras, sociais, cognitivas, comportamentais e de linguagem. Eles possuem causas variadas, incluindo fatores genéticos, neurológicos e ambientais. O diagnóstico1 precoce e o acesso a intervenções apropriadas são fundamentais para apoiar o desenvolvimento das pessoas afetadas, permitindo-lhes alcançar seu potencial máximo e melhorar a qualidade de vida.

Saiba mais sobre "Impulsividade", "Estereotipias", "Personalidade borderline" e "Crises da adolescência".

Quais são os principais transtornos do desenvolvimento?

Entre os transtornos mais conhecidos estão:

  • Transtorno do Espectro Autista (TEA): não é uma doença, mas sim uma alteração do desenvolvimento neurológico. Cada caso é único, daí o termo "espectro", que indica uma ampla variedade de manifestações. Pessoas com TEA apresentam dificuldades na comunicação e interação social, além de padrões repetitivos e restritos de comportamento e interesses, que afetam significativamente sua vida social.
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): é uma condição neurobiológica com forte influência genética, que geralmente aparece na infância e pode persistir na vida adulta. É mais frequentemente diagnosticado em meninos do que em meninas. Embora haja controvérsias sobre sua existência e suspeitas sobre interesses comerciais relacionados a medicamentos, o TDAH é amplamente reconhecido pela comunidade científica como um transtorno real, semelhante à depressão ou ansiedade, embora não tenha características únicas que o definam inequivocamente.
  • Transtornos de Aprendizagem Escolar: são distúrbios neurológicos permanentes que prejudicam a capacidade de aprender conteúdos escolares sem serem causados por deficiência intelectual, problemas sensoriais, falta de estímulo escolar ou dificuldades socioeconômicas. Os principais transtornos são:
    • Dislexia: dificuldade específica e persistente no aprendizado da leitura e escrita, que não decorre de atraso mental ou problemas emocionais.
    • Disortografia2: dificuldade persistente em desenvolver a expressão escrita, afetando principalmente a organização e produção textual, podendo ou não estar associada à dislexia.
    • Disgrafia: comprometimento na escrita manual, afetando a legibilidade, velocidade e clareza da escrita.
    • Discalculia: conhecida como "cegueira numérica", é uma dificuldade grave na compreensão e utilização dos números, apesar da ausência de deficiências intelectuais ou lesões3 cerebrais.
  • Transtornos de Comunicação: são dificuldades na aquisição das habilidades necessárias para se expressar oralmente, compreender o que se ouve ou articular adequadamente as palavras. Incluem transtornos de linguagem, da fala, da fluência (como a gagueira), transtorno da comunicação social e outros transtornos não especificados.
  • Transtornos Motores: são condições que afetam a coordenação e execução de movimentos desde a infância, prejudicando aspectos pessoais, sociais, acadêmicos e profissionais. De acordo com o DSM-5, os principais são:
  • Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: caracteriza-se por dificuldades na coordenação motora que interferem nas atividades diárias.
  • Transtorno do Movimento Estereotipado: caracteriza-se por comportamentos motores repetitivos, aparentemente sem propósito, que interferem em atividades sociais e acadêmicas.
  • Transtornos de Tiques: são movimentos motores ou vocalizações repentinas, rápidas e recorrentes, como piscar os olhos4, encolher ombros, emitir sons involuntários ou repetir palavras inadequadas.
  • Deficiência Intelectual: caracteriza-se por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, afetando áreas como comunicação, autocuidado e habilidades sociais. Geralmente é congênita5 ou adquirida precocemente, antes dos 18 anos, e envolve dificuldades em resolução de problemas, compreensão de conceitos abstratos e realização de atividades cotidianas, refletindo um comprometimento geral da inteligência.
Leia sobre "Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade", "Depressão em crianças", "Síndrome6 de Asperger" e "Autismo".

Referências:

As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da Mayo Clinic e da Cleveland Clinic.

ABCMED, 2025. Compreendendo os Transtornos do Desenvolvimento. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/1490555/compreendendo-os-transtornos-do-desenvolvimento.htm>. Acesso em: 29 mai. 2025.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Disortografia: É a dificuldade de aprender e desenvolver as habilidades da linguagem escrita, ela leva a alterações na planificação da linguagem escrita, causando transtorno na aprendizagem da ortografia, gramática e redação. Ela pode ocorrer associada ou não à dificuldade de leitura, isto é, à dislexia.
3 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
4 Olhos:
5 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
6 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
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