AbcMed
A hérnia1 umbilical é uma condição em que uma protuberância ocorre na região ao redor do umbigo2 devido a uma abertura ou fraqueza na parede abdominal3. Ela pode ocorrer em qualquer idade, desde recém-nascidos até adultos, sendo mais comum em bebês4.
[Mais...]
A ansiedade pode se tornar uma condição psicológica anormal quando se torna um excesso e passa a atrapalhar as atividades rotineiras. Com isso, pode desencadear um transtorno que leva a crises com sintomas1 mentais e físicos. Os transtornos de ansiedade são o tipo mais frequente de problema de saúde2 mental e afetam aproximadamente 30% dos adultos em algum momento da vida.
[Mais...]
A fibromatose colli, também conhecida como tumor1 do esternocleidomastoideo2 da infância, ou pseudotumor da infância, é uma condição benigna rara que afeta o músculo esternocleidomastoideo2 em bebês3, que se apresenta como uma massa cervical (em latim, colli = pescoço4), frequentemente associada a torcicolo5 congênito6. O termo tumor se refere, aqui, apenas a uma fibrose7 congênita8, e nada tem a ver com uma doença cancerosa.
[Mais...]
A demanda por antidepressivos e estabilizadores de humor tem apresentado um aumento constante no Brasil ao longo dos anos. Apesar da prevalência1 desses medicamentos, alguns pacientes têm equívocos significativos sobre como os medicamentos funcionam. Neste texto apresentamos algumas respostas para perguntas frequentes sobre antidepressivos.
[Mais...]
Os biotipos corporais, também conhecidos como somatotipos, são categorias utilizadas para descrever as características físicas e morfológicas naturais predominantes em cada indivíduo (formato do corpo), que são influenciadas pela constituição óssea, metabolismo1, massa muscular e quantidade de gordura2. Todos esses elementos recebem uma contribuição da genética e, muito discretamente, de fatores ambientais.
[Mais...]
Fala-se em gravidez1 de risco em referência àquelas em que existem condições médicas ou obstétricas que aumentam o risco de complicações para a mãe, o feto2 ou ambos durante a gestação, no parto ou no período pós-parto. Essas condições podem ser preexistentes à gravidez1 ou surgir durante a gestação.
[Mais...]
A derivação ventriculoperitoneal (DVP) é um procedimento neurocirúrgico utilizado para tratar o acúmulo anormal de líquido cefalorraquidiano1 no cérebro2, o que causa um aumento da pressão liquórica. Ela é um dispositivo de drenagem3 valvular unidirecional, normalmente implantado em pacientes com hidrocefalia4. O objetivo principal da DVP é desviar o excesso de líquido cefalorraquidiano1 do cérebro2 para outras cavidades do corpo, geralmente o abdômen, onde é reabsorvido pelo organismo.
[Mais...]
A alergia1 ocular, também conhecida como conjuntivite2 alérgica, é uma condição na qual a membrana conjuntiva3 dos olhos4 fica inflamada devido a uma reação alérgica5. A alergia1 ocular é uma forma não contagiosa6 de conjuntivite2, ao contrário da conjuntivite2 infecciosa, que é altamente contagiosa6, mas resulta em extremo desconforto para o paciente.
[Mais...]
O discurso circunstancial é também chamado, por vezes, de circunstancialidade, mas esse termo pode ter diferentes significados dependendo do contexto em que é usado. No âmbito da Psicologia e da Psiquiatria, circunstancialidade ou discurso circunstancial refere-se a um padrão de pensamento e fala em que a pessoa fornece uma quantidade excessiva de detalhes que têm pouca ou nenhuma relação com o tema em causa, tornando difícil para os outros discernir quais informações são importantes.
[Mais...]
O parto normal é um processo natural complexo que pode envolver várias mudanças no corpo da mulher para permitir a passagem do bebê pelo canal do parto. Algumas mulheres passam por ele sem experimentar nenhum tipo de lesão1, outras sofrem lesões2 sem gravidade, e algumas outras podem sofrer lesões2 que demandam atenção, tais como lacerações perineais, episiotomia3, hematoma4, prolapso5 uterino, dentre outras.
[Mais...]
Mostrar: 10 31 a 40 (Total: 2853)
|