Dormência no braço esquerdo conheça as outras causas, porque nem sempre é infarto!
Por que ocorre a dormência1 no braço esquerdo?
A dormência1 é uma sensação anormal que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas que assume aspectos especiais quando sentida no braço esquerdo. A primeira coisa que vem à mente quando uma pessoa sente dormência1 no braço esquerdo é que ela possa estar prestes a sofrer um infarto do miocárdio2.
No entanto, nem sempre a dormência1 ou formigamento no braço indica infarto3, já que há outras razões menos graves e mesmo banais para este sintoma4. Problemas originados no pescoço5, ombro ou nervos periféricos também podem causar este sintoma4. Ainda assim, os testes para descartar um problema cardíaco devem vir em primeiro lugar, não porque o problema cardíaco seja a causa mais comum desse sintoma4, mas porque é a mais séria das causas possíveis e a que exige tratamento médico imediato.
Saiba mais sobre "Dormência1 ou formigamento" e "Infarto do miocárdio2".
Quais são as causas possíveis da dormência1 no braço esquerdo?
A dormência1 e o formigamento podem acontecer no braço esquerdo quando uma raiz nervosa é pressionada a nível da coluna cervical6 ou falta sangue7 no braço, devido a algum déficit circulatório nessa região do corpo. Ela pode ser apenas momentânea, por causa de um erro de postura, ou dever-se a doenças graves, como a diabetes mellitus8 e a hipertensão arterial9 ou até mesmo infarto do miocárdio2 ou acidente vascular cerebral10 (AVC).
Outras causas possíveis de dormência1 e formigamento no braço, incluem, entre outras:
- Manter a mesma posição por um longo tempo, especialmente se alguma artéria11 é comprimida.
- Traumatizar um nervo do pescoço5.
- Pressão nos nervos da coluna cervical6.
- Infecções12 por herpes zóster.
- Níveis anormais de cálcio, potássio ou sódio no organismo.
- Carências vitamínicas.
- Uso de certos medicamentos.
- Danos nos nervos devido a chumbo, álcool, tabaco ou drogas quimioterápicas.
- Terapia de radiação.
- Mordidas de animais.
- Picadas de insetos, carrapatos, ácaros e aranhas.
- Toxinas13 de frutos do mar.
- Condições congênitas14 que afetam os nervos.
Quando se tratam de causas sistêmicas, os sintomas15 podem ocorrer em outros membros do corpo, concomitante ou alternativamente.
Leia mais sobre "Acidente vascular cerebral10", "Diabetes mellitus8", "Hipertensão arterial9" e "Herpes Zóster".
Quais são as principais características clínicas diferenciadas das diversas causas de dormência1 no braço esquerdo?
Quando a dormência1 ou formigamento afeta todo um lado do corpo, geralmente o rosto e o braço ou a perna e o braço, pode ser um sinal16 de AVC. Se a dormência1 se irradia para o braço esquerdo e vem acompanhada de dor ou aperto no peito17, aperto na garganta18, náuseas19, suor, palpitações20, tontura21 e mesmo desmaio é, quase certamente, devida a problemas cardiológicos, como angina22 ou início de um infarto3.
Muitos problemas de dormência1 e formigamento são causados por erros de postura, que podem ser facilmente corrigidos. Além disso, pessoas que costumam beber muito e que tenham deficiências de vitaminas também podem sofrer com esse problema. Uma alimentação rica em vitaminas do complexo B (carne, fígado23, ovos, leite, semente e cereais integrais, folhas escuras e queijo, por exemplo) pode ser eficaz contra a dormência1 e o formigamento.
Para saber se a dormência1 ou o formigamento são ou não preocupantes, é importante identificar a região do braço em que os sintomas15 acontecem:
- Se no dedo do meio, indicador ou polegar, pode ser sinal16 de síndrome24 do túnel do carpo.
- Se no dedo mindinho ou anular, geralmente os sintomas15 se devem à compressão do nervo do cotovelo.
- Se no braço, pode ser resultado da pressão em um conjunto de nervos do chamado “plexo braquial”.
- A dormência1 que denuncia um problema cardíaco, na maioria dos casos acontece na margem radial do braço, onde é o trajeto do osso do braço chamado "rádio25", e no dedo polegar.
Veja mais sobre "Derrame26 cerebral", "Dor no peito17", "Síncopes27 ou desmaios", "Náuseas19 e vômitos28" e "Tonturas29".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas em parte dos sites da Cleveland Clinic e da Mayo Clinic.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.