Atalho: 691AGMR
Gostou do artigo? Compartilhe!

Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é dormência1 (ou formigamento)?

Dormência1 é a sensação que resulta da interrupção dos estímulos pele2/cérebro3 ou vice-versa, em razão de compressão nervosa ou insuficiência4 circulatória de uma região do corpo. Vai desde situações muito simples como aquela que resulta de manter uma perna cruzada sobre outra até outras mais graves como, por exemplo, aquelas que acompanham um infarto do miocárdio5.

Nos casos benignos, de simples interrupção circulatória postural, a dormência1 (ou formigamento) desaparece progressivamente quando movimentamos a região do corpo afetada, com a recuperação da função orgânica normal.

Quais as causas da dormência1 (ou formigamento)?

As dormências podem ser de duas naturezas:

  • Vascular6: quando a circulação7, por qualquer razão, é muito diminuída ou interrompida num certo setor do corpo como, por exemplo, quando mantemos por muito tempo uma perna cruzada sobre outra ou dormimos sobre um braço. Essas dormências (ou formigamentos) geralmente são transitórias e desaparecem em poucos segundos ou minutos depois que a circulação7 é restabelecida. Embora bastante mais raras, existe também outras causas de compressão ou estreitamento dos vasos sanguíneos8, sobretudo das artérias9. Nesses casos, as dormências (ou formigamentos) consequentes a elas podem ser mais persistentes;
  • Nervosa: quando uma raiz nervosa é comprimida. A situação mais comum é aquela em que uma raiz nervosa é comprimida por um crescimento ósseo, geralmente da coluna vertebral10. Embora mais raras, existem também outras causas de compressão nervosa. Essas dormências (ou formigamentos) geralmente são duradouras.

Quando a dormência1 (ou formigamento) irradia-se para o braço esquerdo e mantém certa relação com o esforço físico pode haver algum problema cardiológico (angina11 ou início de infarto do miocárdio5) e um médico deve ser consultado para maiores esclarecimentos.

Como tratar a dormência1 (ou formigamento)?

As dormências benignas não exigem tratamento e desaparecem espontaneamente. As demais dependem do tratamento das condições que as estejam causando.

ABCMED, 2011. Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/252510/dormencia-ou-formigamento-por-que-as-vezes-ele-aparece.htm>. Acesso em: 9 dez. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Dormência: 1. Estado ou característica de quem ou do que dorme. 2. No sentido figurado, inércia com relação a se fazer alguma coisa, a se tomar uma atitude, etc., resultando numa abulia ou falta de ação; entorpecimento, estagnação, marasmo. 3. Situação de total repouso; quietação. 4. No sentido figurado, insensibilidade espiritual de um ser diante do mundo. Sensação desagradável caracterizada por perda da sensibilidade e sensação de formigamento, e que geralmente ocorre nas extremidades dos membros. 5. Em biologia, é um período longo de inatividade, com metabolismo reduzido ou suspenso, geralmente associado a condições ambientais desfavoráveis; estivação.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
4 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
5 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
6 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
7 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
8 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
9 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
10 Coluna vertebral:
11 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Clínica Médica?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

27/12/2014 - Comentário feito por jonathan
oi.
LINDO TRABALHO
oi.
LINDO TRABALHO

28/07/2014 - Comentário feito por Angélica
Boa tarde, a um tempo atrás senti uma dormência...
Boa tarde, a um tempo atrás senti uma dormência em meu corpo, começou na região da boca com um formigamento, logo virou uma dormência que se espalhou pelo meu lado esquerdo até o braço, foi temporário então não contei a ninguém. Mas algo vem me incomodando a um tempo surgem manchas brilhantes em meus olhos que aumentam de tamanhos até desaparecer, quando elas desaparecem começa uma dor de cabeça, mas evito tomar remédios então durmo para aliviar. Bom isso está começando a me incomodar e ficar preocupada moro sozinha, será que vocês poderiam me ajudar de alguma forma, alguma explicação?

24/07/2014 - Comentário feito por cosmo
olá já faz um tempo que sinto alg...
olá já faz um tempo que sinto algum desce problema que não sei dizer se é câimbra ou dormencia no pé
esquerdo subindo para a perna toda. o que pode ser? me expliquem melhor quem já teve ou quem sente

18/03/2014 - Comentário feito por jose
Re: Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?
bom dia ontem a noite estava na academia depois de fazer um exercicio com a barra no ombro fique com os braços todo dormente e sem cordenaçao motora melhorou um pouco horas depois mas no outro dia ainda tenho sinais de dormencias em alguns lugares do corpo e tenho´presao alta mas e emocional oque eu fasso

11/01/2014 - Comentário feito por VERONICA
Re: Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?
Gostaria de saber porque adormece e a minha cabeça,ontem eu tive uma dor tao esquisita no lado esquerdo da minha cabeça,que doeu tanto eu nunca havia sentindo isso,de vez em quando eu sinto uma dormência só que eh na cabeça toda não em um so lugar.Por favor me de alguma explicação sobre esse assunto.

29/12/2013 - Comentário feito por eliane
Re: Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?
bom dia ontem anoite comessou um formigamento nos meus dedos da mao esqueda tentei achar qual quer posisao mas toda o braco e a mao formigavam nao sei mas o que fasso

25/11/2013 - Comentário feito por Adriana
Re: Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?
Bom dia,ha um tempo venho observando que eu as vezes durmo com os braços acima da cabeça,e algumas delas acordo anoite sentindo falta de uma parte de mim,e meu braço estar esquecido sem vida com textura da pele diferente e totalmente sem movimento eu tenho que utilizar meu outro braço pra buscar ele.
Depois que coloco ele por cima do meu corpo que o sangue volta a circular dai começando a formigar e sento aquela dor que incomoda.....Isso é normal....ou pode ser algo mais grave....

21/10/2013 - Comentário feito por Marta
Re: Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?
Meu último caso ocorreu dia 13/10, quando eu cheguei de uma viajem de 280km, num almoço de aniversário, cumprimentei as pessoas, e após me sentei e aí começou guma sensação de cabeça pesada, zonza com dor no lado esquerdo da cabeça e meu polegar e indicador da mão esquerda começaram a formigar, o queixo endurecer, minha visão com estrelinhas, e o olho esquerdo com nuvem branca eu tentei falar para o meu marido, as palavras não saiam e aí fiquei tonta, ele me levou para emergência naquela cidade, fui consultada e fizeram buscopam com soro na veia e deram comprimido de diazepan 10mg + Naramig 2,5m, fiquei por 1:30 h e depois melhorou e levei receita com Naramig 2,5mg e Labirin 16mg para eu continuar a tomar. Que tipo de exames devo fazer? Faço tratamento para colesterol alto e Hipotiroidismo. Minha mãe faleceu de infarto do miocárdio e meu pai de derrame do coração.

21/08/2013 - Comentário feito por aline
Re: Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?
tenho dormencia em uma pequena area das contas do lado esquerdo um pouco abaixo do ombro aparecia de vez enquando agora e 5 e segundos acontece?tenho 23 anos

11/02/2013 - Comentário feito por Luz
Re: Dormência ou formigamento. Por que às vezes ele aparece?
Obrigada pelas informações, ajudou-me bastante. Vou observar a evolução dessas dormências e câimbras frequentes.

  • Entrar
  • Assinar