AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Chama-se síndrome metabólica1 a um conjunto de fatores individuais que aumentam muito o risco de desenvolver doenças cardiovasculares2 ou diabetes tipo 23, tais como obesidade4, hipertensão5, alterações dos níveis da glicose sanguínea6, dos triglicerídeos, do colesterol7 e a presença de albuminúria8.
[Mais...]
Anosmia é o termo técnico que se usa para referir-se à perda total do olfato. A simples diminuição dele é chamada de hiposmia, a olfação ultrassensível é dita hiperosmia e as sensações alteradas do olfato são nomeadas disosmias. Geralmente consideramos nossa olfação como coisa garantida e nem nos damos conta do papel que ela tem nas nossas vidas. Contudo, basta que ela nos falte para percebermos sua importância.
[Mais...]
Morte cerebral1, mais corretamente chamada de morte encefálica2, corresponde à perda total, definitiva e irreversível das funções do tronco cerebral3, que faz parte do encéfalo4. O encéfalo4, por sua vez, é constituído pelo diencéfalo5, cérebro6, cerebelo7 e tronco encefálico8, onde estão o mesencéfalo9, a ponte e o bulbo10.
[Mais...]
Glossite1 é uma inflamação2 ou infecção3 aguda ou crônica da língua4. A glossite1 se caracteriza clinicamente por alterações da língua4 como inchaço5, dolorimento, mudança da coloração (pálida nas anemias, vermelho nas deficiências de vitamina6 B), perda das papilas gustativas7 e dificuldade de mastigar, engolir e falar.
[Mais...]
O estado vegetativo é uma desordem quantitativa da consciência em que os pacientes permanecem num estado rebaixado de consciência, em vez de consciência plena, podendo conservar, no entanto, algumas funções autônomas e cerebrais como a respiração, a deglutição1 e a excreção.
[Mais...]
As alterações da consciência podem ser quantitativas ou qualitativas. As qualitativas modificam o conteúdo da consciência e não afetam o estado de alerta e as quantitativas, também conhecidas como nível de consciência, determinam o grau de lucidez quanto à percepção da realidade. O estado de coma1 é o grau máximo de alteração quantitativa da consciência.
[Mais...]
A febre1 chikungunya é uma doença virótica muito parecida com a dengue2. Em Angola, a doença é popularmente conhecida por catolotolo. Ela afeta mais gravemente as articulações3, causando dificuldades para andar, obrigando os pacientes a se curvarem, donde o nome da doença, que significa aqueles que se dobram.
[Mais...]
A febre1 hemorrágica2 Ebola é a doença humana provocada por um vírus3 do gênero ebolavirus, popularmente conhecido como vírus3 Ebola. Trata-se de doença altamente contagiosa4, que exige medidas especiais de proteção porque é uma das doenças mais mortais que existem.
[Mais...]
Volvo intestinal1 é uma torção2 de uma alça do intestino ao redor de seu ponto de fixação mesentérica3, geralmente produzindo obstrução intestinal e infarto4 do mesentério5 (ligamento6 em forma de leque que dá suporte ao jejuno7 e ao íleo8, partes do intestino delgado9).
[Mais...]
A síndrome nefrótica1, muitas vezes chamada apenas de nefrose2, é um conjunto de sinais3 e sintomas4 que podem ser consequência de diversas doenças primariamente renais (síndrome nefrótica1 primária) ou não (síndrome nefrótica1 secundária). Ocorre em consequência de alterações da filtração glomerular renal5.
[Mais...]
A síndrome nefrítica1 é a condição clínica em que os glomérulos renais2 que originam a urina3 sofrem uma série de distúrbios que alteram a filtração do sangue4. A síndrome nefrítica1 pode ser aguda, crônica ou de progressão rápida.
[Mais...]
O megacólon1 é uma dilatação e alongamento anormais do intestino grosso2, congênito3 ou adquirido, frequentemente associado à presença de obstruções intestinais. O megacólon1 congênito3 é também conhecido como doença de Hirschsprung.
[Mais...]
Ectopia é o termo que se usa para dizer que um órgão está fora de sua localização normal. Ectopia renal1 refere-se a um posicionamento anômalo dos rins2.
[Mais...]
A neuralgia1 do trigêmeo é uma patologia2 do nervo trigêmeo3 que provoca crises de dor aguda e intensa, semelhante a um choque4 elétrico, em qualquer parte do território orgânico que recebe ramos desse nervo: olhos5, lábios, nariz6, couro cabeludo, testa ou mandíbula7.
[Mais...]
A articulação temporomandibular1 (ATM) liga o maxilar ao crânio2. A disfunção da articulação temporomandibular1 acontece quando essa articulação3 não está funcionando adequadamente. Ela é responsável por mover a mandíbula4 para frente, para trás e para os lados e tem importante papel na mastigação.
[Mais...]
Normalmente, a urina1 flui dos rins2 para as vias urinárias em gradientes muito baixos de pressão. Se este fluxo for obstruído, acontece uma dilatação do rim3 pela urina1, em decorrência da pressão de retorno do fluxo urinário sobre o rim3, danificando os seus delicados tecidos e interrompendo o seu funcionamento.
[Mais...]
A síndrome1 de Berdon é uma doença rara que pode surgir logo após o nascimento e que envolve uma série de malformações2 do trato digestivo (megacistos, microcólon e hipoperistaltismo intestinal), do trato urinário3 (alterações da forma e função da bexiga4 e hidronefrose5) e, por vezes, do sistema cardiovascular6.
[Mais...]
Enfisema1 subcutâneo2 é uma afecção3 rara, constituída pela entrada de ar nos tecidos logo abaixo da pele4. Em geral ele é uma complicação que sobrevém a algum procedimento, acidente invasivo ou a algumas infecções5.
[Mais...]
Azia1 (ou pirose2) é uma sensação de queimação sentida abaixo ou atrás do esterno3 (osso do peito4), na região epigástrica (onde fica o estômago5) ou acima dela, acompanhada ou não de outros sintomas6. Pode-se dizer, então, que ela vai da boca do estômago até a garganta7.
[Mais...]
Uma fissura1 anal é uma fenda ou laceração na mucosa2 que recobre o ânus3. A fissura1 anal pode ocorrer em virtude de qualquer trauma que afete o ânus3 e provoque o seu esgarçamento.
[Mais...]
Doença de von Willebrand é uma coagulopatia (distúrbio da coagulação1 sanguínea) que incide em cerca de 2% da população, atingindo igualmente ambos os sexos. Contudo, as mulheres manifestam mais a doença por causa das hemorragias2 que ocorrem durante a menstruação3.
[Mais...]
A policitemia vera1 é um tipo de doença maligna que afeta as células2 tronco produtoras de glóbulos sanguíneos3, causando uma multiplicação anormal das células2 progenitoras dos glóbulos vermelhos (eritrócitos4), principalmente, mas também de plaquetas5 e alguns glóbulos brancos (granulócitos6).
[Mais...]
Ataxia1 (do grego ataxis=sem coordenação) é um transtorno neurológico caracterizado pela falta de coordenação dos movimentos musculares voluntários e do equilíbrio, dificultando a execução de tarefas ordinárias da vida e o andar. Afinal, movimentos suaves, eficazes e graciosos requerem uma coordenação fina entre os diferentes mecanismos e grupos musculares.
[Mais...]
Leucopenia1 (leuco=branco; penia=diminuição) é a redução global do número dos glóbulos brancos no sangue2, chamados leucócitos3. O mais frequente é que a leucopenia1 surja devido a uma linfopenia ou neutropenia4.
[Mais...]
O edema1 de glote2 é uma reação alérgica3 grave constituída por uma inchação repentina dessa estrutura anatômica, o que impede a passagem do ar para os pulmões4.
[Mais...]
|