AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Cistite1 é uma inflamação2 da bexiga3, causada por infecção4 bacteriana, agentes químicos ou quimioterapia5. No primeiro caso, coincide com o que é chamado popularmente e até por médicos de infecção4 do trato urinário6 ou infecção4 urinária baixa.
[Mais...]
Cálculos renais, litíase1 urinária, litíase1 renal2, nefrolitíase, urolitíase ou, popularmente, pedras nos rins3, são concreções4 (formação de cristais) de sais minerais ou outras substâncias que podem se formar nos rins3 ou na bexiga5 e que podem migrar pelas vias urinárias, causando dor intensa e complicações graves. Eles podem alcançar tamanhos variados, indo desde pequenos grãos até o tamanho do próprio rim6. Na maioria das vezes eles aparecem devido a problemas metabólicos e têm uma elevada taxa de recorrência7.
[Mais...]
Meningites1 são inflamações2 das membranas (chamadas meninges3) que envolvem o encéfalo4 e a medula espinhal5. Essas inflamações2 podem ser causadas por infecções6 de vírus7, bactérias e outros micro-organismos ou serem não infecciosas, motivadas pela irritação causada por certos agentes, inclusive por certas drogas. Devido à proximidade dessas membranas com o sistema nervoso8 e com centros vitais, a meningite9 pode deixar sequelas10 nervosas graves ou mesmo levar à morte. Os casos mais benignos, contudo, podem curar-se completamente.
[Mais...]
O que é tuberculose pulmonar? A tuberculose pulmonar é uma infecção que atinge os pulmões, causada pelo Bacilo de Koch, nome dado ao Mycobactrerium tuberculosis em homenagem ao microbiologista alemão Heinrich Hermann Robert Koch que, em 1882, o ligou à tuberculose. Trata-se de uma das...
[Mais...]
A asma1 brônquica é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que se manifesta como crises de falta de ar devidas a um edema2 da mucosa3 brônquica que resulta na contração dos brônquios4 e bronquíolos5, motivando diminuição de seu diâmetro e consequente redução ou obstrução total do fluxo de ar.
[Mais...]
Bronquite é a inflamação1 dos brônquios2 que conduzem o ar da traqueia3 aos alvéolos pulmonares4, e vice-versa, dificultando dessa forma a respiração.
[Mais...]
Enfisema1 pulmonar é uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) que se caracteriza pela dilatação dos alvéolos pulmonares2 e por diminuir a troca oxigênio/dióxido de carbono, que faz parte da respiração normal. É uma doença degenerativa3 que se desenvolve em razão da inalação de substâncias tóxicas do ar e, sobremaneira, do tabaco.
[Mais...]
A dengue1 é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Febre2 alta estão entre os sintomas3 da dengue1. Conheça outros sintomas3 e o tratamento da dengue1.
[Mais...]
A síndrome1 do intestino irritável (SII) ou síndrome1 do cólon2 irritável é uma condição crônica e recorrente que afeta o trato gastrointestinal (TGI), especialmente o cólon2 (intestino grosso3), provocando diarreia4 e, às vezes, constipação5 intestinal. Aproximadamente 20% das pessoas nos países desenvolvidos têm sintomas6 da SII em algum momento de suas vidas.
[Mais...]
O aneurisma1 pode ocorrer em qualquer vaso de maior calibre, sendo mais frequente na aorta abdominal2. Fala-se em aneurisma1 de aorta abdominal2, quando esta dilatação ocorre na parte abdominal da artéria3 aorta4. Esta condição é potencialmente grave, podendo resultar em hemorragia5 interna severa, estado de choque6 ou morte.
[Mais...]
Chama-se Acidente Vascular Cerebral1 (AVC) à repentina perda parcial de algumas funções neurológicas devido à morte neuronal brusca, como consequência de obstrução ou rompimento de vasos sanguíneos2 cerebrais. No primeiro caso, há uma isquemia3 (interrupção do fluxo sanguíneo) no cérebro4 e, no segundo, uma hemorragia5 (derramamento de sangue6) no tecido7 cerebral ou no espaço subaracnoide. A isquemia3 geralmente é causada pela obstrução arterial por um trombo8 ou coágulo9. A hemorragia5 ocorre pelo rompimento de uma artéria10 devido a alguma razão que a fragiliza, de um aneurisma11 ou de malformação12 arteriovenosa, geralmente congênitos13.
[Mais...]
AIDS é a sigla da expressão em inglês Acquired Immunodeficiency Syndrome (SIDA, em português - Síndrome1 da Imunodeficiência2 Adquirida). Esta síndrome1 caracteriza-se pelo aparecimento de sinais3 e sintomas4 de outras doenças, as quais ocorrem devido ao enfraquecimento do sistema de defesa do organismo pelo vírus5 da AIDS. O sistema imunológico6 é invadido e atacado pelo vírus5 HIV7 (Human Immunodeficiency Virus5 ou Vírus5 da Imunodeficiência2 Humana), deixando o paciente vulnerável a diversas doenças oportunistas, que representam a principal causa de morte nos pacientes com AIDS.
[Mais...]
A complicação mais grave e mais temida da trombose venosa profunda1 é a embolia2 pulmonar, mas existem outras como a síndrome3 pós-trombótica4 e a phlegmasia dolens. A recorrência5 da trombose6 em uma pessoa que já apresentou este quadro é muito frequente.
[Mais...]
A trombose1 venosa representa uma patologia2 potencialmente grave, com formação de um coágulo3 (trombo4) dentro de uma veia profunda. Este trombo4 dificulta ou impede o fluxo normal de sangue5 no interior daquele vaso, criando um problema ao sistema circulatório6. O termo trombose venosa profunda7 (TVP) diz que a formação deste coágulo3 ocorreu no sistema venoso8 profundo, ou seja, nas veias9 profundas (internas) das pernas.
[Mais...]
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são aquelas doenças adquiridas por contato sexual (vaginal, oral ou anal) com alguém que já esteja contaminado por uma DST. Elas podem ser causadas por bactérias ou vírus1 e antigamente eram chamadas de doenças venéreas. As DSTs afetam a saúde2 física, emocional e a qualidade de vida de homens e mulheres, sendo os adolescentes e adultos jovens os mais frequentemente acometidos. Algumas delas têm cura, outras não.
[Mais...]
A hipoglicemia1 acontece quando os níveis de glicose2 no sangue3 estão baixos demais. Ela não é uma doença, é uma reação que ocorre como uma consequência de alguma doença ou pelo uso de alguns medicamentos.
[Mais...]
A história clínica é bem característica e orienta o diagnóstico1. Há uma história de dor abdominal intensa, constante, no lado direito do abdome2 abaixo da costela, próximo ao estômago3 ou nas costas4. A dor é forte, súbita e localizada, com o abdome2 endurecido. Dura de 30 minutos a 5 horas. Náuseas5 e vômitos6 acompanham com frequência a dor abdominal. O exame mais preciso para o diagnóstico1 é a ultrassonografia7 abdominal. Hoje em dia, a colecistectomia videolaparoscópica é o tratamento de escolha para a maioria dos pacientes.
[Mais...]
É a presença de pedras na interior da vesícula biliar1. A vesícula2 armazena a bile3, um líquido amarelo esverdeado espesso produzido pelo fígado4. Após a alimentação, a vesícula2 se contrai liberando bile3 ao intestino, esta entra em contato com o alimento, continuando a digestão5 iniciada pelo estômago6. A função básica da bile3 é digerir as gorduras e ajudar na absorção de importantes nutrientes como as vitaminas A,D,E e K. A colelitíase7 é frequente na população de 20 a 60 anos, principalmente em mulheres.
[Mais...]
Apendicite1 é a inflamação2 do apêndice3, uma emergência4 médica que requer pronto tratamento cirúrgico para a remoção do apêndice3. Se não tratada, pode complicar levando à perfuração e à infecção5.
[Mais...]
Para prevenir-se da pneumonia1 lave as mãos2, evite o cigarro, vacine-se contra o vírus3 da influenza4 e contra o pneumococo e cuide da sua saúde5 mantendo uma dieta saudável e a prática regular de atividades físicas.
[Mais...]
Pneumonia1 é uma inflamação2 nos pulmões3 geralmente causada por uma infecção4 por bactérias, vírus5, fungos ou outros parasitas. Esta doença representa uma preocupação particular em pessoas com mais de 65 anos, crianças pequenas, portadores de doença crônica ou deficiência no sistema imunológico6. Ela também pode ocorrer em jovens e em pessoas saudáveis.
[Mais...]
Gota1 é uma condição crônica, não contagiosa2, causada pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações3. O acúmulo de ácido úrico no sangue4 pode acontecer tanto pela produção excessiva, quanto pela eliminação deficiente da substância. Mas é importante saber que nem todas as pessoas que apresentam aumento de ácido úrico no sangue4 apresentarão gota1.
[Mais...]
As varizes1 são veias2 superficiais dilatadas, cilíndricas e tortuosas, caracterizando uma alteração funcional da circulação3 venosa. Elas podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. Geralmente as veias2 mais acometidas pela doença varicosa são as das pernas, pés e coxas4.
[Mais...]
Hepatite1 é qualquer inflamação2 do fígado3. Existem as formas leves, mas a doença pode chegar a ser fulminante em alguns casos. São várias as causas, mas as mais comuns são as infecções4 pelos vírus5 A, B, C, D e E.
[Mais...]
Rinossinusites podem ser divididas em subtipos e as causas podem variar com o tipo. São eles: aguda, subaguda1, crônica, recorrente, crônica agudizada e complicada. Esta divisão é baseada no tempo de duração dos sintomas2 e na frequência de ocorrência.
[Mais...]
|