Apendicite. O que é?
O que é apendicite1?
Apendicite1 é a inflamação2 do apêndice3, uma pequena estrutura localizada na região inferior direita do abdome4. O apêndice3 é uma extensão da primeira porção do intestino grosso5. Ainda não se sabe com certeza sua função, mas é sabido que podemos viver sem ele sem consequências aparentes.
A apendicite1 é uma emergência6 médica que requer pronto tratamento cirúrgico para a remoção do apêndice3. Se não tratada, pode complicar levando à perfuração e à infecção7.
Ela pode ocorrer em qualquer idade, mas é rara antes dos 2 anos e mais comum entre 10 e 30 anos.
O que causa a apendicite1?
A causa da apendicite1 nem sempre é esclarecida. Algumas vezes pode ocorrer por:
- Obstrução: restos alimentares, bolo fecal, corpo estranho ou tumores podem obstruir o orifício do apêndice3.
- Infecção7: a apendicite1 pode seguir uma infecção7, como por exemplo uma infecção7 intestinal, ou resultar de um edema8 do apêndice3 em resposta a alguma infecção7 do organismo.
Quais são os sintomas9?
O primeiro sintoma10 é geralmente um incômodo abdominal próximo ao umbigo11 ou na região abdominal superior que vai se tornando uma dor forte à medida que progride para o abdome4 inferior, do lado direito (fossa ilíaca12 direita). A dor piora em um período de 12 a 18 horas e eventualmente pode tornar-se severa.
Outros sintomas9 clássicos da apendicite1 são:
- Perda de apetite.
- Náusea13 e/ou vômito14 logo depois que a dor começa.
- Edema8 abdominal.
- Febre15 de 37,2 ° C e 38,8 ° C.
- Dificuldade de eliminação de gases.
- Piora da dor com movimentos, tosse ou caminhada.
Em metade dos casos, alguns outros sintomas9 aparecem, incluindo:
- Dor forte em qualquer região do abdome4 superior ou inferior, dor lombar ou próxima ao reto16. A localização da dor pode variar dependendo da localização do apêndice3 ou da idade. Crianças jovens e mulheres grávidas, especialmente, podem sentir a dor em diferentes locais.
- Dor para urinar.
- Vômito14 que precede a dor abdominal.
- Cãimbras ou espasmos17 severos.
- Constipação18 ou diarreia19 com gases.
Quando procurar o médico?
Sempre que apresentar uma dor semelhante à descrita acima.
- Toda dor abdominal que impeça uma pessoa de ficar em uma posição confortável requer atendimento médico imediato. Neste caso, não coma20, não beba e não use nenhum medicamento para dor (analgésicos21), antiácidos22 ou laxantes23 antes de conversar com um médico.
- Caso você apresente estes sintomas9 procure ajuda médica imediatamente, pois o diagnóstico24 e o tratamento precoces são muito importantes para a boa evolução.
Como a apendicite1 é diagnosticada?
O diagnóstico24 pode ser difícil. Os sintomas9 podem ser vagos e muito semelhantes aos sintomas9 de outras doenças incluindo problemas na vesícula25, infecção7 urinária, doença de Crohn26, gastrite27, infecção7 intestinal e problemas no ovário28.
O exame físico é importante para localizar a dor. Pode ser necessário que o médico faça uma pressão na região da fossa ilíaca12 direita; quando a pressão for aliviada, a dor vai piorar momentaneamente – isto mostra que o peritôneo29 local está inflamado. Outros sinais30 observados são rigidez abdominal e tendência a contrair os músculos31 abdominais em resposta à pressão sobre um apêndice3 inflamado.
Alguns exames auxiliam no esclarecimento do diagnóstico24 como radiografia de abdome4, ultrassonografia32 abdominal, exame de urina33, toque retal, hemograma completo e até mesmo uma tomografia computadorizada34 abdominal.
O seu médico saberá indicar a melhor conduta.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.