AbcMed
-
Sinais, Sintomas e Doenças
Uremia1 significa elevação da taxa de ureia2 no sangue3. A taxa de ureia2 sempre está aumentada na insuficiência renal4, mas não é um marcador confiável de função renal5, pois sua elevação depende também de outros fatores, como a alimentação e o estado de hidratação do paciente.
[Mais...]
O termo "rinite1" significa inflamação2 da mucosa3 nasal. "Vasomotora" significa uma alteração dos vasos sanguíneos4 (artérias5 e veias6) que estão presentes em abundância na mucosa3 dos cornetos nasais.
[Mais...]
A insuficiência1 da válvula mitral, também chamada regurgitação2 mitral ou incompetência mitral, é um distúrbio do coração3 no qual há regurgitação2 anormal de sangue4 para trás, do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo5, através da válvula mitral, quando o ventrículo esquerdo se contrai.
[Mais...]
Sequestro esplênico1 é uma complicação aguda grave, potencialmente fatal, responsável por grande morbidade2 e mortalidade3 em pacientes, sobretudo em crianças com anemia falciforme4.
[Mais...]
A síndrome1 de Heyde é uma síndrome1 caracterizada pela associação de sangramento de angiodisplasias gastrointestinais e estenose2 da válvula aórtica.
[Mais...]
A vitamina1 K atua de maneira essencial no processo de coagulação2 sanguínea. Ela é fundamental para síntese hepática3 de proteínas4 envolvidas neste processo, ajudando as proteínas4 a se transformarem em fatores que contribuem para a coagulação2 do sangue5. Esta vitamina1 também contribui para melhorar a cicatrização.
[Mais...]
A doença arterial coronariana ou doença cardíaca coronária é uma doença na qual uma placa1 de substância cerosa se forma e adere às paredes das artérias coronárias2, prejudicando o fluxo de sangue3 rico em oxigênio para o músculo cardíaco4.
[Mais...]
As doenças autoimunes1 são um grupo de desordens nas quais o sistema imunológico2 funciona mal e ataca seus próprios tecidos. Elas podem ser divididas em órgão-específicas e sistêmicas.
[Mais...]
O edema pulmonar1 é uma condição causada pelo excesso de líquido no interior dos pulmões2, o qual se acumula nos numerosos alvéolos3 (sacos aéreos existentes nas extremidades terminais dos bronquíolos4 pulmonares, onde se dão as trocas gasosas), dificultando a respiração.
[Mais...]
As doenças cardiovasculares1 constituem uma classe de enfermidades que envolvem o coração2 e/ou os vasos sanguíneos3. Mais pessoas morrem anualmente de doenças cardiovasculares1 do que de qualquer outra causa.
[Mais...]
As coagulopatias ou distúrbios hemorrágicos1 são condições que afetam a forma como os coágulos sanguíneos se formam, gerando sangramentos mais fáceis e abundantes que o normal ou ante condições que normalmente não os produzem.
[Mais...]
A doença arterial periférica é um problema circulatório comum no qual artérias1 estreitadas reduzem o fluxo sanguíneo para os membros. Quando a pessoa desenvolve doença arterial periférica, suas extremidades (geralmente as pernas) não recebem fluxo sanguíneo suficiente para atender sua demanda e isso ocasiona sintomas2.
[Mais...]
A miosite ossificante é uma condição em que tecido ósseo1 ou semelhante a osso cresce onde não deveria, no interior do tecido2 muscular ou, menos frequentemente, de outros tecidos.
[Mais...]
O insulinoma1 é um raro tumor2 no pâncreas3 (1 a 4 novos casos por milhão de pessoas por ano), quase sempre benigno (90-95% dos casos), que produz insulina4 em excesso.
[Mais...]
A síndrome1 de Proteus é uma doença congênita2 extremamente rara, mas crônica ou de longa duração, que causa crescimento exagerado e patológico da pele3 com tumores subcutâneos e desenvolvimento atípico com macrocefalia e hemi-hipertrofia4, por vezes conferindo ao paciente uma dismorfia5 extremamente repugnante.
[Mais...]
A dormência1 é uma sensação anormal que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas que assume aspectos especiais quando sentida no braço esquerdo. A primeira coisa que vem à mente quando uma pessoa sente dormência1 no braço esquerdo é que ela possa estar prestes a sofrer um infarto do miocárdio2. Mas nem sempre é este o motivo.
[Mais...]
Distonias1 são distúrbios neurológicos do tônus muscular2 e dos movimentos, caracterizados por contrações involuntárias sustentadas e por espasmos3.
[Mais...]
Infecções1 oportunistas são infecções1 causadas por microrganismos que comumente estão presentes no corpo sem causar problemas, mas que se aproveitam da debilidade ocasional das defesas do organismo para causar dano.
[Mais...]
As quedas de alturas são aquelas em que a pessoa cai do plano em que se encontra para outro abaixo dele, podendo causar lesões1 graves e por vezes fatais. Quedas de altura são quedas verticais que ocasionam brusca desaceleração vertical do corpo, com forte impacto sobre uma superfície, que pode ter várias características diferentes.
[Mais...]
A queda da própria altura é aquela em que a vítima cai no próprio nível em que se encontra. Significa perder repentinamente a posição ereta, como na situação tropeçou e caiu.
[Mais...]
Encefalopatia1 de Hashimoto é um termo usado para descrever uma encefalopatia1 rara, de origem presumidamente autoimune2, associada à tireoidite de Hashimoto. Apesar da ligação à doença autoimune2 da tireoide3, a etiologia4 da encefalopatia1 de Hashimoto ainda é discutida.
[Mais...]
Displasia1 é o desenvolvimento anormal de órgãos ou tecidos corporais. A displasia1 renal2 é uma desorganização estrutural do parênquima3 renal2 durante a embriogênese4.
[Mais...]
A artrite1 reacional ou artrite1 reativa é uma doença inflamatória de articulações2 do corpo que se desenvolve em resposta a uma infecção3 em outra parte do corpo.
[Mais...]
A concussão cerebral1, também conhecida como lesão2 cerebral traumática leve, é definida como um trauma (forte abalo) na cabeça3, sem fratura4 óssea, que afeta temporariamente o funcionamento do cérebro5, com repercussões físicas e emocionais.
[Mais...]
O angioma1 cavernoso, também conhecido como malformação2 cavernosa, hemangioma cavernoso, cavernoma ou malformação2 arteriovenosa criptogênica3 é uma condição congênita4 relativamente rara (0,5 a 0,7% da população) de lesões5 vasculares6 que acontecem no cérebro7 ou na medula espinhal8.
[Mais...]
|