Síndrome de Ramsay Hunt
O que é a síndrome1 de Ramsay Hunt?
A síndrome1 de Ramsay Hunt é uma condição neurológica causada pelo Varicella zoster2 vírus3 (VZV) ou herpesvírus humano tipo 3, o mesmo que causa a varicela4 em crianças e o herpes zóster em adultos, doença que é chamada popularmente de cobreiro. O vírus3 pode permanecer no corpo durante toda a vida, mesmo muito depois de o paciente ter se recuperado da varicela4, e “despertar” de novo (ser reativado) para irritar e inflamar os nervos facial e auditivo, principalmente em crianças pequenas, idosos, pacientes imunossuprimidos ou diabéticos que já tiveram catapora5 anteriormente.
Os nervos que passam pelo rosto passam por canais bastante estreitos dentro dos ossos e, quando estão inflamados, incham e perdem a capacidade de funcionar adequadamente.
A síndrome1 é oficialmente conhecida como herpes zoster2 oticus (herpes zoster2 do ouvido); o seu nome mais comum vem do neurologista6 James Ramsay Hunt, que descreveu a doença pela primeira vez.
Saiba mais sobre "Catapora5", "Herpes zóster", "Paralisia7 facial" e "Paralisia7 de Bell".
Quais são as características clínicas da síndrome1 de Ramsay Hunt?
A doença afeta homens e mulheres igualmente e pode resultar em paralisia7 de um lado do rosto e erupções cutâneas8 dolorosas e com bolhas. É mais comum em pessoas idosas e alguns pacientes experimentam alterações na audição, talvez percebendo sons mais altos num ouvido do que no outro ou desenvolvendo zumbidos (um zumbido crônico9 nos ouvidos) ou mesmo surdez em um ouvido. A dor facial é normalmente uma parte da síndrome1 e alguns pacientes podem sofrer de vertigens10, náuseas11 e vômitos12.
Apenas cerca de 5 a 10 em cada 100.000 pessoas desenvolverão a síndrome1 de Ramsay Hunt todos os anos, podendo ocorrer em qualquer pessoa.
Como o médico diagnostica a síndrome1 de Ramsay Hunt?
O diagnóstico13 é clínico e baseado na observação dos sintomas14 apresentados. Também será feito um exame físico incluindo o exame otorrinolaringológico dos ouvidos. Em alguns casos, podem ser solicitados exames complementares em laboratório, como o exame de PCR15 de secreção das vesículas16, detecção sorológica de anticorpos17 contra VHZ (vírus3 herpes zoster2) e análise de líquor18. Tomografia computadorizada19 e ressonância nuclear magnética são utilizadas para diagnóstico13 diferencial.
As pessoas com a síndrome1 podem demorar muito tempo para receber um diagnóstico13 preciso. O termo Ramsay Hunt é notoriamente vago e a doença pode ter sintomas14 semelhantes à paralisia7 de Bell, que também pode induzir à paralisia7 facial. Os médicos geralmente diagnosticam a síndrome1 de Ramsay Hunt identificando pequenas bolhas que apareceram no ouvido de um paciente. Podem ocorrer, além da paralisia7 facial, zumbido nos ouvidos, vertigens10, dor facial, alterações na audição e até mesmo surdez.
Como é tratada a Síndrome1 de Ramsay Hunt?
O tratamento para Ramsay Hunt envolve tipicamente o uso de medicamentos antivirais, tais como o aciclovir20. Alguns pacientes podem também receber a prescrição de algum esteroide, caso seja necessário. A fisioterapia21 não é normalmente recomendada aos pacientes, mas não seria prejudicial.
Como evolui a síndrome1 de Ramsay Hunt?
A maioria das pessoas que têm Ramsay Hunt recuperam-se totalmente, embora a duração da doença possa variar de semanas a meses. Em casos raros, porém, a paralisia7 facial ou a perda de audição podem ser permanentes.
A doença não é contagiosa22, mas o vírus3 contido nas lesões23 bolhosas encontradas na orelha24 pode ser transmitido, tendo o potencial de causar catapora5 em quem nunca apresentou a doença anteriormente.
Existe alguma ligação entre a vacina25 contra a Covid e a síndrome1 de Ramsay Hunt?
Após o anúncio de que o cantor Justin Bieber estava com a síndrome1 de Ramsay Hunt apareceram vários posts nas redes sociais especulando que receber a vacina25 contra a Covid-19 tinha aumentado os casos da Síndrome1 de Ramsay Hunt. No entanto, segundo a Dra. Danielle Eytan, professora e assistente clínica de otorrinolaringologia na NYU Lagone Health, não há correlação entre qualquer dos tipos de vacinas contra a Covid com paralisia7 facial, seja a de Ramsay Hunt ou a paralisia7 de Bell.
A síndrome1 de Ramsay Hunt foi descrita pela primeira vez há mais de cem anos, e a “Covid entrou recentemente nas nossas vidas. Claramente a síndrome1 não está de modo algum associada às vacinas contra a Covid ou ao vírus3 causador da doença Covid-19”.
Leia sobre "Lagoftalmo", "Remédios que podem levar à perda auditiva" e "Deficiência auditiva".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da Mayo Clinic e da NORD - National Organization for Rare Disorders.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.