Irregularidades do ciclo menstrual
O que é um ciclo menstrual normal?
Na menstruação1, sangue2 e os tecidos que revestem o útero3 se rompem e começam a ser eliminados através do colo do útero4. Esse sangramento dura cerca de 4 a 8 dias. O sangue2 e o tecido5 acumulados no útero3 haviam sido assim dispostos para abrigar uma possível gravidez6. Se a gravidez6 não ocorre, os níveis de estrogênio e progesterona caem, sinalizando para que ocorra a liberação do revestimento uterino.
Um ciclo menstrual é o período que vai do início de uma menstruação1 ao início da menstruação1 seguinte. Esse período normalmente dura de 28 a 31 dias. Quando as mulheres menstruam normalmente, os níveis hormonais que envolvem estrogênio e progesterona aumentam e diminuem ao longo do mês. E a ovulação7, que se dá no meio do ciclo, é seguida pela menstruação1 aproximadamente 14 dias depois.
O que são irregularidades do ciclo menstrual?
A irregularidade menstrual é definida como qualquer diferença na frequência, momento de início, duração do fluxo ou volume de sangue2 do ciclo menstrual regular. Embora na maioria das vezes as anomalias do período menstrual não sejam um grande problema, em outras ocasiões elas podem indicar alguns problemas de saúde8.
Para a maioria das mulheres, um ciclo menstrual normal varia de 21 a 35 dias (média de 28 dias). No entanto, 14% a 25% das mulheres têm ciclos menstruais irregulares, o que significa que os ciclos são:
- mais curtos ou mais longos que o normal;
- mais intensos ou menos intensos que o normal.
Os ciclos irregulares podem ser ainda:
- ovulatórios, significando que a ovulação7 ocorre;
- anovulatórios, significando que a ovulação7 não ocorre.
As irregularidades menstruais mais comuns incluem:
- Amenorreia9, ou ciclos menstruais ausentes, quando uma mulher não menstrua embora já tenha 16 anos ou quando ela para de menstruar por pelo menos 3 meses sem estar grávida.
- Oligomenorreia10, ou ciclos menstruais pouco frequentes, com mais de 35 dias de intervalo.
- Menorragia11, ou ciclos menstruais intensos, também chamada de sangramento excessivo.
- Sangramento menstrual prolongado, que excede uma duração de 8 dias.
- Dismenorreia12, ou ciclos menstruais dolorosos que podem incluir cólicas13 menstruais graves.
- Polimenorreia, com ciclos menstruais frequentes ocorrendo com menos de 21 dias de intervalo.
- Ciclos menstruais irregulares, com variação de ciclo a ciclo de mais de 20 dias.
- Sangramento menstrual encurtado, com menos de 2 dias de duração.
- Sangramento intermenstrual, com episódios de sangramento que ocorrem entre os períodos.
Leia sobre "Ovários14 policísticos", "Câncer15 de endométrio16", "Miomas uterinos" e "Pólipos17 uterinos".
Quais são as causas das irregularidades do ciclo menstrual?
Normalmente, os ciclos menstruais são irregulares nos primeiros anos após a menarca18, estabilizando-se apenas cerca de 3 ou mais anos depois. Eles voltam a ser irregulares quanto à sua periodicidade e intensidade quando as mulheres começam a entrar na menopausa19.
Uma irregularidade ocasional do ciclo menstrual pode ocorrer por muitas razões diferentes, incluindo estresse, mudanças bruscas de peso ou condições médicas.
Além dessas, muitas causas diferentes podem produzir irregularidades do ciclo menstrual, incluindo:
- gravidez6 ou amamentação20;
- distúrbios alimentares;
- perda de peso extrema;
- exercício excessivo;
- síndrome21 dos ovários14 policísticos;
- insuficiência22 ovariana prematura;
- doença inflamatória pélvica23;
- e miomas uterinos.
Há, ainda, outras causas mais raras de irregularidades do ciclo menstrual, como doenças da tireoide24, por exemplo.
Qual é o substrato fisiopatológico das irregularidades do ciclo menstrual?
Distúrbios hormonais são o que mais frequentemente subjazem às irregularidades dos ciclos menstruais. Elas também podem estar associadas a ovários14 policísticos ou a outros problemas de ovulação7. Outra razão para um ciclo menstrual irregular pode ser um transtorno alimentar.
Comumente, as menstruações são mais intensas durante a transição para a menopausa19. Isso ocorre devido à perda de progesterona, que normalmente inibe o crescimento do endométrio16, ou seja, o revestimento uterino expelido pela menstruação1. Como resultado, a forração do útero3 pode ficar mais espessa antes de ser eliminada, resultando em fluxos menstruais muito intensos.
Condições médicas, incluindo endometriose25 e miomas uterinos, podem piorar neste momento porque ambos são supridos por estrogênio.
Quais são as características clínicas das irregularidades do ciclo menstrual?
Nos primeiros anos após o início da menstruação1 são comuns ciclos mais longos. E eles tendem a encurtar e se tornar mais regulares à medida que a pessoa envelhece. Durante a transição para a menopausa19, quando os níveis hormonais são erráticos, podem ocorrer sangramentos irregulares e manchas diversas.
Em alguns meses, o fluxo menstrual pode ser mais intenso e durar mais, enquanto em outros meses o fluxo menstrual pode ser de menor duração e muito mais leve. Uma mulher na menopausa19 pode deixar de menstruar completamente em alguns ciclos menstruais.
Como o médico diagnostica as irregularidades do ciclo menstrual?
A paciente deve procurar o médico para que ele diagnostique a causa se:
- deixou de ter três ou mais ciclos por ano;
- seus ciclos foram sempre regulares e de repente se tornaram irregulares;
- teve mais de um sangramento no período de 21 dias;
- já não menstrua há mais de 35 dias;
- suas menstruações são extraordinariamente abundantes ou dolorosas;
- sua menstruação1 já dura mais de 7 dias.
O médico fará um exame físico e descartará ou confirmará possíveis problemas. Para ajudar o médico a estabelecer uma hipótese clínica sobre as suas irregularidades menstruais, a paciente deve manter um registro exato do que ocorre com seus ciclos menstruais, anotando sua data de início todos os meses por muitos meses para determinar a frequência de seus períodos, bem como a intensidade e características deles.
O médico pedirá os exames de laboratório e imagens conforme as hipóteses clínicas que tenha elaborado quanto às possíveis causas subjacentes.
Como o médico trata as irregularidades do ciclo menstrual?
O tratamento das irregularidades menstruais dependerá da causa delas. Em caso de dores, pode ser receitado um analgésico26 e/ou um relaxante muscular.
Como prevenir as irregularidades do ciclo menstrual?
Em algumas mulheres, o uso de pílulas anticoncepcionais ajuda a regular os ciclos menstruais, mas os problemas subjacentes devem ser pesquisados e adequadamente tratados. No entanto, algumas irregularidades menstruais não podem ser evitadas.
Se a paciente tiver quaisquer dúvidas ou preocupações sobre irregularidades do seu ciclo menstrual, deve conversar com o seu médico, que a ajudará a regularizá-lo.
Veja também sobre "Climatério27 e menopausa19", "Menopausa19" e "Mitos e verdade sobre menstruação1".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da Mayo Clinic e da Cleveland Clinic.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.