Atalho: 5FANXG7
Gostou do artigo? Compartilhe!

Dia da ovulação: o que é o método da arborização?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é o método da arborização?

O fenômeno da arborização é um método natural auxiliar para saber o período fértil de um ciclo menstrual. Ele pode ser aprendido por qualquer pessoa interessada em conhecer mais o ciclo reprodutor feminino.

Este método pode ser usado para maximizar a possibilidade de uma concepção1 desejada ou também como método contraceptivo natural, caso o desejo seja evitar uma gravidez2.

Como todo método anticoncepcional, não existe certeza. Ele é um auxílio a mais para conhecer o dia da ovulação3.

Em que consiste este método?

Consiste na visualização em microscópio da estrutura da saliva seca ou de uma amostra do muco cervical colhida durante o período fértil. A observação de um aspecto semelhante às folhas de uma samambaia é conhecido como efeito de arborização. Este fenômeno ocorre pois os cristais dos minerais presentes na saliva ou no muco cervical no período fértil agrupam-se em forma de folhas de samambaia e podem ser visualizados ao microscópio com uma ampliação de 100 vezes. Estas alterações começam a acontecer 3 ou 4 dias antes da ovulação3 e desaparecem 1 ou 2 dias após a ovulação3.

Durante as outras fases do ciclo menstrual, apenas cristais caóticos sob a forma de areia ou grãos são observados ao microscópio. Este fenômeno natural é conhecido de pesquisadores e médicos há muito tempo mas apenas com a introdução dos mini-microscópios ele pôde ser amplamente utilizado. Hoje em dia, toda mulher em qualquer lugar e a qualquer hora pode testar em que fase do ciclo se encontra. A saliva é um fluido corporal facilmente acessível.

Como definir a estrutura nos cristais de saliva seca?

Durante a primeira fase do ciclo menstrual, os níveis de estrogênio aumentam lentamente e atingem um pico um dia antes da ovulação3. Durante 1 ou 2 dias subsequentes, os níveis de estrogênio caem muito. A segunda metade do ciclo menstrual é caracterizada pela presença de outro hormônio4 sexual, a progesterona. Como pode ser visto na figura 1, os níveis de estrogênio mudam e são seguidos por alterações da cristalização da saliva (fenômeno da arborização).

Geralmente o primeiro padrão de cristalização aparece em torno de 5-7 dias antes da ovulação3 (o dia da ovulação3 coincide com a máxima cristalização, também chamada de visualização de folhas de samambaia). Com a ajuda de um microscópio, podemos determinar qual o hormônio4 que está predominando e verificar o dia aproximado da ovulação3.

 

Uma ampliação de 100 vezes da saliva permite uma visualização das variações que são vistas acima:

( - ) Nenhum cristal (possibilidade “zero” de concepção1).

( + + ) Mais e mais “tubos” são visualizados (a possibilidade de concepção1 cresce).

( + + + ) Cristalização em forma de folhas de samambaia é observada ao microscópio, os cristais estão agrupados em “hastes” grossas (a ovulação3 começa e a possibilidade de concepção1 é maior e encontra-se no seu pico).

Como acompanhar as mudanças de características no ciclo menstrual?

É necessário fazer as observações diariamente no microscópio e registrar a estrutura cristalina de maneira regular em uma tabela (todos os dias por pelo menos 3 meses). O registro pode ser feito anotando em uma tabela o dia do ciclo, a data e a estrutura dos cristais.

Você estará apta a conhecer a duração do seu ciclo e a identificar o dia aproximado da ovulação3 (atenção, ele varia individualmente!). Baseado nas informações anotadas, mais tarde você será capaz de prever o dia da sua ovulação3 num ciclo em andamento assim que observar os primeiros sinais5 de cristalização. Você também terá informações mais detalhadas sobre o seu ciclo menstrual e será capaz de notar oportunamente os desvios de tempo que podem ocorrer.

ABCMED, 2010. Dia da ovulação: o que é o método da arborização?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/saude-da-mulher/59374/dia-da-ovulacao-o-que-e-o-metodo-da-arborizacao.htm>. Acesso em: 22 set. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Concepção: O início da gravidez.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Ovulação: Ovocitação, oocitação ou ovulação nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, é o processo que libera o ovócito II em metáfase II do ovário. (Em outras espécies em vez desta célula é liberado o óvulo.) Nos dias anteriores à ovocitação, o folículo secundário cresce rapidamente, sob a influência do FSH e do LH. Ao mesmo tempo que há o desenvolvimento final do folículo, há um aumento abrupto de LH, fazendo com que o ovócito I no seu interior complete a meiose I, e o folículo passe ao estágio de pré-ovocitação. A meiose II também é iniciada, mas é interrompida em metáfase II aproximadamente 3 horas antes da ovocitação, caracterizando a formação do ovócito II. A elevada concentração de LH provoca a digestão das fibras colágenas em torno do folículo, e os níveis mais altos de prostaglandinas causam contrações na parede ovariana, que provocam a extrusão do ovócito II.
4 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Ginecologia e Obstetrícia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

25/03/2013 - Comentário feito por thayna
Re: Dia da ovulação: o que é o método da arborização?
o que acontece com o nivel de progesterona durante o desenvolvimento do corpo-luteo!!!

22/11/2012 - Comentário feito por margarida
Re: Dia da ovulação: o que é o método da arborização?
Parabéns pelo artigo
Mas se o óvulo for fecundado, o aspecto de samambaias continua e mantém-se durante a gravidez? Ou muda na mesma?

  • Entrar
  • Assinar