Câncer de laringe
O que é o câncer1 de laringe2?
O câncer1 de laringe2, também chamado de câncer1 da garganta3, é uma doença em que células4 malignas se formam nos tecidos da laringe2. A laringe2 tem três funções críticas:
- Produção de som
- Manutenção de uma passagem respiratória aberta
- Fechamento das vias aéreas durante a deglutição5 para evitar a aspiração
O câncer1 da laringe2 e/ou o seu tratamento podem afetar algumas dessas três funções ou todas elas.
Quais são as causas do câncer1 de laringe2?
Como em todos os casos de câncer1, as causas primárias do câncer1 de laringe2 podem ser desconhecidas, mas o uso de tabaco, o uso excessivo de bebidas alcoólicas, história familiar para câncer1 e exposição a certas substâncias químicas como o asbesto e também ao pó de cimento aumentam o risco de uma pessoa ser afetada por esse tipo de tumor6 maligno.
Alguns estudos indicam que o HPV (papilomavírus humano), sexualmente transmitido, pode causar câncer1 de laringe2.
Qual é o substrato fisiopatológico do câncer1 de laringe2?
A maioria dos cânceres de laringe2 começam na superfície da mucosa7 e são carcinomas de células4 escamosas. Formas menos comuns são cânceres que surgem das minúsculas glândulas salivares8 situadas abaixo da mucosa7 ou de músculos9, das cartilagens10 ou de outros tecidos estruturais.
O câncer1 de células4 escamosas da laringe2 está associado ao tabagismo, embora a contribuição do fumo passivo ou do tabagismo passado sejam menos certos. Em alguns casos, o câncer1 da laringe2 surge sem fatores de risco conhecidos.
Quais são as características clínicas do câncer1 de laringe2?
O câncer1 de laringe2 é mais comum nos homens que nas mulheres. Ele pode se espalhar para tecidos próximos ou para a tireoide11, traqueia12 ou esôfago13. Também pode se espalhar para os gânglios linfáticos14 no pescoço15, a artéria16 carótida, a parte superior da coluna vertebral17, o tórax18 e outras partes do corpo. Algumas vezes, ele é considerado um câncer1 de desenvolvimento silencioso, que raramente apresenta sintomas19 e que por esse motivo pode ser diagnosticado em estágios mais avançados.
Um de seus primeiros sinais20 de manifestação pode ser um caroço indolor na parte superior do pescoço15, mas o sintoma21 principal costuma ser uma rouquidão. Outros sinais20 e sintomas19 incluem:
- dor ao engolir;
- inchaço22 do pescoço15;
- dores de cabeça23 persistentes;
- dores de garganta3 e ouvido;
- congestão nasal;
- dor na face24;
- sangramento nasal;
- distúrbios auditivos;
- e, em casos severos, dificuldades de respirar.
Alguns pacientes podem experimentar também perda de peso e fadiga25 extrema.
Leia sobre "Íngua", "Esvaziamento ganglionar" e "Metástases26".
Como o médico diagnostica o câncer1 de laringe2?
As tentativas diagnósticas começam por obter um histórico dos hábitos de saúde27 do paciente, doenças passadas e tratamentos médicos, e são complementadas por um exame físico da garganta3 e do pescoço15. O médico palpará o interior da boca28 com um dedo enluvado e examinará a boca28 e a garganta3 com um pequeno espelho de cabo longo e luz. O pescoço15 será examinado quanto aos gânglios linfáticos14 inchados. Uma laringoscopia pode ser usada para visualizar o interior da garganta3 e da laringe2 e remover amostras de tecido29 a serem examinadas num microscópio.
Uma biópsia30 ajudará a estabelecer a natureza da lesão31. Exames de imagens como tomografia computadorizada32, ressonância magnética33, PET scan (tomografia por emissão de pósitrons), cintilografia34 óssea e outras podem completar o diagnóstico35.
Como o médico trata o câncer1 de laringe2?
Dependendo do estágio evolutivo do câncer1, os tratamentos principais são radioterapia36, cirurgia, quimioterapia37 e medicamentos direcionados ao câncer1. Se o câncer1 for precocemente diagnosticado, a radioterapia36 ou a cirurgia muitas vezes podem curá-lo. Se o câncer1 estiver avançado, uma combinação de cirurgia para remover parte ou toda a laringe2, radioterapia36 e quimioterapia37 pode ser usada.
Como evolui o câncer1 de laringe2?
As expectativas evolutivas para o câncer1 de laringe2 dependem do estágio em que o câncer1 foi diagnosticado e iniciado o tratamento. A maioria dos casos de câncer1 da laringe2 é diagnosticada em estágio inicial e a perspectiva geralmente é melhor que com outros cânceres. Se o paciente fuma, o fato de parar de fumar pode melhorar sua expectativa. O prognóstico38 depende também do estágio da doença, da localização, do tamanho do tumor6, da idade do paciente e das suas condições gerais de saúde27.
Como prevenir o câncer1 de laringe2?
Infelizmente não há uma maneira segura de prevenir o câncer1 da laringe2, no entanto, é possível reduzir a sua incidência39 adotando-se um estilo de vida saudável e evitando álcool ou tabaco.
Quais são as complicações possíveis com o câncer1 de laringe2?
Se o paciente tiver de remover toda a laringe2, ele não poderá mais falar ou respirar da maneira usual. Terá de respirar através de um orifício permanente no pescoço15 e precisará de tratamento adicional de fonoaudiologia para ajudá-lo a se comunicar.
Veja também sobre "Laringoscopia", "Nasofibroscopia" e "Biópsia30".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites do NHS – National Health Service, da Johns Hopkins Medicine e da Cleveland Clinic.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.