Idade metabólica versus idade cronológica
O que é idade metabólica?
A idade biológica (metabólica) de uma pessoa pode ser diferente da que consta na sua certidão de nascimento (idade cronológica). A idade metabólica representa o estado de saúde1 que o corpo na verdade tem (a idade do corpo). Às vezes, uma pessoa parece mais velha do que é; às vezes, mais jovem. Isso se deve à idade metabólica, quando comparada à idade cronológica.
A idade metabólica de uma pessoa é como a sua taxa metabólica basal (ou quantas calorias2 seu corpo queima em repouso) se compara à taxa metabólica basal média das pessoas da sua idade cronológica na população em geral. "Idade metabólica" é um termo e um conceito que a indústria fitness vem usando muito nos últimos anos e, menos, um conceito médico.
O que é taxa metabólica basal?
O metabolismo3 de uma pessoa é mais acelerado na infância e na adolescência e diminui gradualmente nos anos seguintes. No entanto, existem pessoas jovens com metabolismo3 lento e pessoas mais velhas com metabolismo3 acelerado. A cada dia, o corpo deve respirar, piscar, circular sangue4, controlar a temperatura corporal, cultivar novas células5, apoiar a atividade cerebral e nervosa e contrair músculos6 e, para isso, requer uma quantidade significativa de energia (ou seja, calorias2). A quantidade de energia (calorias2) que o corpo precisa para funcionar em repouso em cada 24 horas é conhecida como taxa metabólica basal.
Esse número de calorias2 reflete a quantidade de energia que seu corpo necessita para apoiar as funções vitais, sem nenhum exercício. Ou seja, é o gasto de energia apenas suficiente para apoiar o funcionamento normal dos órgãos vitais, coração7, pulmões8, sistema nervoso9, rins10, fígado11, intestino, órgãos sexuais, músculos6 e pele12. A taxa metabólica basal representa cerca de 60 a 75% da energia total queimada pelo corpo a cada dia.
As fórmulas para estimar a taxa metabólica basal levam em consideração idade, peso, altura, nível de atividade, massa gorda13 corporal e massa corporal magra. Indivíduos mais pesados e mais altos têm uma taxa metabólica basal mais alta, porque quanto mais massa tiver, mais combustível precisará para sustentar órgãos maiores. Além disso, a taxa metabólica basal diminui com a idade, porque a massa muscular diminui de 5 a 10% a cada década, após os 30 anos.
Pesquisas mostram que as mulheres têm uma taxa metabólica basal de 5 a 10% menor que os homens. Uma pessoa não deve usar a taxa metabólica basal como uma única medida do seu estado de saúde1 ou de condição física, mas ela pode fornecer informações sobre seu estado de saúde1.
Leia sobre "Calorias2", "Atividade física", "Como ganhar massa muscular", "Cálculo14 do IMC15" e "Como perder peso e manter o peso alcançado".
Como calcular a idade metabólica?
Para obter a idade metabólica de uma pessoa, ela precisará de dados de outras pessoas da mesma idade. Se a pessoa estiver interessada em determinar sua idade metabólica, ela deve conversar com seu médico, nutricionista16 ou outro especialista em fitness.
Quais são as relações entre a idade metabólica e a idade cronológica?
A idade metabólica é um número resultante da comparação da sua taxa metabólica basal com a média da taxa metabólica basal de outros indivíduos da mesma idade cronológica. A idade cronológica é a idade da pessoa em anos civis. Então, se a idade metabólica for igual à idade cronológica, a pessoa é semelhante ao resto da população de pessoas saudáveis de sua idade. Se for menor que a idade cronológica, isso provavelmente é um bom sinal17. Se for mais alto, convém dar uma olhada nos hábitos alimentares e na rotina de exercícios físicos da pessoa.
A idade metabólica pode ser calculada pelo aparelho de bioimpedância, fazendo a comparação da taxa metabólica basal da pessoa, no momento, com a taxa metabólica basal média de sua faixa etária cronológica. Se a idade metabólica dela for superior à sua idade cronológica, é um sinal17 de que ela precisa melhorar sua taxa metabólica, ganhando músculos6 e reduzindo o percentual de gordura18. Em geral, a idade biológica tem se mostrado um melhor preditor de mortalidade19 por todas as causas de doença do que a idade cronológica. A idade metabólica pode fornecer algumas informações sobre o nível geral de saúde1 e bem-estar de uma pessoa.
Os diversos componentes do corpo requerem diferentes níveis de energia para serem mantidos. A gordura18 corporal requer muito menos energia que o músculo, pois o músculo sem gordura18 é metabolicamente muito mais ativo e, portanto, requer mais gasto de energia. Por isso, ao comparar dois indivíduos com o mesmo peso, mas com percentagens diferentes de massa muscular magra e gordura18, aquele com mais massa muscular magra terá uma taxa metabólica basal mais alta e, portanto, uma idade metabólica mais baixa em comparação àqueles com a mesma idade cronológica.
Então, resumindo, se é possível aconselhar, diríamos: “aumente seus exercícios físicos e controle sua ingestão de calorias2 para ganhar mais tecido20 muscular, o que, por sua vez, melhorará sua idade metabólica”. Para melhorar sua idade metabólica, uma pessoa pode diminuir a ingesta de carboidratos e dar preferência aos carboidratos integrais em vez de carboidratos refinados; escolher formas de proteínas21 magras; substituir bebidas açucaradas por água; reduzir o tamanho das porções que ingere; trabalhar em associação com um nutricionista16 e aumentar sua atividade física.
Para aumentar sua atividade física, a pessoa pode, por exemplo: começar o dia com uma série de alongamentos; reduzir o tempo que passa sentada; escolher escadas ao invés de escadas rolantes e elevadores; dar uma volta no quarteirão depois do jantar todas as noites; fazer uma caminhada rápida de uns três quilômetros ou andar de bicicleta várias vezes por semana e participar de uma aula de ginástica ou dança.
Embora a dieta e os exercícios físicos sejam fatores-chave, também é importante ter uma noite perfeita de sono, porque o sono desempenha um papel importante no metabolismo3 energético e porque o sono insuficiente pode levar ao ganho de peso.
Veja também sobre "Higiene do sono", "Alimentação saudável", "Envelhecimento cerebral", "Como exercitar o cérebro22", "Vantagens dos alimentos orgânicos" e "Envelhecimento saudável".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas dos sites da Mayo Clinic e da Cleveland Clinic.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.