Atalho: 5SOGFNO
Gostou do artigo? Compartilhe!

Quatro atitudes para perder peso e manter o peso alcançado por mais tempo

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Segundo dados da pesquisa do The National Weight Control Registry (NWCR), as quatro principais atitudes para perder peso e conseguir manter-se no peso ideal por mais tempo são:

 

  • Tomar café da manhã todos os dias

78% dos participantes começaram a tomar café da manhã todos os dias dentro de um período máximo de uma hora após acordar.

  • Acompanhar o peso atual na balança

75% dos participantes subiram na balança para acompanhar o seu peso pelo menos uma vez por semana.

  • Assistir menos TV

62% assistiram menos do que dez horas de TV por semana.

  • Fazer exercícios físicos regularmente

90% passaram a fazer alguma atividade física por pelo menos uma hora ao dia em média.

 

Sobre a pesquisa do NWCR

80% dos participantes eram mulheres e 20% homens. A média de idade das mulheres era de 45 anos e dos homens de 49 anos. A perda de peso média foi de 30 quilos e a manutenção da perda foi de 5 anos e meio.

As médias, no entanto, mostraram grande diversidade:

  • A perda de peso variou de 13 a 130 kg entre os membros do estudo.
  • A duração da manutenção do peso alcançado variou de 1 a 66 anos.

Alguns participantes perderam peso rapidamente, enquanto outros perderam muito lentamente – mais de 14 anos para alcançar o peso ideal.

Outra curiosidade observada foi que 45% perderam peso por conta própria e outros 55% com a ajuda de algum tipo de programa para emagrecimento.

 

Calcule seu IMC1:

ABCMED, 2011. Quatro atitudes para perder peso e manter o peso alcançado por mais tempo. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/obesidade/171757/quatro-atitudes-para-perder-peso-e-manter-o-peso-alcancado-por-mais-tempo.htm>. Acesso em: 23 mai. 2019.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Clínica Médica?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.

Comentários

14/02/2011 - Comentário feito por Gilda
Re: Quatro atitudes para perder peso e manter o peso alcançado por mais tempo
Aprovo essas recomendações, e gostaria de acrescentar que é preciso também não abrir um espaço muito longo entre as refeições. A cada 3 horas aproximadamente, convém comer alguma coisa para não chegar às refeições principais com muita fome. Uma fruta, uma barra de cereais, um yogurte... caem muito bem entre o café e o almoço, entre o almoço e o jantar. E não esquecer de beber água sempre. Enquanto jovem, nunca tive problema com excesso de peso, mas após a menopausa o problema apareceu, é a gordura que substitui o tecido muscular e a circunferência da cintura insiste em crescer. Esta fase da vida é assim para (quase) todos. Então não há alternativa a não ser tomar conta do peso, adaptando-se às circunstâncias, comer pouco e de tudo, e adotar a caminhada como um hábito diário. O "sacrifício" é amplamente recompensado com a manutenção de uma silhueta dentro dos padrões de normalidade. E bola pra frente...

10/02/2011 - Comentário feito por Cristiane
Re: Quatro atitudes para perder peso e manter o peso alcançado por mais tempo
Além das recomendações citadas, lembro que, para emagrecer de verdade e para sempre é necessário realmente muita força de vontade. E comer de tudo o que se está acostumado a comer, só que pouco. Veja bem, se você ficar inventando, não vai comer o que está dentro dos seus hábitos e costumes e pode acreditar, mais cedo ou mais tarde você vai voltar a eles. Como ensina a minha mãe e minha avó, que está fazendo 90 anos e tem ótima saúde e o peso ideal: Você tem de sair da mesa com "vontade de comer". Garanto que assim que terminar de escovar os dentes já estará satisfeito. E tomem água, muita água. Um abraço e persistência a todos os que temos esta missão de controlar o peso. Cristiane

  • Entrar
  • Assinar