Os diversos tipos de tremores
O que são tremores?
Tremores são movimentos musculares involuntários, rítmicos e persistentes, que envolvem abalos oscilatórios de uma ou mais partes do corpo. É o mais comum de todos os movimentos involuntários e pode afetar as mãos1, braços, cabeça2, face3, cordas vocais4, tronco e pernas, mas a maioria dos tremores ocorre nas mãos1.
Quais são os diversos tipos de tremores?
Os tremores podem ser normais ou patológicos, causados por alguma doença ou medicamento.
Quanto à causa, os diversos tipos podem ser descritos como:
- Tremor fisiológico5: tremores normais que todo mundo tem em determinado grau e em determinadas circunstâncias
- Tremor essencial: um tremor que comumente aparece sem que tenha sua causa reconhecida
- Tremor cerebelar: causado por lesões6 na parte do cérebro7 chamada cerebelo8
- Tremor secundário: causado por alguma doença ou medicamento
Quanto às condições em que ocorre, o tremor pode ser:
- Tremor de repouso: que ocorre, principalmente, em repouso
- Tremor de ação: que ocorre quando uma parte do corpo é movida voluntariamente
- Tremor intencional: acionado por movimento em direção a um alvo determinado como, por exemplo, pegar um copo
- Tremor cinético: que aparece ao final de um movimento em direção a um alvo
- Tremor postural: que é acionado ao manter um membro esticado em uma certa posição
Além disso, os temores podem ser categorizados como:
- Lento ou rápido
- Curto ou largo
- Intermitente9 ou constante
- De início repentino ou gradual
Leia sobre "Tremor essencial", "Delirium tremens10" e "Doença ou Mal de Parkinson".
Qual é a causa dos diversos tipos de tremores?
As causas comuns, não patológicas e transitórias incluem frio, medo, susto, calafrio11 e falta de sono. Os tremores também podem ser associados a distúrbios nas partes do cérebro7 que controlam os músculos12 em áreas específicas do corpo, tais como as mãos1, por exemplo. Os tremores podem ser causados por hipertireoidismo13, esclerose múltipla14, acidente vascular cerebral15, traumatismo16 craniano, doença renal17 crônica e doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson18, por exemplo.
Outras causas incluem o uso de drogas (anfetaminas, cafeína, corticosteroides, antidepressivos...), abuso de álcool, síndrome19 de abstinência, envenenamento por mercúrio, fenilcetonúria20, problemas da tireoide21 e insuficiência hepática22.
O tremor, quando acompanhado de palpitações23, sudorese24 e ansiedade, pode ser também uma indicação de hipoglicemia25 ou falta de vitaminas.
Qual é o substrato fisiológico5 dos diversos tipos de tremores?
Os tremores ocorrem sempre que os músculos12 sofrem contrações e relaxamentos rápidos e repetitivos.
Quais são as características clínicas dos diversos tipos de tremores?
Habitualmente, os sinais26 e sintomas27 dos tremores começam gradualmente, com mais destaque em um dos lados do corpo, afetando uma ou ambas as mãos1 e, depois, o movimento "sim-sim" ou "não-não" da cabeça2. Pioram com o movimento e são agravados por estresse emocional, fadiga28, cafeína ou temperaturas extremas.
Como o médico diagnostica os diversos tipos de tremores?
O médico primeiramente levantará o histórico médico do paciente e as características dos sintomas27 e, em seguida, fará um exame físico. Assim, ficará sabendo se o tremor começou gradual ou repentinamente, quais partes do corpo foram afetadas, o que o provoca e o que faz com que se alivie ou piore. O que o médico descobre durante a consulta e o exame físico frequentemente sugere uma causa e os exames que devem ser feitos.
Se a pessoa apresenta outros sintomas27 neurológicos que sugerem uma doença cerebral e se o tremor começou abruptamente ou progrediu rapidamente, uma ressonância magnética29 ou tomografia computadorizada30 devem ser realizadas. Para pessoas com tremores posturais, o teste também pode incluir exames de sangue31 como medição de glicose32 e testes para avaliar o bom funcionamento da tireoide21, glândulas33 paratireoides, fígado34 e rins35. A eletromiografia36 raramente é realizada, mas pode ser necessária quando se suspeita que a causa seja um dano ao nervo.
Como o médico trata os diversos tipos de tremores?
A causa específica deve ser tratada, quando possível. Para o tremor moderado, não é preciso nenhum tratamento. Se os tremores ficarem incômodos, algumas medidas simples, adotadas pelo próprio paciente, podem ajudar: segurar bem os objetos e mantê-los próximos ao corpo, evitar posições desconfortáveis, evitar outras circunstâncias que desencadeiem o tremor e usar aparelhos de auxílio, conforme instruídos por um terapeuta ocupacional37. Para facilitar certas ações, sempre que possível a pessoa deve preferir por usar fechos de velcro, puxadores de zíper, canudos, calçadeiras, entre outros objetos que simplificam ações comuns.
O tremor pode afetar de modo significativo a qualidade de vida em idosos e por isso eles devem procurar aconselhamento médico. Assim, os médicos poderão recomendar estratégias ou possíveis medicamentos para reduzir o tremor.
Veja também sobre "Acidente vascular cerebral15", "Hipertireoidismo13", "Crise tireotóxica ou tempestade tireoidiana" e "Discinesia tardia38".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas dos sites da Mayo Clinic e da Cleveland Clinic.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.