AbcMed

Harmonização facial

Monday, July 17, 2023
Avalie este artigo
Harmonização facial

O que é harmonização facial?

A harmonização facial é um procedimento de intervenção estética não cirúrgico que reúne diversas técnicas, como a aplicação de toxina botulínica, carboxiterapia, intradermoterapia, peelings químicos, lifting facial e preenchimentos com uso de produtos químicos, como o ácido hialurônico e a toxina botulínica.

A harmonização facial é capaz, através desses procedimentos, de corrigir os principais ângulos do rosto e suavizar as linhas de expressão da pele, apenas com o uso de produtos, sem a necessidade de incisões.

Na maior parte das vezes, a harmonização facial é feita pelo cirurgião plástico, mas dermatologistas e dentistas especializados também podem fazê-la.

Por que fazer uma harmonização facial?

A harmonização facial é realizada com o objetivo de equilibrar e melhorar a estética do rosto e com isso resolver certos conflitos psicológicos com a própria aparência, melhorando a autoestima das pessoas. Sua demanda tem crescido muito nos últimos anos. A preocupação estética, que antes era quase que exclusiva das mulheres, hoje em dia é também um requisito dos homens.

A harmonização facial usa técnicas estéticas faciais para tornar mais harmônicos os traços da face, usualmente distorcidos pelo envelhecimento, pela falta de harmonia congênita, por marcas ou por lesões adquiridas.

O procedimento da harmonização facial pode ser feito por qualquer pessoa acima de dezoito anos que deseje e que tenha passado por uma avaliação médica prévia. Os resultados podem ser sutis ou mais pronunciados, dependendo das expectativas do paciente.

Leia sobre "Tipos de pele", "Cuidados com a pele", "Acne" e "Isotretinoína".

Como é feita a harmonização facial?

O procedimento é feito com anestesia local e/ou sedação, o que diminui muito o desconforto do processo. É comum haver algum desconforto ou inchaço após o procedimento, o que pode ser eliminado com analgésicos ou compressas de gelo.

A harmonização da face é um tratamento que deve ser personalizado a partir de uma conversa entre o paciente e o especialista. Ele tanto depende das expectativas do paciente quanto das viabilidades clínicas avaliadas pelo médico.

Basicamente, consiste em:

  • Preenchimentos com ácido hialurônico de sulcos e rugas e outros segmentos anatômicos da face que tenham sofrido retração com a passagem do tempo ou que sejam constitucionalmente menores do que o desejado.
  • Uso de botox para relaxar os músculos da face, minimizar as rugas e prevenir o aparecimento de outras novas.
  • Procedimentos para corrigir imperfeições do dorso ou septo nasal.
  • Procedimentos para diminuir as bolas de Bichat (bichectomia) que formam as chamadas maçãs do rosto.
  • Introdução na pele de fios de polidioxanona para levantamento e sustentação das estruturas faciais decaídas.

Esses procedimentos visam conferir melhor equilíbrio e harmonia aos traços faciais, corrigindo imperfeições e assimetrias, reduzindo rugas e linhas de expressão, melhorando a textura e firmeza da pele e conferindo uma aparência mais jovial. Eles, no entanto, têm uma duração limitada, porque os produtos utilizados são reabsorvíveis pelo organismo. Embora cada um dos componentes tenha uma duração específica, a duração média da harmonização facial é de 18 meses.

O paciente, porém, pode colaborar para que a duração do procedimento seja a maior possível tomando alguns cuidados: evitar atividades físicas de alta intensidade, não fumar, manter-se bem hidratado, não se expor ao sol forte sem proteção e não exagerar nas bebidas alcoólicas.

Quais são os recursos estéticos mais usados na harmonização facial?

  1. Toxina botulínica: a toxina botulínica é um dos tratamentos estéticos mais conhecidos e utilizados atualmente. Ela é produzida a partir da bactéria Clostridium botulinum. Seu efeito promove um relaxamento muscular temporário no local da aplicação. O músculo deixa de fazer movimentos, o que impede que uma ruga dinâmica se transforme numa ruga estática (aquelas que ficam evidentes mesmo sem nenhum movimento do rosto). A toxina botulínica também ajuda no controle do excesso de suor algumas vezes presente nas axilas, palmas das mãos e plantas dos pés.
  2. Ácido hialurônico: o ácido hialurônico faz com que a pele se mantenha firme e com elasticidade porque preenche os espaços intercelulares. Ele é normalmente produzido pelo corpo, mas sua produção vai diminuindo ao longo do tempo. A aplicação suplementar suaviza as linhas de expressão e as rugas, além de preservar a integridade das fibras de colágeno. O resultado dura em média um ano. Entre seus benefícios, contam restaurar o volume e aspecto da pele, preencher linhas e rugas estáticas e ter um efeito lifting, de levantar estruturas decaídas.
  3. Ácido poli-l-lático: o ácido poli-l-lático estimula a produção endógena de colágeno e faz a pele se auto preencher ao longo do tempo e restaurar o colágeno perdido. O tratamento com o ácido poli-l-lático proporciona resultados extremamente naturais e é indicado para repor volume, suavizar rugas ou sulcos, melhorar o aspecto da pele e a flacidez facial, amenizando a perda de gordura e de substância óssea. Ele rejuvenesce também áreas como o pescoço e o colo e melhora a flacidez corporal (braços, barriga, nádegas) por estimular globalmente o aumento do colágeno. Ele recupera o viço da pele e das regiões adiposas, garantindo a remodelação do rosto e do corpo.
  4. Laser CO2 fracionado: O laser CO2 fracionado possui ondas que atingem as camadas mais profundas da pele, aumentando a produção de colágeno. Ele é muito usado para tratar hipercromias, estrias, cicatrizes cirúrgicas, queloides e cicatrizes de acne e para o rejuvenescimento suave ou profundo. Ele aumenta a produção de colágeno e apresenta resultados desde o início, garantindo elasticidade e firmeza da pele.
  5. Ultrassom microfocado: As ondas do ultrassom microfocado conseguem atingir e aquecer as camadas mais profundas da pele, nas quais a contração do colágeno começa a ocorrer. Essa tecnologia utiliza o calor para promover a melhora da flacidez. O recurso foi desenvolvido com o intuito de proporcionar um tratamento de forma não-invasiva e não-cirúrgica e é indicado para pessoas que queiram diminuir a aparência de rugas e marcas de expressão. O músculo sofre uma contração imediata ao ser atingido e isso produz um efeito lifting.
  6. Ultrassom micro + macrofocado: O ultrassom micro + macrofocado escaneia o local e gera numerosos macro-coágulos no tecido gorduroso, condenando definitivamente este tecido e melhorando a flacidez da pele. Além disso, promove também a produção de colágeno em diferentes profundidades, conferindo o aumento da espessura da pele e da fáscia muscular. É usado em grandes áreas, como braço, abdômen, quadril, costas, coxas, joelhos, panturrilhas e na gordura submentoniana, conhecida como “papada”.
Veja também sobre "Rugas", "Queloides", "Estrias" e "Sardas ou Efélides" e "Melasma".

 

Referências:

As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia e da SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Nota ao leitor:

As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Comentários