Dermoabrasão - quais são os benefícios e as contraindicações?
O que é dermoabrasão?
A dermoabrasão é um procedimento cirúrgico cosmético minimamente invasivo, que possui diversos usos para o tratamento estético da pele1. O tratamento também é conhecido como “regeneração de pele”, pois são utilizadas técnicas de lixamento físico para esfoliar as camadas externas da pele1 que, em seguida, se regenera, conferindo a ela uma aparência mais suave e jovial.
Por que fazer dermoabrasão?
A dermoabrasão melhora manchas, cicatrizes2 e estrias causadas por cirurgias, acnes, doenças de pele1, rugas e marcas de expressão e, em alguns casos, para retirar tatuagens. As camadas mais superficiais da epiderme3 são removidas para alisar a pele1. A pele1 tratada com dermoabrasão ficará sensível e rosa brilhante, e o tom rosado levará cerca de três meses para desaparecer. Após a dermoabrasão, a pele1 que cresce de volta fica mais suave e mais juvenil.
A dermoabrasão tem também suas contraindicações e não deve ser feita:
- Em pessoas que estão tomando medicamento oral para a acne4 à base de isotretinoína.
- Em pessoas com história pessoal ou familiar de queloides (supercrescimento de tecido5 cicatricial).
- Em pessoas com acne4 ou outra condição da pele1 contendo pus6.
- Em pessoas com infecções7 recorrentes por herpes simplex.
- Em cicatrizes2 de queimadura.
- Em pele1 danificada por tratamentos de radiação.
Saiba mais sobre "Melasma8", "Cicatrizes2 e cicatrização" e "Estrias".
Como se realiza a dermoabrasão?
Antes de fazer dermoabrasão, a pessoa e seu médico devem revisar seu histórico médico, fazer um exame físico e discutirem sobre as expectativas e os resultados possíveis. A pessoa também poderá precisar de:
- Parar de usar certos medicamentos, como os "raleadores" do sangue9 ou outros medicamentos que causem hiperpigmentação da pele1 (escurecimento da pele1).
- Parar de fumar por uma ou duas semanas antes do procedimento e depois da dermoabrasão.
- Em alguns casos, tomar preventivamente um medicamento antiviral e um antibiótico oral.
- Evitar exposição ao sol antes e após o procedimento.
- Somente tomar injeções de Botox (toxina10 botulínica) ou usar creme com retinoide conforme orientação médica.
A dermoabrasão pode ser o tratamento único ou ser feita em combinação com outros procedimentos cosméticos. O procedimento consiste no lixamento da pele1 para correção de alterações na sua superfície. Pode ser feito manualmente ou com o uso de aparelhos dermoabrasores (pequenas lixadeiras de alta rotação, semelhantes a um esmeril). O procedimento requer anestesia11 prévia e sedação12, se necessárias, e deve sempre ser feito por um cirurgião plástico ou dermatológico.
A dermoabrasão tanto pode ser realizada no consultório como em ambiente hospitalar, de acordo com as opções do médico e as necessidades de cada paciente.
Leia sobre "Tipos de pele1", "Botox", "Cuidados com a pele1" e "Peeling".
Quais são os resultados esperados da dermoabrasão?
Logo depois da dermoabrasão, sua nova pele1 ficará sensível e avermelhada. O inchaço13 começará a diminuir dentro de alguns dias a uma semana, mas pode durar meses. O tom rosado da pele1 provavelmente levará cerca de três meses para desaparecer. Quando a área tratada começar a cicatrizar, a pessoa notará que sua pele1 está se tornando mais e mais suave.
A pele1 deve ser protegida do sol por pelo menos seis a doze meses para evitar mudanças permanentes na sua cor. Se a coloração da pele1 se tornar escurecida após a cicatrização, o médico pode prescrever um agente clareador para ajudar a uniformizar o tom da pele1. A pessoa deve ter em mente que os resultados da dermoabrasão podem não ser permanentes. À medida que envelhece, ela pode continuar adquirindo linhas de expressão ou rugas ao apertar os olhos14 e sorrir. Novos danos causados pelo sol também podem reverter os resultados.
Quais são os possíveis riscos da dermoabrasão?
A dermoabrasão pode causar alguns efeitos colaterais15. Conforme dito anteriormente, vermelhidão e inchaço13 da pele1 ocorrem regularmente. O inchaço13 diminui dentro de alguns dias ou semanas, mas pode durar meses. O tom róseo pode levar cerca de três meses para desaparecer.
Pequenos pontos brancos (mília ou milium) geralmente desaparecem sozinhos ou com o uso de uma esponja abrasiva. Os poros dilatados retornam ao normal após a diminuição do inchaço13.
Raramente a dermoabrasão feita com a técnica correta leva a infecções7 ou cicatrizes2 na pele1. A dermoabrasão frequentemente faz com que a pele1 tratada se torne temporariamente mais escura ou mais clara que o normal, ou manchada, o que em geral são efeitos reversíveis, mas que podem se tornar permanentes.
A pessoa que costuma desenvolver erupções cutâneas16 alérgicas ou outras reações cutâneas16 pode ter essas reações aumentadas.
Veja também sobre "Rugas", "Queloides", "Herpes simples", "Dermatite17 atópica", "Acne4" e "Isotretinoína".
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.