Atalho: 69CCMTS
Gostou do artigo? Compartilhe!

Estrias: como aparecem e o que fazer para evitá-las?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que são estrias?

As estrias são lesões1 lineares da pele2, geralmente paralelas umas às outras, que se formam devido ao rompimento das fibras da camada intermediária da pele2. Esta camada é formada por colágeno3 e elastina, os quais dão elasticidade4 e tonicidade à pele2.

O rompimento das fibras ocorre em períodos de aumento brusco do volume do corpo ou de parte dele como durante a adolescência, a gestação e o ganho de peso corporal (sobrepeso5 ou obesidade6).

As estrias podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas são mais comuns nas mamas7, quadris, coxas8 e nádegas9 e afetam homens, mulheres e até mesmo crianças.

Aquelas de surgimento mais recente são de cor avermelhada e as mais antigas são branco-acinzentadas.

Qual a causa das estrias?

Parece existir um fator genético, mas a maioria das estrias em mulheres aparece durante a gravidez10. Alguns estudos indicam que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno3 e favorece o aparecimento de estrias. Outros fatores podem colaborar para o seu aparecimento, tais como: efeito sanfona (engorda-emagrece-engorda-emagrece), crescimento rápido, tempestade hormonal, exercícios exagerados, uso excessivo de corticoides e ressecamento da pele2.

Como solucionar as estrias?

As estrias são irreversíveis e, portanto, o melhor que se pode fazer é tentar preveni-las, principalmente quando há casos na família.

Para tentar evitar o aparecimento de estrias deve-se:

  • Fazer uma hidratação intensa da pele2.
  • Beber muita água (cerca de 2 litros por dia).
  • Evitar engordar rapidamente.

As várias técnicas de tratamentos médicos (raios laser, ácido retinoico, peeling, abrasão, lifting) visam melhorar o aspecto estético e estimular a formação de tecido11 colágeno3 nas lesões1. (Deve-se lembrar que esses são procedimentos médicos e só devem ser realizados por um médico). O uso de vitaminas A, C e E também ajuda na formação do colágeno3.

ABCMED, 2011. Estrias: como aparecem e o que fazer para evitá-las?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/pele-saudavel/253040/estrias-como-aparecem-e-o-que-fazer-para-evita-las.htm>. Acesso em: 30 out. 2020.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Colágeno: Principal proteína fibrilar, de função estrutural, presente no tecido conjuntivo de animais.
4 Elasticidade: 1. Propriedade de um corpo sofrer deformação, quando submetido à tração, e retornar parcial ou totalmente à forma original. 2. Flexibilidade, agilidade física. 3. Ausência de senso moral.
5 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
6 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
7 Mamas: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
8 Coxas: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
9 Nádegas:
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma dúvida sobre Dermatologia?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.