Implante e explante mamários
O que são implante1 e explante mamários?
Implante1 mamário é uma cirurgia realizada para colocar uma prótese2 mamária, usada para alterar o tamanho, forma e contorno das mamas3 humanas. O explante mamário é uma cirurgia feita para remoção da prótese2 anteriormente colocada.
A prótese2 mamária moderna, o conhecido silicone, foi inventada em 1961 pelos cirurgiões plásticos americanos Thomas Cronin e Frank Gerow, e a primeira mamoplastia4 foi realizada em 1962.
Quais são as razões do implante1 e do explante mamário?
Implante1
A aplicação de implantes mamários é um procedimento frequentemente procurado pelas mulheres por razões estéticas, seja porque a mama5 não tenha se desenvolvido de modo suficiente, seja porque teve alterações após gravidez6 e amamentação7, ou por causa do envelhecimento da glândula8 mamária. Eles também são usados cosmeticamente para melhorar ou aumentar a aparência da mama5 através da cirurgia de mamoplastia4 de aumento.
Na cirurgia plástica reconstrutiva após acidentes, pós-mastectomia9 terapêutica10 ou preventiva, ou para corrigir defeitos congênitos11 e deformidades da parede torácica12, os implantes de mama5 podem ser realizados para restaurar a aparência natural das mamas3.
Explante
Um dos principais motivos para que uma pessoa faça um explante mamário nos dias de hoje está relacionado com a saúde13 e a rejeição da prótese2 de silicone. Por exemplo, o explante pode ocorrer pela formação de células14 anaplásicas (mudanças na forma normal das células14) na cápsula do implante1, por retração da cápsula que deforme a mama5, por ruptura da prótese2 ou por alguma doença sistêmica atribuível ao silicone, embora não se tenha demonstrado decididamente nenhum efeito negativo dele.
Por razões estéticas, o explante pode ser feito quando se deseja diminuir o tamanho das mamas3, sobretudo devido à desproporção ocasionada pelo envelhecimento.
Leia sobre "Rippling da mama5", "Prótese2 de silicone", "Mamotomia", "Cicatrizes15" e "Queloides".
Como é realizado o implante1 e o explante mamário?
Implante1
Há vários tipos de implante1 e antes da cirurgia a paciente deverá escolher um deles, em combinação com o cirurgião. Quanto à forma, existem atualmente três tipos de implantes mamários que podem ser usados de acordo com as escolhas estabelecidas:
- Redondo, que é o tipo mais buscado pelas pacientes e que proporciona uma aparência mais volumosa ao colo16 da mama5 (região mais próxima ao pescoço17).
- Cônico, que proporciona maior projeção na região dos mamilos18.
- Formato de gota19 ou anatômico, que foi propositalmente criado com o intuito de promover um efeito mais natural às mamas3 da mulher. É muito utilizado nos casos de reconstrução mamária após a mastectomia9.
A cirurgia para colocação de um implante1 mamário é feita por meio de um pequeno corte nos dois seios20 em torno da aréola, na parte inferior da mama5 ou mesmo na axila, por onde é introduzido o implante1. As incisões21 podem variar com o tipo de implante1, o volume desejado e as particularidades anatômicas, mas a paciente poderá discutir com o cirurgião as opções mais adequadas para o resultado desejado.
Após ser feita a incisão22, deve ser determinado o local onde a prótese2 mamária será inserida: se sob o músculo peitoral ou diretamente atrás do tecido23 mamário, sobre o músculo peitoral. Embora sobre isso a paciente possa opinar, as recomendações do cirurgião são de grande relevância, porque o problema também envolve questões técnicas.
As incisões21 podem ser fechadas com suturas24, colas ou adesivos, visando sempre que as cicatrizes15 sejam o mais discretas possível.
Explante
A cirurgia de explante mamário é a retirada definitiva da prótese2 anteriormente implantada na mama5. Ela pode se dar seja por insatisfação estética ou desconforto funcional. Durante a cirurgia, a cicatriz25 da operação anterior de implante1 pode ser aproveitada para a retirada da prótese2 mamária, sem a criação de uma nova cicatriz25.
Normalmente, a cirurgia de explante mamário é associada à cirurgia de mastopexia, que é o procedimento de reverter a queda natural das mamas3, decorrente da retirada do implante1 e da perda de volume ao longo do tempo, tornando-as mais firmes e simétricas.
A cirurgia de explante é feita sob anestesia26 geral e dura cerca de 3 horas. Normalmente, a paciente pode deixar o hospital no mesmo dia da cirurgia.
E depois da cirurgia de implante1 ou de explante mamário?
Implante1
O tempo de recuperação da cirurgia de implante1 de silicone para as atividades cotidianas normais (principalmente com os braços) é de cerca de 10 dias. A cicatriz25 cirúrgica do implante1 mamário se estabiliza em aproximadamente 6 semanas e esmaece muito ao fim de alguns meses.
Quando o implante1 é realizado abaixo do músculo, a recuperação é um pouco mais lenta e ligeiramente mais dolorida, devido às incisões21 que têm que ser feitas nos músculos do tórax27. A mulher não deve envolver-se em atividades extenuantes por aproximadamente 6 semanas. Ela deve também evitar esforços nos 7 primeiros dias, mas fazer exercícios moderados com seus braços para aliviar a dor e o desconforto porventura existentes.
Durante 30 dias não deve fazer movimentos bruscos com os braços, pegar peso, deitar-se de lado ou de bruços e não levantar demasiadamente os braços. As atividades físicas devem ser suspensas por no mínimo 15 dias. Analgésicos28 podem ser utilizados para aliviar a dor, se forem necessários.
Explante
A cirurgia de explante de silicone leva à flacidez dos seios20, principalmente em próteses muito volumosas. Isso acontece porque o tecido23 cutâneo29 estava esticado e firme com a prótese2. Com a retirada é comum ficar uma sobra de pele30 e as mamas3 ficarem mais caídas e flácidas. Um procedimento de mastopexia (para levantar as mamas3 flácidas) pode ser feito ao mesmo tempo que a cirurgia de explante.
No caso de explantes mamários, as atividades físicas leves, como caminhadas, só devem ser reiniciadas após 2 semanas, evoluindo gradativamente. Entretanto, a prática de atividades mais pesadas, que exijam movimentos dos peitorais e braços, bem como esportes de contato, só devem ser reiniciados após 2 a 3 meses de cirurgia.
É aconselhado o uso de sutiã cirúrgico pelo período de dois meses. Os pontos costumam ser retirados entre 10 a 14 dias e os curativos devem ser impermeáveis para poderem ser molhados no banho. A exposição direta ao sol deve ser evitada pelo período de um mês.
Veja mais sobre "Mamoplastia4", "Abdominoplastia31 ou plástica na barriga" e "Mastopexia".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da American Society of Plastic Surgeons.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.