AbcMed
-
Exames e Procedimentos
A cirurgia transesfenoidal é um tipo de cirurgia na qual um endoscópio e/ou outros instrumentos cirúrgicos são inseridos na base do cérebro1 através do nariz2 e do osso esfenoide3 na cavidade do seio esfenoidal4. Ela tem sido utilizada principalmente para permitir acesso à sela túrcica5 e sua proximidade é usada para remover tumores da hipófise6.
[Mais...]
A videoendoscopia por cápsula (endoscopia1 sem fio) é um procedimento não invasivo em que uma cápsula computadorizada deve ser engolida por uma pessoa para ser utilizada na visualização do interior do intestino, desde o esôfago2 até o ânus3, com especial indicação para o intestino delgado4, região que é inacessível ou mais dificilmente acessível pela endoscopia1 alta e pela colonoscopia5.
[Mais...]
A enteroscopia assistida por balão, ou enteroscopia "profunda (deep enteroscopy), é uma técnica endoscópica que permite acesso ao intestino delgado1, porção do tubo digestivo inacessível à endoscopia2 digestiva alta e à colonoscopia3.
[Mais...]
A oximetria é o procedimento que mede a quantidade de oxigênio que está sendo transportado pelo sangue1 (saturação). Essa medida é feita por meio de um aparelho simples, denominado oxímetro. Embora o resultado fornecido nem sempre seja exatamente idêntico à leitura da saturação de oxigênio arterial (gasometria de sangue1 arterial), os dois estão bem correlacionados e a leitura por meio de oxímetros é bastante confiável.
[Mais...]
O transplante de fezes é um procedimento que visa repor a flora intestinal normal a partir das fezes de um doador sadio. Algumas vezes também chamado de terapia bacteriana, o transplante de fezes é um tipo de tratamento médico experimental, embora já realizado algumas vezes nas últimas décadas a fim de tratar infecções1 intestinais causadas por bactérias resistentes.
[Mais...]
A circulação1 venosa é vital para o organismo e é fonte de problemas de saúde2 incapacitantes ou mesmo fatais. Ela começa onde termina a circulação1 arterial. Microcapilares arteriais deixam o sangue3 carregado de oxigênio nos tecidos periféricos, onde ele é consumido, e microcapilares venosos recolhem o sangue3 carregado de gás carbônico.
[Mais...]
O plasma1 convalescente de pessoas que tiveram COVID-19 e se recuperaram da infecção2 tem sido utilizado como um potencial tratamento de pessoas atualmente hospitalizadas com COVID-19. Pessoas que se recuperaram totalmente da COVID-19 podem ajudar os pacientes que lutam contra a infecção2 doando seu plasma1.
[Mais...]
Chama-se hepatograma1 ao conjunto de elementos químicos dosados no sangue2 que fornecem informações sobre o estado de funcionamento do fígado3 e das vias biliares4. Por essa razão, o hepatograma1 pode ser chamado também de provas de função hepática5.
[Mais...]
A filtração do sangue1 através da barreira glomerular, conhecida como "Filtração Glomerular", é o primeiro passo no processo de formação de urina2. Uma boa filtração glomerular é de fundamental importância para a produção de urina2 e para as funções homeostáticas dos rins3.
[Mais...]
Durante a sístole1, o sangue2 sai do ventrículo esquerdo, entra na aorta3 e flui através dos vasos menores do sistema circulatório4, até chegar às células5. Durante sua contração, o ventrículo esquerdo faz ejeção de sangue2 na aorta3 e dilata a parede dessa artéria6, gerando uma onda de pressão que se move com uma certa velocidade ao longo da árvore arterial. A velocidade desse movimento fornece uma medida da complacência arterial.
[Mais...]
|