AbcMed
-
Exames e Procedimentos
A cerclagem do colo do útero1, também conhecida como cerclagem uterina ou cerclagem cervical, é uma cirurgia que ajuda a prevenir o parto prematuro ou a perda da gravidez2. Esse procedimento é indicado para mulheres com incompetência cervical, uma condição que faz o colo do útero1 abrir antes da hora, sem sintomas3 de trabalho de parto.
[Mais...]
O congelamento de embriões (também conhecido como criopreservação) é uma técnica de preservação da fertilidade na qual embriões viáveis, compatíveis com gravidez1, isto é, no estágio de blastocistos, são congelados e armazenados a temperaturas extremamente baixas, para o uso futuro.
[Mais...]
A derivação ventriculoperitoneal (DVP) é um procedimento neurocirúrgico utilizado para tratar o acúmulo anormal de líquido cefalorraquidiano1 no cérebro2, o que causa um aumento da pressão liquórica. Ela é um dispositivo de drenagem3 valvular unidirecional, normalmente implantado em pacientes com hidrocefalia4. O objetivo principal da DVP é desviar o excesso de líquido cefalorraquidiano1 do cérebro2 para outras cavidades do corpo, geralmente o abdômen, onde é reabsorvido pelo organismo.
[Mais...]
O termo "bloqueio neuromuscular" refere-se à interrupção ou diminuição da transmissão dos sinais1 nervosos entre os nervos motores e os músculos2 esqueléticos correspondentes. Isso pode ser alcançado através do uso de substâncias chamadas bloqueadores neuromusculares, que são drogas que causam paralisia3 nos músculos2 esqueléticos através do bloqueio da transmissão química de impulsos na junção neuromuscular4.
[Mais...]
A dermatoscopia, também conhecida como microscopia de epiluminescência, é uma técnica não invasiva utilizada por dermatologistas para examinar lesões1 da pele2, cabelo3 e unhas4 com ampliação de imagem. A dermatoscopia ajuda os profissionais de saúde5 a avaliar lesões1 cutâneas6, como manchas (nevos7) e lesões1 pigmentadas, para detectar sinais8 de malignidade ou determinar se uma biópsia9 é ou não necessária.
[Mais...]
Da mesma forma que a edição de um texto é capaz de produzir mudanças nele, a edição" genética é capaz de fazer modificações no material genético de um organismo, anteriormente programado apenas pela natureza. Ela envolve técnicas que permitem a alteração controlada do DNA de um organismo para alcançar características genéticas específicas ou corrigir eventuais mutações genéticas. Essas técnicas vêm sendo desenvolvidas desde a década de 1990, a partir da codificação do genoma humano, e configuram uma verdadeira revolução no campo da biotecnologia.
[Mais...]
A osteopatia é uma forma de medicina alternativa que utiliza técnicas manuais para movimentar, posicionar e alongar partes do corpo, visando a prevenção e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos. O conceito básico da osteopatia é baseado na ideia de que o corpo tem a capacidade inata de se curar e que qualquer distúrbio na estrutura e função do corpo pode afetar a saúde1 geral.
[Mais...]
O teste de Coombs, também conhecido como teste de antiglobulina, é um tipo de exame laboratorial de sangue1 usado para detectar e identificar a presença de anticorpos2 que possam estar ligados às células3 vermelhas do sangue1 e possam atacá-las. Isso provocaria a destruição delas e levaria ao surgimento de vários tipos de anemias, conhecidas como anemias hemolíticas.
[Mais...]
A bioimpedância é uma técnica baseada na análise da condutividade/resistência elétrica dos tecidos biológicos. É utilizada para medir a composição corporal de uma pessoa, fornecendo informações sobre a quantidade de gordura1, músculo e água presentes no corpo. O princípio básico da bioimpedância é que diferentes tecidos têm diferentes graus de condutividade elétrica.
[Mais...]
A ultrassonografia1 abdominal é um exame de imagem não invasivo, extremamente seguro, que utiliza ondas sonoras de alta frequência (ultrassom) para produzir imagens da anatomia e de alterações dos órgãos abdominais, incluindo, entre outros, vasos sanguíneos2, fígado3, vesícula biliar4, pâncreas5, rins6, baço7, órgãos do sistema gastrointestinal, próstata8 (em casos masculinos) e ovários9 (em casos femininos).
[Mais...]
|