AbcMed
-
Exames e Procedimentos
Um primeiro grau de remoção de sujeira é a limpeza ou higienização. Ela deve remover os resíduos que conseguimos enxergar, diminuindo a carga microbiana do local. A desinfecção1 é o processo que fica entre a higienização e a esterilização e é um método capaz de eliminar uma grande parcela dos microrganismos causadores de doenças presentes nos objetos e superfícies, com exceção dos esporos2 bacterianos. Já a esterilização é o método capaz de destruir todas as formas de vida microbianas, tais como bactérias, fungos, vírus3 e esporos2.
[Mais...]
A neuromodulação, também chamada neuro estimulação, é um tratamento médico que, por meio da aplicação de estímulos eletromagnéticos ou farmacêuticos diretamente na área nervosa alvo, altera e corrige desequilíbrios no nível de atividade cerebral e nervosa, característicos das disfunções neurológicas. Com o equilíbrio restabelecido, promove a melhora de sintomas1 e/ou retarda a evolução de disfunções neurológicas, psiquiátricas e outras, e suas respectivas repercussões orgânicas.
[Mais...]
A testosterona é o principal hormônio1 sexual masculino e um potente esteroide anabolizante. Ela desempenha um papel fundamental no organismo de seres humanos e animais, tanto nos indivíduos do sexo masculino quanto do feminino, embora seja de maior importância para os homens. Nas mulheres, a testosterona existe em bem menor quantidade que nos homens.
[Mais...]
A sonda nasogástrica1 é um tubo fino e flexível, geralmente de borracha ou plástico, que é colocado a partir do nariz2 para passar pela orofaringe3 posterior e pelo esôfago4, até alcançar o estômago5. Este procedimento deve ser feito em hospital.
[Mais...]
A hemocultura é um exame laboratorial em que uma amostra de sangue1 do paciente é coletada e inoculada em frascos contendo um meio de cultura que permite e torna mais fácil o crescimento e a identificação de germes invasores estrangeiros, como bactérias (principalmente), fungos, leveduras e outros microrganismos no sangue1.
[Mais...]
O ecocardiograma1 fetal (também chamado de eco fetal) é um ultrassom realizado através da parede abdominal2 da grávida e dirigido ao coração3 do feto4 em gestação, para mostrar a estrutura daquele órgão e o quão bem ele está funcionando. O exame, não invasivo e indolor, é semelhante a uma ultrassonografia5 de rotina.
[Mais...]
O transplante de pulmão1 é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção de um pulmão1 doente que já não funciona mais no nível mínimo necessário e a substituição dele por um pulmão1 sadio, ou parte dele, geralmente obtido de um doador recém-falecido. Dependendo das características clínicas do caso, o transplante pode ser de um ou dos dois pulmões2 e em alguns casos eles podem ser transplantados juntamente ao coração3, constituindo o chamado transplante cardiopulmonar.
[Mais...]
A cintilografia1 miocárdica é um exame de imagem que tem por finalidade avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias2 que nutrem o músculo cardíaco3, detectando possíveis falhas na irrigação de alguma região do coração4 bem como alterações já estabelecidas do músculo cardíaco3. Apesar de haver outras inúmeras técnicas de obter imagens do coração4, a cintilografia1 cardíaca continua sendo a principal e a mais usada delas, por ser um teste não invasivo e muito sensível para identificar e localizar fluxo sanguíneo reduzido para o músculo cardíaco3.
[Mais...]
A ninfoplastia ou labioplastia é um procedimento cirúrgico para corrigir a hipertrofia1 dos pequenos lábios da vulva2, ou seja, um tamanho excessivo dos pequenos lábios, particularmente em relação aos grandes lábios, os quais eles poderão ultrapassar em tamanho. Esse tamanho excessivo não é uma doença, mas apenas uma variação tipológica, apesar de que pode causar grandes incômodos.
[Mais...]
Angioplastia1 é um procedimento médico usado para dilatar artérias2 obstruídas. Quando se fala em angioplastia1, pensa-se logo em angioplastia1 das artérias2 do coração3; embora a angioplastia1 coronária seja, de fato, o procedimento mais frequente, usado para dilatar artérias2 cardíacas obstruídas, não é a única forma de angioplastia1.
[Mais...]
|