AbcMed
-
Exames e Procedimentos
Chama-se anticoncepção a métodos usados para evitar a gravidez1 em um casal que mantenha relações sexuais. Esses métodos tanto podem envolver a mulher como o homem e serem transitórios e reversíveis ou definitivos e irreversíveis. Há diversos métodos anticonceptivos, a escolha depende das condições clínicas de cada pessoa e das preferências do casal.
[Mais...]
Os curativos são tratamentos destinados a promover ou facilitar a cicatrização de feridas ou cortes na pele1, que consistem em uma compressa médica esterilizada, embebida ou não de medicamentos cicatrizantes e mantida no local por esparadrapo. Algumas feridas não devem receber cobertura para ficarem mais diretamente expostas ao ar ambiente, por isso os curativos devem ter indicação médica para serem feitos.
[Mais...]
Os anticoagulantes1 são substâncias químicas que previnem ou reduzem a coagulação2 do sangue3 ou prolongam o tempo de coagulação2. Como medicamentos, os anticoagulantes1 são usados na terapia de distúrbios trombóticos4.
[Mais...]
A Escala de Coma1 de Glasgow é um método que visa fornecer, de uma maneira confiável e objetiva, dados para analisar o nível de consciência de um paciente. É um recurso muito útil para auxiliar no estabelecimento de um prognóstico2 da vítima e na prevenção de eventuais sequelas3. O objetivo da Escala é apontar a profundidade do dano neurológico e a duração da inconsciência4 e do coma1.
[Mais...]
Sonda urinária ou cateter urinário é um tubo de látex, poliuretano ou silicone que pode ser inserido na bexiga1 do paciente através da uretra2 ou por um pertuito3 artificial no abdômen, para que a urina4 drene livremente ou para injetar líquidos usados para tratamento ou para diagnóstico5 das condições da bexiga1.
[Mais...]
O esvaziamento ganglionar é a retirada cirúrgica dos linfonodos1, vasos linfáticos e gordura2 periganglionar de uma região para onde drena um órgão acometido pelo câncer3.
[Mais...]
As imunoterapias consistem em intensificar ou suprimir as respostas imunes do organismo, para ajudar no tratamento de algumas doenças. Elas são chamadas de imunoterapias de ativação e imunoterapias de supressão, respectivamente. Nos últimos anos, a imunoterapia tornou-se de grande interesse, particularmente por sua promessa de tratar várias formas de câncer1.
[Mais...]
Cariótipo é o conjunto de cromossomos1 presente em uma célula2. A cariotipagem fetal é o exame que permite o estudo dos cromossomos1 humanos mesmo antes do nascimento. Adicionalmente, permite também conhecer o sexo do bebê a partir da 8ª ou 9ª semana de gestação, bem mais cedo, então, que a ultrassonografia3.
[Mais...]
Cistectomia é a remoção total ou parcial da bexiga urinária1, necessária para tratar o câncer2 invasivo de bexiga3 e outras raras condições mórbidas. Nos homens, a cistectomia radical para tratar o câncer2 requer a retida conjunta da próstata4 e vesículas seminais5 e nas mulheres do útero6, trompas, partes da vagina7 e, eventualmente, dos ovários8.
[Mais...]
A escleroterapia1 é um procedimento médico realizado para o tratamento de vasos sanguíneos2 dilatados (em geral veias3 varicosas dos mais diversos tamanhos) ou malformações4 vasculares5 (telangiectasias6). A escleroterapia1 pode ser feita quimicamente, por meio de injeções de substâncias químicas ou de espuma (forma mais comum), ou por métodos físicos, com o uso do laser e radiofrequência, por exemplo.
[Mais...]
|